Onde está enterrado os restos mortais de Jesus Cristo?
A Basílica do Santo Sepulcro é um templo cristão localizado no Bairro Cristão da Cidade Antiga de Jerusalém onde, segundo a tradição (João 19:41-42), Jesus teria sido crucificado, sepultado e, ao terceiro dia, teria ressuscitado.
Tumba do Jardim é um túmulo talhado na rocha localizado em Jerusalém, que foi descoberto em 1867 e, posteriormente, foi considerado por alguns cristãos - principalmente os protestantes e evangélicos - como o local do sepultamento vazio e ressurreição de Jesus.
De acordo com a tradição cristã, o corpo de Jesus foi depositado numa "cama sepulcral" talhada de lado, numa caverna de pedra calcária, após a sua crucificação pelos romanos no ano 30 ou 33. A fé cristã assenta no fundamento de que Cristo ressuscitou depois de morto.
O túmulo de Cristo é um dos lugares mais sagrados do cristianismo. A tradição diz que ele foi enterrado em uma tumba em Jerusalém. Nos séculos seguintes, igrejas e outras estruturas foram construídas neste lugar sagrado. Atualmente, o túmulo é circundado por um pequeno santuário chamado Edícula.
Sob essa camada, eles descobriram uma pedra calcária que continha uma cruz gravada e uma cavidade que acreditam ser o local onde o corpo de Jesus teria sido colocado após sua crucificação.
TUMBA de JESUS foi ABERTA pela primeira vez depois de SÉCULOS
O que aconteceu com Pilatos depois da morte de Cristo?
Segundo Josefo, a sua destituição ocorreu porque ele reprimiu violentamente um movimento samaritano armado no Monte Gerizim. Ele foi enviado de volta a Roma pelo legado da Síria para responder por isso a Tibério, que, no entanto, havia morrido antes de sua chegada.
Parte da cruz entregue à missão capitaneada por Helena foi levada para Roma (o outro pedaço permaneceu em Jerusalém). Segundo a tradição, grande parte dos restos de madeira está preservada na Basílica de Santa Cruz, na capital italiana.
Onde ficou o corpo de Jesus depois da ressurreição?
No Novo Testamento, depois de ser crucificado pelos romanos, Jesus é ungido e sepultado num túmulo novo por José de Arimateia, ressuscita dos mortos e aparece para muitas pessoas durante um período de quarenta dias, quando então ascende ao Céu para se sentar à direita do Pai.
Após o episódio do Calvário (sexta-feira, em abril do ano 33 D.C.), José de Arimatéia conseguiu a permissão de Pilatos para levar o corpo de Jesus para um sepulcro pertencente a sua família. Era uma gruta, aberta na rocha, onde ninguém havia sido sepultado.
Jesus ressuscitou e está vivo. Por isso, Ele segue atuando e o mesmo que fez com Tomé, dois mil anos atrás e com os outros discípulos, Ele está fazendo ainda com todos seus seguidores e aqueles que decidimos apostar nossa vida Nele.
O que os judeus acham que aconteceu com o corpo de Jesus?
Segundo o costume dos judeus, um corpo devia ser enterrado na própria terra natal. Por isso, alguns estudiosos acham estranho que ele tivesse um lugar para o sepultamento em Jerusalém. Em seu Evangelho, João ressalta que um homem ilustre seguia Jesus, com discrição, por medo de ser criticado.
Christus, de quem se origina o nome, sofreu a pena capital durante o reinado de Tibério pelas mãos de um de nossos procuradores, Pôncio Pilatos. Os estudiosos geralmente consideram a referência de Tácito à execução de Jesus por Pilatos como sendo genuína e de valor histórico como uma fonte romana independente.
O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado, é o principal ponto de peregrinação em Israel. Os repórteres Marcelo Hespaña e Wilson Araújo viajaram a Terra Santa para acompanhar a rotina nestes locais turísticos.
Pesquisadores da Universidade Técnica Nacional de Atenas, na Grécia, que têm investigado o túmulo de Jesus Cristo, na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, concluíram que ele seria datado de cerca de 345 depois de Cristo, conforme reporta a revista The National Geographic.
Aquele corpo, que então era um vaso vazio, foi removido da cruz, envolto em panos e por fim colocado numa sepultura. No terceiro dia, as mulheres que foram ao sepulcro estavam ali para concluir os preparativos do sepultamento daquele corpo. Mas o corpo não estava mais lá.
O Papa ainda falou sobre o que Jesus faz lá no céu enquanto nós caminhamos ao seu encontro: “Ele não está sentado me esperando, mas, como diz o Evangelho, trabalha para nós. Ele mesmo diz: 'Tende fé em mim também', 'Vou preparar um lugar para vós'.
Nas tumbas, havia as inscrições “Jesus, filho de José”, “Maria” e outros nomes de parentes do Nazareno. Entre eles, constavam ainda “Judá, filho de Jesus” e “Mariamne”, que, de acordo com historiadores, poderia se referir a Maria Madalena. A tese dos pesquisadores envolvidos é de que ela teria sido esposa de Jesus.
Calvário ou Gólgota (em aramaico: Gûlgaltâ; em latim: Calvaria; em grego: Κρανιου Τοπος; romaniz.: Kraniou Topos) é a colina na qual Jesus foi crucificado e que, na época de Cristo, ficava fora da cidade de Jerusalém.
E baseou-se no fato de que a parte horizontal pesava cerca de 22 quilos. A soma de ambas as partes tinha entre 80 e 90 quilos, o que tornaria impossível de ser carregada em uma longa caminhada — que, conforme seus estudos, teria sido de 8 quilômetros no caso de Jesus.
É verdade que tem um pedaço da cruz de Jesus no Brasil?
Hoje, há fragmentos da Santa Cruz em diferentes países, inclusive no Brasil, país que “foi originalmente batizado em homenagem à relíquia do Santo Lenho: Ilha de Vera Cruz”, recordou Farah. Uma dessas relíquias está no topo do santuário de Aparecida, que é frequentado por milhões de pessoas todos os anos.