Onde diz na Bíblia que não precisa guardar o sábado?
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obras. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. (Êx 20: 8-14)”.
Na verdade, guardar o sábado como dia em que toda tarefa ordinária devia cessar, era uma característica nacional pela qual os israelitas se distinguiam dos povos pagãos, e isto era justo, pois a santidade do sábado se tornou um sinal do convênio entre o povo escolhido e seu Deus.
O Catecismo da Igreja assim explica: §2175 – “O Domingo distingue-se expressamente do sábado, ao qual sucede cronologicamente, cada semana, e cuja prescrição ritual substitui, para os cristãos. Leva à plenitude, na Páscoa de Cristo, a verdade espiritual do Sábado judaico e anuncia o repouso eterno do homem em Deus.
090 - Se Eu Não Guardar O Sábado Posso Não Ser Salvo? - Hernandes Dias Lopes
Quem foi que mudou a lei do sábado para o domingo?
Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.
Os batistas não guardam o sábado porque entendem que Jesus cumpriu todas as exigências da Lei, incluindo o sábado. Eles celebram o domingo em honra à ressurreição de Jesus e vivem na liberdade e na graça que Ele trouxe.
Não é pecado guardar o sábado, mas ele não pode ser imposto como algo que importa em salvação, por vários motivos. O sábado é preceito judaico inserido nos Dez Mandamentos como forma de lei obrigatória para o povo de Israel (Êxodo 31.16). Jesus e os apóstolos, bem como Paulo, não obrigaram ninguém a guardar o sábado.
Quais as igrejas evangélicas que guardam o sábado?
A Igreja adventista consiste de um movimento cristão protestante, tem raízes judaicas, por seguir de maneira ortodoxa o livro sagrado que os judeus também seguem de uma maneira mais rígida, guardando o sábado também como especificado na Bíblia.
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas.
Segundo o relato bíblico, o sábado tem sua origem na criação do mundo, quando Deus descansou, abençoou e santificou esse dia (Gênesis 2:2–3). O sábado foi relembrado no quarto mandamento a partir da instituição do decálogo no Monte Sinai.
Portanto guardareis o sábado, porque é santo para vós outros: aquele que o profanar, morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá.
Das principais mudanças na edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a troca do dia da prova do sábado para outro domingo tem sido comemorada por um grupo de candidatos em particular. Trata-se dos sabatistas, religiosos que guardam o sábado, a exemplo dos judeus e dos adventistas.
Não há qualquer contradição em defender que Jesus guardou o sábado. Assim como qualquer judeu do seu tempo, ele ia à sinagoga todos os sábados, e nos dias de festa nacionais, ia ao Templo em Jerusalém. Neste e em outros textos, fica claro que Jesus era um judeu fiel.
Ora, uma vez que nós estamos no Novo Testamento e que Jesus ressuscitou no domingo, já não se guarda mais o sábado, mas o domingo, o dia do Senhor. (Aliás, a palavra “domingo” quer dizer exatamente isso, “dia do Senhor”.) Essa realidade do dia do Senhor está presente já nas Sagradas Escrituras.
Colossenses 2:16-17 é um dos textos mais usados contra a guarda do sábado. Nessa passagem, lemos: Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.
Até a Ressurreição de Jesus Cristo, Ele e Seus discípulos guardaram o sétimo dia como o dia santo. Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2).
Na prática, o Édito de Constantino gerou problemas para os judeus guardarem o shabat e, para os Cristãos, a partir de então, oficialmente, o sábado estaria substituído pelo domingo enquanto dia a ser guardado a Deus.
Onde fala na Bíblia que não precisa guardar o sábado?
“Lembre-se de guardar o sábado, fazendo dele um dia santo. Você tem seis dias na semana para fazer os trabalhos habituais, mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, seu Deus.
A razão básica para a observação do Shabat, na Bíblia, é o reconhecimento de Deus como Criador e Soberano. A soberania de Deus está envolvida, porque foi Ele quem ordenou a santificação do Shabat (“E abençoou o dia sétimo e o santificou” [Gênesis 2:31; “lembrá-te do dia de sábado para o santificar.
O que a Bíblia fala sobre o sábado no Novo Testamento?
Cinquenta dias depois da ressurreição, juntaram-se muitas pessoas para o Dia de Pentecostes, um dos sete Sábados ou festas anuais de Deus (Levítico 23:1-44) observados conjuntamente com o Sábado semanal, e foi nesse dia que a Igreja do Novo Testamento foi fundada pela vinda do Espírito Santo (Atos 2:1-4).