Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem ...
Onde está escrito que os murmuradores não herdarão o reino dos céus?
Os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões. A sua boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros, por motivos interesseiros.
12 Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia. 13 Não vos sobreveio tentação, senão humana; porém fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também meio de saída, para que a possais suportar. 14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Tem um salmo na bíblia que diz: Reclamar é como estar em uma areia movediça, quanto mais reclamamos mais afundamos. Um abismo chama outro abismo” (Salmos 42:7). E realmente é isso que acontece. Quando reclamamos, vivenciamos o que está ruim o tempo todo e isso não trará soluções nem ao menos acalanta nossa angustia.
A murmuração é um típico pecado da língua, pelo qual a pessoa expressa seu aborrecimento e má vontade para realizar alguma ação que não lhe é agradável.
Lembre-se do povo de Deus no deserto que só murmuravam contra Deus e Moises; Deus teve que esperar toda a raça dos murmuradores morrerem, para entrar na terra prometida, por isso ficaram quarenta anos no deserto até o último murmurador morrer para a nova geração entrar na terra que Deus tinha prometido.
Podemos não perceber, mas a murmuração nos afasta de Deus, pois quando murmuramos não estamos sendo capazes de enxergar tudo aquilo que ele tem feito em nossas vidas. Nosso Senhor é fiel conosco e não se alegra da ingratidão. Ser grato é um ato de adoração e que demonstra confiança em Deus.
1 Coríntios 10:10 E não vos entregueis à murmuração, como alguns deles resmungaram e foram mortos pelo destruidor. E não vos entregueis à murmuração, como alguns deles resmungaram e foram mortos pelo destruidor. E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.
A prática de murmurar é um perigo que pode minar nossa vida espiritual, prejudicar a comunhão na igreja local e nos impedir de desfrutar das promessas divinas. Vamos meditar sobre isso juntos. A palavra “murmurar” tem raízes profundas na Escritura. Ela vai além de simples reclamações ou insatisfações.
A rebelião liderada por Coré era uma murmuração não apenas contra a autoridade de Moisés e Arão, mas também contra o próprio Deus (Nm 16.1,11). Coré e duzentos e cinquenta aliados questionaram a escolha divina de confiar à liderança do povo e o ministério a Moisés e Arão (Nm 16.2-3).
A murmuração configura um ato de impiedade extrema contra Deus. Além de revelar ausência de fé, limita a nossa capacidade de enxergar as ações de Deus. A murmuração cega-nos diante de Deus. Não lembramos das grandes obras do Senhor em nossa vida.
É por meio de uma crítica, de cobrança, julgamento que nasce a murmuração. Então, começa-se a pensar ou julgar a atitude do outro. “Olha o fulano, ele faz isso… Isso de novo?”, são coisas desse tipo que nos levam à murmuração, e ela é um sinal de imaturidade.
É aquela reclamação constante, um descontentamento que muitas pessoas mostram, é o falar mal da vida, é o falar mal de pessoas, o questionamento malicioso, é a difamação, é o desacreditar, é o maldizer.
Alternativas para não ceder ao descontentamento e buscar a humildade; Como promover a gratidão e evitar a murmuração; Como escolher a confiança em Deus e abandonar a prática da murmuração.
19 Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher contenciosa e irascível. 20 Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os devora. 21 O que segue a justiça e a benevolência achará a vida, a justiça e a honra. 22 À cidade dos fortes sobe o sábio, e derruba a força da sua confiança.
19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por um preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
O Apóstolo Paulo nos ensinou como podemos suportar a tentação. 13 Não vos sobreveio tentação, senão humana; porém fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também meio de saída, para que a possais suportar.
Devocional Diário. Pensamento: Nós cristãos podemos fazer qualquer coisa, tudo é permitido, mas por escolha própria, decidimos fazer só aquilo que nos edifica, que agrada ao nosso Pai, pois sabemos que isto é o melhor para nossa vida.