Podemos encontrá-lo nas ruas, repartições públicas, estabelecimentos comerciais, em cinemas, teatros, dentre outros. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Como todo texto, ele também possui finalidades específicas, tanto serve para instruir, informar, quanto para persuadir.
Que tipo de conteúdo podemos encontrar nos cartazes?
Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo. Eles objetivam, também, instruir, persuadir e informar. Além disso, servem para divulgar, conscientizar e/ou sensibilizar o leitor.
O anúncio publicitário é um texto persuasivo, de linguagem de direta, que utiliza recursos criativos para conquistar seu público. Ele pode ser dividido em verbal, não verbal e misto. Sua estrutura consiste em: título, corpo do texto e convite à ação.
- Pode ser utilizada a linguagem verbal, onde o texto escrito é o protagonista, ou não verbais, se apropriando de imagens, já que elas também passam mensagens. Os cartazes podem conter ainda, as duas formas de apresentação juntas. - É importante prezar pela clareza e objetividade do texto.
Quais são as principais características de um cartaz?
O cartaz é gênero textual produzido de forma clara e objetiva, para facilitar a compreensão no momento da leitura. Entre as suas características, está: divulgar alguém, algum evento ou alguma coisa. Para melhor compreender sobre a estrutura e a função dos cartazes, vale a pena relembrar o que são os gêneros textuais.
Para saber como fazer um cartaz basta: definir o objetivo; Criar a mensagem a ser transmitida; Fazer um design; Garantir a presença de todos os elementos essenciais; Fazer a impressão e escolher o local onde será colocado.
Sua ocorrência se dá de forma diversificada, seja nas ruas ou em instituições específicas, cuja finalidade pauta-se pela informação e persuasão, no objetivo de convencer, conscientizar ou sensibilizar as pessoas acerca de um determinado assunto.
Texto curto e sugestivo, adequado ao público; Criatividade; ● Preocupação estética (harmonia entre tamanhos das letras e das imagens, espaçamento, utilização de cores); Utilização de figuras de linguagem.
Cartaz (também chamado póster ou pôster) é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético.
Podemos interagir e nos comunicar com outras pessoas por meio de diversos níveis de linguagem: padrão, coloquial, gírias, regionalismos e linguagem vulgar.
Como as imagens e o texto do cartaz se relacionam?
Qual a relação entre texto e imagem de um cartaz? A parte verbal (escrita) tem uma relação com a imagem, pelo fato de a imagem representar o conteúdo dito. Dessa forma faz uma melhoria melhor para o entendimento e caracteriza o que está escrito.
Qual a mensagem principal transmitida no cartaz? A função principal de um cartaz é chamar a atenção e despertar a curiosidade do público. Ele deve transmitir de forma clara e objetiva a mensagem desejada, seja para divulgar uma promoção, anunciar um evento ou criar uma identidade visual para uma marca.
Anúncio publicitário é um gênero textual que serve para divulgar produtos, serviços e empresas para determinado público-alvo, estimulando-o a realizar uma ação. Escrita em linguagem persuasiva, a peça pode ser divulgada em diversos meios, como sites, redes sociais, jornais e revistas.
Para construir um cartaz, seu produtor usa a linguagem verbal, aquela que utiliza a palavra, e a linguagem não verbal, aquela que é composta por imagens, desenhos e símbolos, por exemplo.
Qual é o principal característica de um anúncio publicitário?
Entre as principais características do anúncio publicitário, destaca-se a intenção de venda de um serviço, bem ou produto. O consumidor precisa conhecer a marca e o produto antes de fazer a compra, e o anúncio publicitário é o meio onde isso acontece.
Onde surgiu o texto publicitário? Há relatos históricos do papel da Publicidade desde a antiguidade. Os egípcios já utilizavam técnicas de comunicação para estimular as vendas por meio de propagandas em papiros e anúncios em cartazes.