Ocupava uma área aproximadamente circular no vale inferior do mar Morto, actualmente submerso pelas suas águas salgadas. A região é chamada em hebraico de Kikkár que significa "bacia". A pequena península na margem oriental do mar Salgado é chamada em árabe de El-Lisan, que significa "a língua".
Encontraram a verdadeira Sodoma? Um novo estudo sugere agora que Sodoma ficaria na Jordânia e seria Tell el-Hammam, hoje um sítio arqueológico no Vale do Jordão, próximo ao Mar Morto.
Ruínas foram escavadas em uma região próxima ao Rio Jordão e ao Mar Morto. Depois de passarem doze anos escavando a região do monte Tall el-Hammam, na Jordânia, arqueólogos afirmam ter finalmente encontrado o que procuravam - a mítica cidade bíblica de Sodoma.
Estudos do solo indicam que mais de 100 pequenos assentamentos também foram expostos ao desastre, matando de 40 mil a 65 mil pessoas. Para os arqueólogos, a hipótese pode ser sustentada porque já aconteceram casos semelhantes que foram devidamente documentados.
É no livro de Deuteronômio - que encontra-se no velho testamento -, mais precisamente no capítulo 29 versículo 23, que a passagem diz que toda terra será como um deserto abrasador de sal e enxofre, onde nada que plantar brotará ou crescerá, assim como as cidades de Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim que foram destruídas ...
Vera Viel, esposa de Rodrigo Faro, fala pela primeira vez sobre a luta contra o câncer
Qual foi o pecado de Gomorra?
Segundo o relato bíblico (Genesis 18: e Genesis 19:), as cidades e seus habitantes foram destruídos por Deus devido a seus pecados e à prática de atos contrários à moral dos antigos israelitas, dentre os quais a tentativa de estupro a dois anjos do Senhor.
conforme é dito em Gênesis capítulo dezenove. E hoje em dia Sodoma está localizada no monte Sodoma, que é próximo ao mar morto. Isso explica a grande quantidade de sal na região.
MONTE SODOMA, Israel (Reuters) - Pesquisadores israelenses afirmaram ter descoberto a maior caverna de sal do mundo perto do local árido em que, segundo a Bíblia, a mulher de Ló foi transformada em uma estátua de sal.
Segundo o Antigo Testamento (Génesis, 18-19), Sodoma e Gomorra, duas cidades situadas junto ao Mar Morto, sofreram o castigo divino da sua destruição pelo fogo e pelo enxofre, provavelmente durante um terramoto, pelo comportamento sexual perverso e aberrante dos seus habitantes.
24 Então o Senhor fez chover sobre Sodoma e Gomorra enxofre e fogo do Senhor desde os céus; 25 E derrubou aquelas cidades, e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.
Em Gênesis 19:30-38, as filhas de Ló embebedaram o pai e, em duas noites consecutivas, com ele tiveram relações íntimas. As duas engravidaram. A filha mais velha deu à luz Moabe, enquanto a filha mais nova deu à luz Ben-Ami.
A partir de comparações complexas e filológicas com outros relatos bíblicos do Antigo Testamento, e um trabalho de análise da sexualidade na antiguidade, Thomas Römer chega à conclusão definitiva de que a punição de Sodoma está ligada à violação, à violência sexual, à recusa da justiça e à falta de hospitalidade.
Sodoma e Gomorra estavam localizadas no vale de Sidim, próximo ao mar Morto, no Oriente Médio. Após o retorno de Abrão do Egito, o relato bíblico menciona que os habitantes de Sodoma e Gomorra eram grandes pecadores contra Deus.
Infelizmente, Ló não agradeceu o livramento de Deus e outra vez fez a escolha errada, voltou com sua família para Sodoma. O fim da história de Ló termina com um registro muito triste de uma relação incestuosa dele com suas filhas. Pais que fazem escolhas erradas influenciam os filhos aos padrões mundanos (Gn 19.30-38).
A questão é que, após a destruição da cidade em 1650 a.C., a área foi abandonada, sem sinais de ocupação urbana ou atividade agrícola, durante algumas centenas de anos.
Foi nesse ponto que a Bíblia diz que a mulher de Ló olhou para trás e convertida em uma estátua de sal. Ela desobedeceu a ordem expressa pelo Senhor através de seus mensageiros. Ela preferiu deixar de olhar para frente e contemplar a salvação de sua vida, para olhar para trás e contemplar destruição e a morte.
Na Bíblia, Sodoma, uma cidade perto do Mar Morto, foi destruída por Deus com fogo e enxofre jogado do céu. No livro de Gênesis é relatado que a cidade e seus habitantes foram queimados como punição por seus pecados.
Conforme um trecho da Bíblia, no livro de Genesis, as cidades e seus habitantes foram destruídos por Deus devido a seus pecados e à prática de atos contrários à moral dos antigos israelitas.
Um grupo de arqueólogos diz ter encontrado as ruínas da cidade bíblica de Sodoma. De acordo com os pesquisadores, liderados por Steven Collins, professor de Estudos Bíblicos da Universidade de Trinity, no Novo México, a cidade está localizada em um sítio arqueológico no Vale do Jordão chamado Tall el-Hammam.
Na tradição rabínica o seu nome é Sitis, e em textos da literatura pós-bíblica e no Testamento de Jó após sua morte Jó se casa com Diná, filha de Jacó.
Compare com a passagem em Gênesis, 19:24: Então o Senhor fez chover enxofre e fogo do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; E destruiu aquelas cidades, toda aquela campina, todos os moradores daquelas cidades e o que nascia da terra.
Lucas 17:29 Todavia, no dia em que Ló abandonou Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e destruiu a todos. Todavia, no dia em que Ló abandonou Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e destruiu a todos.