Onde estava Paulo quando escreveu a carta a Timóteo?
Quando e Onde Ele Foi Escrito? A Primeira Epístola de Paulo a Timóteo foi escrita provavelmente entre 64 e 65 d.C., talvez enquanto ele estava na Macedônia (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, scriptures.LDS.org; 1 Timóteo 1:3).
Quantos anos tinha Paulo quando escreveu a Timóteo?
Considerando-se que já estava havia 30 anos no ministério do evangelho de Jesus Cristo, Paulo estava em excelentes condições de ensinar Timóteo a ser eficiente em fortalecer a fé do próximo (ver 2 Timóteo 2:15–17, 22–26; 4:1–2, 5).
Paulo disse a Timóteo que ele enfrentaria perseguições ao seguir Cristo no caminho do discipulado cristão (3.12), mas o encorajou a permanecer na “fé em Cristo Jesus” – a perseverar (3.15). O chamado hoje é o mesmo: 2Timóteo 2.8-13 8Lembre-se de que Jesus Cristo, descendente do rei Davi, ressuscitou dos mortos.
Epístolas da Prisão é como são conhecidas as quatro cartas do Novo Testamento da Bíblia, escritas pelo apóstolo Paulo, quando se encontrava em cárcere em meados do século primeiro em Roma. As quatro cartas que formam a Epístolas da Prisão são: Efésios. Filipenses.
Onde Paulo estava quando escreveu a primeira carta aos Tessalonicenses?
Quando e Onde Ele Foi Escrito? “Paulo escreveu de Corinto as Epístolas aos Tessalonicenses, durante a sua segunda viagem missionária”, cerca de 50–51 d.C. (Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, scriptures.LDS.org).
Porque Paulo mandou Timóteo tomar um pouco de vinho?
Paulo orientou Timóteo a tomar um pouco de vinho por causa de seu estômago e de suas frequentes enfermidades, porém se tratava de suco de uva não fermentado. Ele não aconselharia Timóteo a usar o que o Senhor havia proibido” (Signs of the Times, 6 de setembro de 1899, 2º parágrafo).
Ele fala da importância do casamento e de usarmos as criações de Deus com gratidão. Paulo ensina Timóteo a lidar com os ensinamentos errados de sua época e com os que em breve surgiriam.
Segundo At 16,1-3, Paulo encontrou Timóteo em Listra, em sua segunda estadia na cidade. Timóteo já fazia parte da igreja local, sendo filho de mãe judia crente e de pai grego.
No texto em análise, Paulo aconselha Timóteo a não seguir bebendo somente água; mas a tomar também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades [astheneia].
Talvez faltasse ao apóstolo o agasalho para protegê-lo do frio, por isso pede a sua capa. De todas as formas Paulo havia exortado e ensinado os outros. Foi um verdadeiro exemplo para o rebanho de Cristo, tendo vivido o que pregava e cumprido aquilo que exortava.
Timóteo nasceu em Listra, Ásia. Seu pai era grego e pagão, a mãe se chamava Eunice e era judia. Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram.
Timóteo (em grego: Τιμόθεος - Timótheos, que significa "honrando a Deus" ou "honrado por Deus") foi um bispo cristão do século I que morreu por volta do ano 80 d.C. O Novo Testamento indica que Timóteo esteve com Paulo de Tarso, seu mentor, durante as viagens missionárias que empreendeu.
Quais são as três metáforas de Paulo para ensinar Timóteo?
(Outra opção é pedir que os alunos desenhem essas três figuras no quadro.) Comente que Paulo usou o soldado, o atleta e o lavrador como metáforas para ensinar a Timóteo como agir para permanecer firme na fé apesar das tribulações.
Quem escreveu esse livro? O Apóstolo Paulo é o autor da Epístola aos Romanos (ver Romanos 1:1). Ao escrever essa epístola, Paulo usou a ajuda de um escrevente, Tércio, que escreveu sua própria saudação aos santos romanos quase no final da epístola (ver Romanos 16:22).
208–209.) O nome Timóteo significa “honrado por Deus” e descreve muito bem esse servo devotado e fiel. Timóteo provavelmente foi convertido durante a primeira viagem missionária de Paulo. Ao crescer no evangelho, ele se destacou como um discípulo fiel e Paulo o escolheu como companheiro de missão.
Timóteo recebeu um dom espiritual pela imposição das mãos do apóstolo Paulo (veja Atos 8:18), e precisa usá-lo sem medo e de acordo com o poder, amor e moderação de Deus (1:6-7).
Algumas são completamente infundadas, enquanto outras parecem fazer mais sentido. Veremos alguns pontos importantes sobre esta questão, e qual seria o possível espinho na carne sobre o qual Paulo pediu por três vezes ao Senhor para livrá-lo dele. Alguns intérpretes sugerem que Paulo sofria de ataques de epilepsia.
À luz das Escrituras e do comportamento paulino sou tomado pela convicção que Paulo deva ter orado pela cura de Trófimo mesmo porque, Paulo era um homem que costumava orar e interceder pelos seus. Todavia, por algum motivo, Deus resolveu não ouvir a oração paulina, permitindo assim que Trófimo continuasse acamado.
João 2:1–11 afirma que durante um casamento em Caná, para o qual Jesus fora convidado com seus discípulos, acabou-se o vinho. A mãe de Jesus então diz ao filho: "Eles não têm mais vinho", ao que Jesus responde: "Mulher, por que dizes isto a mim? Ainda não é chegada a minha hora.".
Quando São Paulo passou por aqueles lugares, no início da sua segunda visita missionária, escolheu Timóteo como companheiro de viagem, por que “ele era muito estimado pelos irmãos de Listra e Icônio” (At 16,2), mas o fez circuncidar “por causa dos Judeus que viviam naquela região” (At 16,3).
Qual é o último pedido de Paulo a Timóteo na carta?
Depois de falar das cenas de seu julgamento perante Nero, da deserção de seus irmãos e da mantenedora graça de um Deus que guarda o concerto, Paulo terminou a carta recomendando seu amado Timóteo à guarda do Supremo Pastor, o qual, mesmo que os subpastores pudessem ser abatidos, cuidaria ainda de Seu rebanho.
Qual o contexto da Segunda carta de Paulo a Timóteo?
A segunda carta a Timóteo (2Tm) traz a assinatura de Paulo e o cenário descrito ambienta os últimos dias do apóstolo na cidade de Roma, onde estava preso, aguardando o julgamento que o levaria ao martírio. Uma cela escura, degradante, com outros prisioneiros, certamente provava a temperança do apóstolo e sua confiança.