Números 14:26-39 Almeida Revista e Corrigida (ARC) Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra mim. Dize-lhes: Assim como eu vivo, diz o SENHOR, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros.
Êxodo 15 conta que os filhos de Israel “murmuraram”, ou reclamaram, a respeito de Moisés e o Senhor quando tiveram um problema. É difícil para nós compreender como eles podiam ter murmurado tão rapidamente, depois do grande milagre do Mar Vermelho.
Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem ...
Tem um salmo na bíblia que diz: Reclamar é como estar em uma areia movediça, quanto mais reclamamos mais afundamos. Um abismo chama outro abismo” (Salmos 42:7). E realmente é isso que acontece. Quando reclamamos, vivenciamos o que está ruim o tempo todo e isso não trará soluções nem ao menos acalanta nossa angustia.
Lembre-se do povo de Deus no deserto que só murmuravam contra Deus e Moises; Deus teve que esperar toda a raça dos murmuradores morrerem, para entrar na terra prometida, por isso ficaram quarenta anos no deserto até o último murmurador morrer para a nova geração entrar na terra que Deus tinha prometido.
Pra Camila Barros PREGAÇÃO QUE IMPACTOU O BRASIL | CAMILA BARROS
Qual é o pecado da murmuração?
A murmuração é um típico pecado da língua, pelo qual a pessoa expressa seu aborrecimento e má vontade para realizar alguma ação que não lhe é agradável.
A vida espiritual do murmurador se esfria e definha. O murmurar é falar baixinho, para não ser ouvido pelos outros nem as claras e nem frente a frente. Sempre murmuramos contra alguém ou alguma coisa. E isso nos leva a sermos falsos uns com os outros e contagia pessoas que estão a nossa volta.
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para utilidade da edificação, para que dê graça aos que a ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
"Reclamar constantemente pode afetar nossas relações sociais e retroalimentar um humor deprimido ou irritadíço. O comportamento de se queixar por si só não é nocivo. Inclusive, ele é importante em algumas situações da nossa existência.
A prática de murmurar é um perigo que pode minar nossa vida espiritual, prejudicar a comunhão na igreja local e nos impedir de desfrutar das promessas divinas. Vamos meditar sobre isso juntos. A palavra “murmurar” tem raízes profundas na Escritura. Ela vai além de simples reclamações ou insatisfações.
Podemos não perceber, mas a murmuração nos afasta de Deus, pois quando murmuramos não estamos sendo capazes de enxergar tudo aquilo que ele tem feito em nossas vidas. Nosso Senhor é fiel conosco e não se alegra da ingratidão. Ser grato é um ato de adoração e que demonstra confiança em Deus.
1 Coríntios 10:10 E não vos entregueis à murmuração, como alguns deles resmungaram e foram mortos pelo destruidor. E não vos entregueis à murmuração, como alguns deles resmungaram e foram mortos pelo destruidor. E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.
Eles criticam a mensagem, os louvores, a liderança, as programações, enfim, tudo. Só se esquecem de que a murmuração desonra a Deus e atrai a Sua ira. Para os “murmuradores da igreja” nada está bom. Eles criticam a mensagem, os louvores, a liderança, as programações, enfim, tudo.
10 E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. 11 Ora, todas essas coisas lhes sobrevieram como exemplos, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. 12 Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia.
12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei-o vós também.
26 Se alguém entre vós supõe ser religioso, e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a religião desse é vã. 27 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se imaculado do mundo.
2 Completai a minha alegria, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. 3 Nada façais por contenda ou por vanglória; mas por humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo.
No v. 10, ele faz a seguinte advertência: “Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador”. Esse versículo é uma referência ao episódio narrado no texto de Números 14, quando os filhos de Israel foram duramente castigados pelo Senhor por causa da murmuração.
A murmuração configura um ato de impiedade extrema contra Deus. Além de revelar ausência de fé, limita a nossa capacidade de enxergar as ações de Deus. A murmuração cega-nos diante de Deus. Não lembramos das grandes obras do Senhor em nossa vida.
1 Produzir murmúrio ou rumor sussurrante; murmurejar, rumorejar, sussurrar: A brisa do mar parecia murmurar palavras de amor. Na quietude da mata apenas o regato murmurava. 2 Dizer algo em voz baixa, em sussurro, como que revelando um segredo; segredar, tugir: Ajoelhada na igreja, a beata murmurava uma prece.
Depois, o SENHOR disse a Moisés e a Arão: — Até quando vou aguentar esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim. Diga-lhes: “Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR, vou tratar vocês de acordo com o que falaram aos meus ouvidos.
No contexto bíblico, murmurar geralmente se refere a reclamar, protestar ou expressar insatisfação de forma negativa. É um comportamento que demonstra falta de confiança em Deus e em sua providência. A murmuração é vista como um pecado, pois revela uma atitude de descontentamento e falta de gratidão.