O dinheiro que circula na economia, também conhecido como papel-moeda, é fabricado na Casa da Moeda do Brasil (CMB). A Casa da Moeda tem diversas atribuições que vão além de fabricar papel-moeda, por isso é válido conhecer suas atribuições e a dinâmica da macroeconomia.
O atual complexo industrial está localizado em Santa Cruz, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, sendo um dos mais bem equipados do mundo e o maior da América Latina. Na Casa da Moeda são desenvolvidos diversos tipos de produtos, como medalhas, moedas comemorativas, selos fiscais, postais e federais.
É o Banco Central quem tem essa competência no Brasil. É a disponibilidade de moeda em sentido amplo, ou seja dinheiro vivo, moeda depositada nos bancos, entre outras. O BC regula a liquidez por meio de instrumentos como a taxa básica de juros (Selic) e os compulsórios.
Fica na Praça da República, no Rio de Janeiro. O prédio é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Na mesma praça da República, fica o Museu da Casa da Moeda, um outro prédio tombado pelo IPhan onde os visitantes conhecem a história da evolução do dinheiro no Brasil.
A Casa da Moeda, instituição brasileira responsável pela impressão do dinheiro, foi criada em 1694 por Dom Pedro II, rei de Portugal, para atender a demanda de fabricação de moedas no Brasil Colônia. Além do dinheiro, a estatal produz hoje outros produtos de segurança, como passaportes com chips e selos fiscais.
Saiba COMO É FABRICADO O SEU DINHEIRO - Casa da Moeda #Boravê 🔵Manual do Mundo
Qual a origem do dinheiro brasileiro?
A moeda foi introduzida no Brasil pelos portugueses durante o período da colonização. Atualmente circulam no Brasil cédulas de 2, 5, 10, 20, 50, 100 e 200 reais. Entre as moedas, circulam as de 5, 10, 25 e 50 centavos e a de 1 real.
As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C.. As características que se desejava ressaltar eram transportadas para as peças através da pancada de um objeto pesado (martelo), em primitivos cunhos.
Um novo complexo industrial, que hoje representa um dos maiores do gênero no mundo, foi especificamente projetado, construído e inaugurado em 1984, no Distrito Industrial de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Uma dúvida frequente, quando se fala de emissão de moeda, é por que o governo não aumenta a produção de dinheiro. A resposta é simples: é possível produzir mais dinheiro, porém não é aconselhado. Com mais dinheiro em circulação, a população passaria a consumir mais do que o mercado consegue produzir.
Isso acontece porque o Banco Central mantém um controle de qualidade sobre as cédulas em circulação. Assim, evitam-se golpes com notas falsas, por exemplo.
Do que é feito o papel moeda brasileiro? O papel usado para fabricar notas de dinheiro é constituído por três camadas sobrepostas. A lâmina do meio é feita de 100% algodão, como algumas roupas que usamos em nosso dia a dia. Já as camadas externas são feitas, normalmente, de pasta de madeira.
Para poder fazer isso, o governo precisa arrecadar dinheiro e faz isso de diversas maneiras. Essa arrecadação vem de impostos, de aluguéis e venda de bens, prestação de alguns serviços, venda de títulos do Tesouro Nacional, recebimento de indenizações.
Em relação a riqueza, que soma bens e direitos declarados no IR, a concentração é ainda maior. Os 10% mais ricos concentram 58% da riqueza nacional. A pesquisa mostra ainda que a maior isenção de imposto de renda é sobre lucros e dividendos, que é a remuneração dos acionistas de empresas, que chega a 35% do total.
O Banco Central define anualmente, junto com essa instituição, a quantidade de cédulas e moedas que devem ser produzidas. Ou seja, a CM fabrica o dinheiro e o Bacen emite, distribui e controla os meios circulantes.
Porque um país não pode fabricar dinheiro à vontade?
Quando um país emite muito dinheiro, ele está a fazer "expansão da base monetaria". A quantidade de bens e serviços não acompanha essa expansão, o que significa que tendo mais grana em circulação, você precisará mais dinheiro para comprar as MESMAS coisas.
O Banco Mundial é formado por cinco grandes órgãos que atuam para o alcance dos seus objetos econômicos. Ele funciona por meio de parcelas de participação de capital entre os países-membros. Não pare agora...
Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil: I - Emitir moeda-papel e moeda metálica, nas condições e limites autorizados pelo Conselho Monetário Nacional (VETADO).
Anverso: Efígie de Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), que, condenado à forca em decorrência de sua participação no movimento pela independência, denominado Inconfidência Mineira, é hoje reverenciado como herói e patrono cívico da nação brasileira.
No Brasil, o dinheiro é produzido na Casa da Moeda, empresa pública localizada no Rio de Janeiro. Na primeira camada da impressão, uma tinta invisível é aplicada — que só pode ser percebida ao colocar uma luz azul contra a nota.
A nova moeda nascia sem a doença da hiperinflação. Finalmente tínhamos uma moeda forte: um real valia o mesmo que um dólar. Aos poucos, sem congelamento de preços, chegaríamos a uma inflação de país desenvolvido: apenas 1,5 por cento em 1998.
Ninguém. O dinheiro foi uma ideia que brotou naturalmente com a ascensão do comércio, há mais ou menos 12 mil anos, e evoluiu ao longo do tempo. O mais comum é dizer que, antes do dinheiro, era tudo na base do escambo.