Onde é o pronome relativo?

São exemplos de pronomes relativos são: onde, que, quem, o qual, a qual, os quais, as quais, quanto, quantos, cujo, cuja, cujos, cujas, quantas, etc. O remédio que preciso custa caro. Esta é a menina de quem te falei. A casa onde ela mora é muito pequena.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Quando o onde é pronome relativo?

A palavra onde, como pronome relativo, somente pode ser utilizada para substituir um substantivo que exprima a idéia de lugar. Para a substituição de outros substantivos, utilize as formas "em que", "na qual" ou "no qual" em vez de "onde".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nilc.icmc.usp.br

Qual é o pronome de onde?

“Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Onde é ou aonde é?

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsc.jus.br

O que é pronome relativo exemplo?

O pronome relativo faz a retomada de um substantivo anteriormente mencionado em uma frase. Os pronomes relativos invariáveis são: “que”, “quem” e “onde”. Os pronomes relativos variáveis são: “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”, “cujo”, “cuja”, “cujos”, “cujas”, “quanto”, “quanta”, “quantos”, “quantas”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

"QUI, QUE, OÙ, DONT" COMO USAR? - PRONOMES RELATIVOS I Aula de Francês

Quais são os 7 pronomes?

Os pronomes são uma classe gramatical variável que se subdivide em pessoais retos e oblíquos, de tratamento, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Em que pode ser substituído por onde?

Além de ser um pronome relativo, o termo “Onde” também é um advérbio de lugar e faz referência a um lugar fixo, estático, isto é, sem movimento. Assim, “Onde” pode ser substituído pelas expressões na qual, no qual ou em que.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Onde exemplos?

Onde indica lugar em que algo ou alguém está, deve ser utilizado somente para substituir vocábulo que expressa a ideia de lugar.
  • Não sei onde fica a cidade de Araguari.
  • Nesta sala de reunião aconteceu a melhor negociação de todos os tempos, onde se garantiu o fechamento do nosso melhor contrato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

Como usar onde e aonde?

Usamos “onde” com verbos que, quando questionados, aceitam a expressão EM ALGUM LUGAR. Usamos “aonde” com verbos que indicam movimento e que aceitam a expressão A ALGUM LUGAR ou PARA ALGUM LUGAR.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalpadrao.ufma.br

Onde é a classe gramatical?

Quanto à classe gramatical, onde pode ser advérbio interrogativo (quando usado para fazer perguntas diretas ou indiretas) ou pronome relativo (quando introduz uma oração adjetiva).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em escolakids.uol.com.br

Onde não é pronome?

Onde pode ser pronome relativo, quando começa uma oração subordinada adjetiva ou advérbio interrogativo. Nos dois casos indica localização. Porém, quando for pronome relativo, poderá ser trocado por “em que”, o que não ocorre quando é um advérbio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Onde e aonde são pronomes?

A palavra ONDE funciona somente como pronome relativo ou como advérbio interrogativo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tcerj.tc.br

Onde é pronome ou advérbio?

O que nos chama atenção nesse momento é que, embora etimologicamente o “onde” seja um advérbio, diversos linguistas classificam-no como um pronome (SACCONI, 1983; CUNHA; CINTRA, 1985).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.uem.br

Como usar o conectivo onde?

Não esqueça, então, que só se usa onde quando retoma lugar físico: “A casa onde…, A rua onde…”. Em outras situações, o conectivo poderá ser o que, o 'o qual', o cujo ou qualquer termo coesivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jornal.paranacentro.com.br

Onde e aonde, qual a diferença?

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. A principal diferença é que, enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento. Outra diferença perceptível é a letra a em apenas um dos termos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blogdoead.com.br

Onde é a preposição?

Aonde não apresenta ideia de permanência, mas de movimento, transporte. Isso acontece porque acrescenta-se a preposição a à palavra onde, o que dá indicação de movimento de acordo com a regência dos verbos que acompanham essa palavra.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portugues.com.br

Onde e aonde quando usar?

Aonde: Ao contrário do advérbio onde, que indica permanência, o advérbio aonde indicará ideia de movimento, lugar para o qual se vai, destino/direção. Se você ficar em dúvida, observe se o verbo com o qual o advérbio onde se relaciona exige a preposição a.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Quando não usar a palavra "onde"?

É errado usar “onde” para indicar o que não é um lugar. Ele deve ser substituído por termos como: que, em que, no qual, nos quais, quando, de maneira que melhor se adapte na frase.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em venturacomunica.com.br

Quando usar onde e no qual?

Ou seja, utiliza-se sempre onde para se referir a lugares, mas pode substituir-se por em que ou no qual, permanecendo a frase correta do ponto de vista gramatical e semântico. O mesmo não acontece com em que e no qual, que devem ser aplicados em situações que não se referem a lugares.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Onde devo usar o?

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portugues.com.br