Os materiais perfurocortantes devem ser descartados em recipiente próprio. É vedado o descarte de qualquer material perfuro cortante em recipientes plásticos como potes ou garrafas, garrafas de vidros de qualquer modelo, cofrinhos e recipientes de papelão que não o específico para esta função.
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...
Embora utilizado em casa, são materiais que têm risco biológico e são passíveis de contaminação. O correto é levar até uma UBS”, explica a diretora técnica do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Andrea Almeida.
Adicionalmente, existem recipientes próprios para o descarte de seringas e agulhas — perfuro cortantes em geral — chamados DESCARPACK. Como já discutimos anteriormente, semelhante aos demais medicamentos e embalagens, esse tipo de material deve ser devolvido às Unidades Básicas de Saúde ou farmácias que os aceitem.
Além de possível contaminação biológica ou química, este resíduos podem causar acidentes, portanto, não devem ser descartados no lixo domiciliar. Os usuários destes materiais podem colocá-los em garrafas PET identificadas e entregar nos postos de saúde.
Esses resíduos devem ser descartados em recipientes de paredes rígidas, com tampa e resistentes ao processo de esterilização e identificados com o símbolo internacional de risco biológico.
deverão ser coletados no local de geração em caixa para perfurocortante (DESCARTEX, DESCARPACK, etc.) com a inscrição “PERFUROCOR- TANTES COM RESÍDUO QUÍMICO PERIGOSO” bem visível ou em caixa específica para produtos químicos.
O material deve ser descartado em coletor adequado, no local em que é gerado, logo após o uso. Nunca descartar objetos perfurocortantes no lixo comum ou no lixo reciclável.
Qual o nome da caixa onde descartar os materiais perfurocortantes?
A caixa Ecobox é indicada para o descarte de materiais que cortam ou perfuram, gerados em hospitais, laboratórios, consultórios médicos, odontológicos, estéticos, veterinários ou qualquer local que faça uso dos mesmo, com carga potencialmente infectante.
Então, a melhor forma para embalar os cacos é colocá-los em uma garrafa plástica (pet) ou em uma caixa de papelão ou embalagem longa vida, selar com fita adesiva e sinalizar com a frase: “Cuidado, vidro”.
A caixa coletora de perfuro cortantes ou caixa descarpack é um dispositivo que permite a recolha segura de agulhas e seringas utilizadas em procedimentos médicos. Ela evita que as agulhas e as seringas sejam descartadas nos lixos comuns, onde podem representar um risco para a saúde pública.
Agulhas, seringas, gases, algodão, luvas, materiais cortantes, cateteres e muitos outros materiais utilizados em unidades de saúde devem ser descartados em caixinhas amarelas que vemos em farmácias, hospitais, ambulatórios, pronto-socorro, já que podem estar infectados com sangue, urina, fezes, ou com restos de ...
Onde deve se descartar material perfuro cortantes?
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados em recipiente próprio. É vedado o descarte de qualquer material perfuro cortante em recipientes plásticos como potes ou garrafas, garrafas de vidros de qualquer modelo, cofrinhos e recipientes de papelão que não o específico para esta função.
Onde devo descartar? Os resíduos devem ser armazenados em um coletor especial próprio para agulhas, lancetas, canetas descartáveis, material descartável da bomba de insulina e outros materiais com sangue. Lembre-se de mantê-lo sempre bem fechado, em local seguro, longe de crianças e de animais domésticos.
De acordo com a profissional, aproximadamente 80% dos resíduos que vão para a incineração são infectantes e 20% são medicamentos ou animais mortos. Depois do tratamento, os materiais seguem para um aterro sanitário que recebe apenas itens oriundos de estabelecimentos de saúde.
Assim, toda empresa que trabalha com bisturis, lâminas de barbear, agulhas ou vidros quebrados devem realizar adequadamente a coleta de material perfurocortante; caso contrário, estão sujeitas à sanção, visto que a lei determina que a coleta de material perfurocortante é de responsabilidade da empresa que o utiliza.
A coleta de resíduo infectante, é realizada recolhendo-se os resíduos gerados acondicionados em sacos brancos com a simbologia de infectante ou em barricas de papelão revestidos com estes sacos, em caixas descarpack para resíduos perfurocortantes ou em bombonas plásticas.
Todos os itens perfurocortantes e contaminantes gerados em domicílio devem, idealmente, ser descartados em coletores específicos como os utilizados em serviços de saúde (caixas tipo DESCARTEX, DESCARPACK).
Esses pontos podem ser encontrados em farmácias, postos de saúde e hospitais. Em 2021, iniciamos um projeto piloto de reciclagem das canetas de aplicação de medicamentos da Novo Nordisk utilizadas no tratamento de pacientes com diabetes.
As embalagens contendo os produtos devem ser armazenadas e transportadas em temperatura de 4 a 40°C, evitando exposição direta ao calor, luz e umidade.