Ocupando um território que está de frente para o Oceano Atlântico, na parte norte da América do Sul, a Guiana faz fronteira também com o Suriname a leste, com a Venezuela a oeste e com o Brasil ao sul, informa um documento oficial do Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha sobre o país.
Ex-colônia britânica, a Guiana herdou a disputa por Essequibo depois que a Sentença Arbitral de Paris concedeu a soberania da área ao Reino Unido em 1899, do qual se tornou independente em 1966.
As Guianas são uma subdivisão da América do Sul, composta pelos seguintes países e territórios: Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Os territórios das Guianas foram colonizados no século XVI por Inglaterra, Holanda, França, Portugal e Espanha.
A Guyana foi colonizada por holandeses, depois ingleses, inserindo-se como país independente no mercado mundial em 1966; em 1970, declarou-se como uma República Cooperativa.
As Guianas são divididas atualmente em 4 territórios: Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Guiana Portuguesa. O Suriname foi colonizado no passado pelos neerlandeses até a primeira metade do século XX. A Guiana foi colonizada pela Grã-Bretanha até o começo do século XX.
Até a primeira metade do século XX, as Guianas eram pertencentes aos países europeus: aos Países Baixos (o atual Suriname), ao Reino Unido (a atual Guiana), enquanto a Guiana Francesa é um departamento de ultramar da França.
Guiana Inglesa ou Guiana Britânica (em inglês: British Guiana) era uma colônia britânica na costa do norte da América do Sul, agora independente (dentro do Commonwealth) e conhecida como República da Guiana.
Essequibo (também grafado Esequibo), é o nome dado originalmente à região leste da então Guiana Inglesa, vendida ao Reino Unido pela Holanda, junto aos territórios de Berbice e Demerara. Por Essequibo pode estar à procura de: Território Essequibo - região da Guiana, disputada pela Venezuela. Rio Essequibo.
Em 1904 a decisão foi tomada pelo rei italiano: 19.630 km² seriam entregues a Inglaterra (passaram a ser territórios da Guiana, hoje reivindicados pela Venezuela como parte da Guiana Essequiba), e 13.570 km² foram acordados ao Brasil, estabelecendo definitivamente o limite dos dois países na região.
A língua oficial da Guiana é o inglês, o que faz dela o único país da região a ter o inglês como língua oficial. Mesmo assim, o país reconhece dez línguas faladas regionalmente, como Akawaio, Macushi, Patamona e Wapishana.
O nome Guiana foi dado ao país pelos povos originários que habitavam a região antes da chegada dos europeus, como conta a Encyclopedia Britannica. O significado da palavra, segundo a plataforma, é “terra da água”, em virtude da abundância de recursos naturais encontrados por lá.
Arthur Chung foi o primeiro presidente eleito formalmente para o cargo em 1970, enquanto que Forbes Burnham foi o primeiro presidente sob a constituição de 1980. O atual presidente da Guiana é Irfaan Ali, no cargo desde 2020.
Contudo, muita gente também desconhece os encantos da Guiana Brasileira — sim, o Brasil tem uma guiana para chamar de sua! Estamos falando do estado do Amapá, no extremo norte do Brasil. Essa região é considerada a guiana brasileira, mas não por ser vizinha da Guiana Francesa.
Qual cidade brasileira faz divisa com a Guiana Francesa?
Possui uma população de 24.263 habitantes e uma área de 22.725,70 km². É a única cidade do Amapá que tem fronteira internacional – faz limite com a Guiana Francesa, Departamento Ultramarino da França na América do Sul. Por isso, é a única cidade do Amapá além de Macapá, que possui uma unidade do Exército Brasileiro.
Estados brasileiros que fazem fronteira com a Guiana: Roraima e Pará. A fronteira do Brasil com o Paraguai tem extensão de 1.365,4 km, dos quais 928,5 km são por rios e 436,9 km por divisor de águas. Estados brasileiros que fazem fronteira com o Paraguai: Paraná e Mato Grosso do Sul.
A Guiana está localizada no extremo norte da América do Sul, seu território faz fronteiras com o Brasil (ao sul), Venezuela (a oeste) e Suriname (a leste), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (ao norte). A maior parte do território é um planalto baixo, coberto por florestas e privilegiado em recursos hídricos.
Qual estado brasileiro faz divisa com a Venezuela?
Continua tensa e indefinida a situação política da Venezuela. Apesar desse país também fazer fronteira com o Amazonas, é Roraima o estado mais integrado ao País vizinho.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Essequibo tem 160 mil km² e é administrado pela Guiana, que tem como chefe de Estado Irfaan Ali. A área representa 74% do território do país vizinho, é rica em petróleo, minerais e tem saída para o Oceano Atlântico.
A Guiana é um dos países mais pobres da América Latina. Seu Ingresso Nacional Bruto (INB) per capita é de US$ 3,750 e a expectativa de vida gira em torno dos 66 anos (Dados Banco Mundial, 2013).
Por que a Guiana Francesa não é considerada um país?
A partir de abril de 2015, a Guiana Francesa deixou de ser um departamento ultramarino da França para se transformar numa coletividade territorial única. O país continua sendo território francês, mas ganhou maior autonomia administrativa.
Os pratos típicos do país são o pepperpot, um guisado de carne com pimenta, e o chowmein, um tipo de macarrão de origem chinesa. O curry, tempero indiano, é muito utilizado na culinária guianense – o frango e a carne bovina ao curry são outros pratos principais do país.
Idioma: O inglês é falado na área reivindicada, sendo este um dos poucos territórios da América do Sul com esse idioma oficial, além das Malvinas-Falklands. Enquanto isso, o espanhol é falado na Venezuela, como em grande parte da região.