O motivo disso é que Deus é zeloso (Êxodo 20:3-5). Nesse contexto, a palavra “zeloso” também pode ser traduzida como “ciumento”, no sentido de um ardor emocional que zela e preserva. Então as passagens bíblicas que dizem que Deus é Deus zeloso, significam, basicamente, que Ele tem ciúme (cf. Êxodo 34:14).
Naum diz: “O SENHOR é Deus ciumento e vingativo. O SENHOR é vingativo, pois não há ira maior do que a sua. O SENHOR se vinga daqueles que estão contra ele e se enfurece contra os seus inimigos.
Esse tipo de ciúme humano, que leva a atitudes descabidas por causa de um egoísmo, é obra da carne e não deve fazer parte da vida do cristão. Já o ciúme atribuído a Deus refere-se ao zelo que Ele tem pelo Seu povo.
O que significa quando Deus diz que Ele é um Deus ciumento?
Quando a Bíblia diz que Deus é ciumento ou zeloso, não está falando de ciúme no sentido humano de inveja ou possessividade irracional. Em vez disso, este zelo é uma expressão do profundo amor e compromisso de Deus com Seu povo.
“Ao exercermos o indubitável poder do sacerdócio de Deus tendo em mente Sua promessa de ouvir e responder a oração da fé, não podemos esquecer que a fé e o poder de cura do sacerdócio não podem produzir um resultado contrário à vontade Daquele a Quem o sacerdócio pertence.
1 Divergência de opiniões ou interesses; falta de concordância a respeito de (alguma coisa); discrepância, divisão. 2 Situação de conflito e desavença; litígio, disputa.
Respondeu o Senhor: “Eu mesmo o acompanharei e lhe darei descanso”. (Êxodo 33:14) Uma jornada pode ter muito mais que um destino. Não basta saber onde se quer chegar.
Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas.
O amor é paciente e bondoso. O amor não arde em ciúmes, não se envaidece, não é orgulhoso, não se conduz de forma inconveniente, não busca os seus interesses, não se irrita, não se ressente do mal.
1 Sentimento negativo provocado por receio ou suspeita de que a pessoa amada dedique seu interesse e/ou afeto a outrem. 2 Receio de perder algo. 3 Sentimento negativo em que se mesclam ódio e desgosto, provocado pela felicidade ou situação favorável de outrem; inveja.
O Salvador ensinou de modo claro: “Aquele que tem o espírito de discórdia não é meu, mas é do diabo, que é o pai da discórdia e leva a cólera ao coração dos homens, para contenderem uns com os outros” (3 Néfi 11:29).
9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os fornicadores, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, 10 Nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
Significa que Deus tem um amor ciumento por você: zelo, amor único e exclusivo. “Ou imaginais que em vão diz a Escritura: Sois amados até o ciúme pelo espírito que habita em vós? (Tg 4, 5).
Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
16 Porque onde há inveja e contenda, aí há perturbação e toda obra perversa. 17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente, pura; depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
O que significa Sujeitai vos uns aos outros no temor de Deus?
Sujeitar-se, no sentido cristão, significa reconhecer a autoridade que alguns têm em Cristo sobre os demais. A submissão é oferecida livre e espontaneamente. É uma atitude que a pessoa se impõe a si mesma, não por mera obrigação, mas por humildade e desejo de cooperar com o bem de todas as coisas.
Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo tem grande poder e produz grandes resultados.