Qual é a primeira parte do corpo que emagrece? Cada corpo reage de maneiras diferentes quando está no processo de emagrecimento, dependendo de diversos fatores. Porém, de modo geral, os homens têm tendência de emagrecer primeiro na barriga e no tronco, enquanto as mulheres perdem peso dos quadris.
Normalmente, a primeira parte do corpo a mostrar sinais de emagrecimento varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores genéticos, hormonais e de distribuição de gordura. Para alguns, a perda inicial de peso pode ser notada na face e no pescoço, enquanto para outros pode ser na região abdominal.
O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.
Uma das maneiras mais óbvias de perceber que você está emagrecendo é quando suas roupas começam a ficar mais folgadas. Mesmo que o número na balança não diminua, a perda de gordura e o ganho de músculos podem mudar sua composição corporal, fazendo com que suas roupas fiquem mais largas.
"Quando alguém perde 10 kg de gordura, 8,4 kg são exalados como CO2. Os pulmões são, portanto, o principal órgão excretor da perda de peso", dizem os especialistas no artigo, ponderando que uma porcentagem menor de gordura é eliminada por outas formas como, por exemplo, ureia e suor.
1,6 kg se junta à água, que excretamos por meio de urina, lágrimas, suor e outros fluidos corporais. "Nossos cálculos mostram que os pulmões são o órgão excretor primário da gordura", escreveu a equipe no periódico British Medical Journal.
O motivo para a maior dificuldade em queimá-las é bem simples, como explica a médica: “A gordura subcutânea (localizada) está associada a uma taxa metabólica mais lenta, o que faz com que seja mais resistente, demorando mais para responder às nossas tentativas de eliminá-la”.
Essa é a primeira fase do emagrecimento, e é também a que dá mais motivação! Em relação às outras etapas, essa é uma fase marcada por uma perda de peso rápida e dura entre 4 e 6 meses desde o início da mudança de hábitos.
É possível perder quantos quilos em um mês? Seguindo uma rotina saudável e tendo um acompanhamento de profissionais, é possível perder, em média, 5 quilos em um mês.
Em 2 semanas é possível perder entre 1 kg e 2 kg de forma saudável, e essa perda de peso pode variar de acordo com o metabolismo da pessoa, do tipo de dieta e da prática de atividades físicas de forma regular. Além de tudo isso, seguindo as mesmas regras, quanto mais acima do peso ideal, mais rápido é o emagrecimento.
Diferença nas roupas: “Quando se está emagrecendo, você consegue perceber as roupas ficando mais folgadas e as peças antigas voltando a servir. É sinal da perda de gordura abdominal, o que é ótimo para a saúde cardíaca”, esclarece Aline.
A perda de peso não intencional é detectada com o paciente notando uma diminuição do peso corporal. Se o paciente não acompanhar seu peso na balança, ela pode ser observada ao vestir roupas que serviam corretamente e que ficaram mais largas, por exemplo.
Ele pode se manifestar na dificuldade para fazer atividades, sensação de estar mais lento ou com menor resistência. "É outro forte sinal de que você está perdendo músculos. Pesquisas mostram que a diminuição da massa muscular pode impactar negativamente o desempenho físico do seu corpo", ressalta.
Na verdade, um estudo constatou que, ao perder gordura, grande parte dela é eliminada através da respiração, no pulmão. Realizado pela Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), na Austrália, o levantamento revelou que, de 10 quilos de gordura perdidos, 8 deles saem pelo pulmão em forma de dióxido de carbono (CO2).
Como saber se estou emagrecendo ou perdendo líquido?
Alguns dos sinais que indicam que você está, na verdade perdendo líquido ao invés de gordura corporal são: apesar do peso na balança ter mudado, suas roupas continuam apertadas; o seu corpo parece menos inchado; e seu peso varia de um dia para o outro.
Em resumo, a gordura é convertida em dióxido de carbono e água, ou seja, quase todo o peso que se perde é exalado. Surge então a pergunta: mas então, se respirar mais, perde-se mais desta gordura convertida em carbono? A resposta é não. A chave para perder peso está em comer menos e mexer-se mais.
O fato é que quando iniciamos um exercício físico nosso corpo recruta logo nos primeiros segundos o carboidrato, ou seja, a glicose como primeira fonte de energia, por ser a mais rápida a ser usada.
Segundo estudo conduzido pelo cientista Ruben Meerman, pesquisador da Escola de Ciências Biomoleculares da Universidade de New South Wales, na Austrália, 84% dessa gordura é expelida na respiração e os 16% restantes saem em forma líquida (suor, urina, fezes, lágrimas e outros fluidos corporais).
Olá, o que ocorre é que muitas vezes você perdeu gordura e ganhou massa muscular ou está mais hidratado. Por isso, o peso permanece igual ou as vezes até aumenta. A gordura apresenta mais volume, assim, visualmente, quando perde ela aparenta mais magro. Continue firme que logo atingirá o resultado que espera.
O processo de emagrecimento é individual e varia de pessoa para pessoa. Cada organismo tem sua forma única de armazenar e queimar gordura. Portanto, a gordura é perdida de maneira geral e uniforme por todo o corpo, não havendo uma região específica que emagreça mais rapidamente.
De acordo com uma publicação do BMJ Journals, pegando como exemplo alguém que perde 10kg de gordura, 8,4kg são expelidos na forma de CO2 e 1,6kg se transformam em água, podendo ser aproveitada ou não pelo organismo.