Apesar de sempre ser lembrado no estudo de comandos elétricos, o contator é geralmente relacionado à elétrica industrial. Porém, o contator também tem utilizações na elétrica predial residencial e na elétrica comercial!
São muito empregados no controle de motores de alta potência em equipamentos industriais pesados, que ligados a outros contatores, controlam diversas atividades. Os contatores são muito utilizados em painéis elétricos, pois podem ser acionados remotamente por botões ou CLPs (Controlador Lógico Programável).
São encontrados frequentemente em prédios e indústrias, pois realizam a partida direta em motores trifásicos, mas também são utilizados em bancos de resistências, banco de capacitores, autotransformadores e sistemas de iluminação.
Os contatores (ou contatoras) são componentes eletromecânicos que têm como função seccionar (“abrir” ou “fechar”) um circuito em altas correntes, por isso, são essenciais em aplicações como automação industrial, controles de iluminação e sistemas de distribuição de energia.
Contator - O que é e como funciona o contator tripolar
Qual é a diferença de um disjuntor para um contator?
Os disjuntores possuem circuitos de detecção de tensão e corrente que estão faltando nos contatores. Isso ocorre porque o disjuntor é operado automaticamente e, quando ocorre uma falha, ele pode funcionar sozinho. O contator é mais simples que o disjuntor e possui vários contatos.
Contator: O contator, por outro lado, é um dispositivo eletromecânico de alta capacidade que permite controlar o fluxo de energia elétrica para cargas de alta corrente, como compressores e motores de ventiladores.
O Contator Auxiliar pode multiplicar o número de contatos auxiliares, servem como interfaces e controlam todos os tipos de bobinas magnéticas, de forma compacta, de fácil manuseio e de verificar manualmente o seu funcionamento.
Os melhores dispositivos, comprados em empresas de confiança, tem uma duração em torno de 5 milhões de ciclos. Para isso, é preciso que seu uso seja correto, pois alguns fatores podem queimar o contato.
Contactor ou contator é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência. Essas cargas podem ser de qualquer tipo, de tensão diferente do circuito de comando, e até conter múltiplas fases.
Como é um contator por dentro? Aqui está o contator por dentro, temos embaixo o ferro fixo, em seguida a bobina dele, a mola e por cima o ferro móvel, está ligado aos contatos, que são os bornes do contator.
Estas categorias ou classes de contatores possuem a denominação corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC), dentre as categorias mais utilizadas estão AC1, AC2, AC3 e AC4. As categorias de contatores dependem basicamente do tipo da carga e forma com que cada uma será acionada.
Então, qual é a diferença entre um disjuntor e um contator? Como você pode ver, o disjuntor desempenha um papel na proteção de corrente, sobretensão, etc., mas o contator controla o trabalho do motor após abrir a bobina de acordo com diferentes sinais de partida.
Os contatores possuem dois tipos de contatos. Para correntes com potência mais baixa é usado o contato de comandos, que possui contatos normalmente abertos (NA) e contatos normalmente fechados (NF).
É necessário escolher um modelo que seja compatível com a tensão de alimentação do circuito elétrico em que ele será instalado. A tensão de operação pode variar de 24V até 690V, dependendo da aplicação. A frequência de operação do contator também é um fator a ser considerado na escolha do modelo adequado.
Eles são utilizados em acionamentos e proteção, geralmente atuando em conjunto com outros acessórios e componentes. Os contatores são bastante utilizados em motores, uma vez que os seus contatos permitem a comutação de correntes elevadas acionadas por simples botões e controles remotos.
Portanto, a principal finalidade do contator elétrico é transportar corrente para várias partes do circuito de forma a proteger a carga de correntes elétricas perigosas, como é o caso de curtos-circuitos que podem levar a incêndios, por exemplo.
O Contator Trifásico 9 Amperes é um dispositivo eletromecânico, utilizado especialmente para controlar cargas em um circuito de potencia a partir de um circuito de comando. O Contator é o dispositivos de manobra ideal para instalações prediais e industriais pois possui melhor desempenho e segurança.
Os contatores existem para que sejam apresentados contatos mais adequados ao acionamento e muitas formas de se ligar e desligar equipamentos com maior segurança. Ao decorrer deste texto, vamos destacar a importância de utilizar os contatores, mencionando algumas de suas aplicações.
Bom, um problema comum que encontramos nos contatores é a queima da bobina. Isso se dá por vários motivos, o principal deles é o tempo de uso mesmo, é normal ter esse desgaste.
Como vimos, algumas das vantagens do uso do contator é seu baixo consumo de energia, além de ser um equipamento que possibilita efetuar o controle de cargas à distância, o que evita investimento desnecessário em cabos que suportam correntes elevadas e que apresentem queda de tensão desproporcional.