O bairro Ipiranga fica na zona sul de São Paulo, situado no distrito de mesmo nome, e possui uma área aproximada de 10 quilômetros quadrados. Alguns bairros vizinhos do Ipiranga são: Mooca, Vila Prudente, Cambuci, Vila Mariana e Saúde.
Até hoje essa nascente ainda é preservada e limpa, só que, depois de sair desse parque e dessa mata, o destino desse rio é muito parecido com o destino de 1.500 km de rios e córregos que temos na nossa metrópole: canalização, entubação, poluição, desaparecimento e morte, apesar da sua importância.
"Ipiranga" é uma palavra de origem tupi-guarani - tribo de índios que habitavam a região quando os portugueses chegaram por aqui - e seu significado é "Rio Vermelho", devido às águas barrentas do riacho que corta o bairro.
RIO IPIRANGA: como está este marco da INDEPENDÊNCIA atualmente?
Qual o estado onde está localizado o Rio Ipiranga?
O Riacho do Ipiranga é um córrego localizado na cidade de São Paulo, no Brasil. Dá o seu nome ao bairro onde se situa, ao Monumento do Ipiranga e ao Museu do Ipiranga, todos localizados em suas circunvizinhanças.
Onde está localizado o Rio Ipiranga onde ocorreu o Grito da Independência?
Por volta das 16 horas do dia 7 de setembro de 1822, após uma exaustiva subida da Serra do Mar em lombo de mulas e jumentos, um grupo de quase 40 homens descansava às margens do riacho do Ipiranga, onde hoje se situa o bairro do mesmo nome, na Zona Sul de São Paulo.
O rio mais profundo do mundo é o Rio Congo, o qual também é conhecido como Rio Zaire. Ele é o segundo maior rio da África, atrás apenas do Rio Nilo. Estima-se que a profundidade deste rio atinja os 250 metros no chamado baixo Congo.
Refinaria de Petróleo Riograndense. A Refinaria de Petróleo Ipiranga foi inaugurada no dia 07 de setembro de 1937, na cidade do Rio Grande (RS), dando início ao processo de refino de petróleo no país e originando assim as Empresas de Petróleo Ipiranga.
“Brasileiros! A nossa divisa de hoje em diante será Independência ou Morte! E as nossas cores, verde e amarelo, em substituição às das cortes”. Seja como for, foi forte o suficiente para romper os vínculos da colônia com a antiga metrópole e significou um novo capítulo na história da terra imensa, chamada Brasil.
A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822.
Foi às margens do riacho Ipiranga, há 200 anos, em um 7 de setembro como hoje, que Dom Pedro I (1789-1834) declarou a independência do Brasil em relação a Portugal.
A história do Ipiranga está associada aos deslocamentos entre a capital e o litoral paulista. Por conta do posicionamento geográfico, a região era passagem obrigatória para quem vinha da área central da cidade e se dirigia aos caminhos que cruzavam a Serra do Mar em direção à Baixada Santista.
É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo. Banha duas capitais: Brazavile, na República do Congo e Quinxassa, na República Democrática do Congo. Devido à constância do seu enorme caudal, é navegável por barcos de grande tonelagem até Matadi, na República Democrática do Congo.
Bolton Strid, um afluente estreito e de aparência inocente do rio Wharfe, cruzando as florestas de North Yorkshire (Inglaterra), está longe da imagem dos agitados e caudalosos rios africanos. Mas esse rio é considerado "o mais perigoso do mundo", ceifando vidas há séculos, com um alerta de "entre e morra".
O que Pedro Álvares Cabral gritou no Rio Ipiranga?
No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente.
Foi o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil?
Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a Independência do Brasil, em 1824. A Doutrina Monroe, criada pelo presidente James Monroe em 1823, muito contribuiu para isso.
Quem foi a pessoa que proclamou a independência do Brasil?
Há 201 anos, em 1822, Dom Pedro de Alcântara de Bragança - à época príncipe regente do Brasil - proferiu o célebre grito “Independência ou morte!”, às margens do Rio Ipiranga.