Dicas importantes na hora de usar aonde ou ondeOu seja, é preciso usar a palavra aonde. Já o verbo estar dá a ideia de permanência e, portanto, o termo onde deve ser empregue.
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
Essa é uma dúvida comum para quem escreve. No entanto, o uso de cada um desses termos é bem simples. A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.
Gilberto e Gilmar - Assino Com X - Feat. Zé Neto e Cristiano (DVD 40 Anos de Sucesso)
Como usar o onde é aonde?
Usamos “onde” com verbos que, quando questionados, aceitam a expressão EM ALGUM LUGAR. Usamos “aonde” com verbos que indicam movimento e que aceitam a expressão A ALGUM LUGAR ou PARA ALGUM LUGAR.
ou Onde você quer chegar? A forma correta é "Aonde você quer chegar?". "Aonde" é o resultado da união da preposição "a" com o pronome "onde" (a+onde=aonde).
O uso correto dessas duas palavras vai depender do contexto da frase. "Aonde" indica destino e movimento, significando a que lugar a pessoa vai ou foi, por exemplo. Já "Onde" indica um local fixo, significando em que lugar.
Aonde ou onde: qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. A principal diferença é que, enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento.
O advérbio aonde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento. O advérbio onde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento.
De acordo com o artigo 29 da CLT, a instituição empregadora é responsável por realizar a assinatura na Carteira de Trabalho do empregado em até cinco dias úteis a partir do início efetivo das atividades laborais.
Para que uma pessoa da mesma unidade que você se encontre assine um documento, basta que você atribua o processo à pessoa ou simplesmente informe a pessoa para que assine o documento, pois todos os membros com perfil básico em uma unidade podem assinar qualquer documento criado na unidade.
Assinatura: as cartas são comumente assinadas ao final da página. A assinatura é essencial principalmente nas cartas comerciais e oficiais. Sua localização pode ser em um dos cantos ou centralizada.
Quando alguém quer pedir para assinar algum documento, por exemplo, ou fazer uso da expressão em alguma situação, é escrita a frase “assino embaixo”, junta, porque nesse sentido a palavra é um advérbio, no qual indica o local onde será feita a assinatura. Gostou?
O uso mais comum que se faz de “embaixo” é como advérbio de lugar. Nesse caso, a grafia correta é embaixo, ou seja, junto. Há algumas situações em que a palavra “baixo” é usada como adjetivo e poderá ser precedida da preposição “em”, dando origem a em baixo com grafia separada.
Abaixo-assinado é escrito com hífen quando se refere a documento assinado por várias pessoas. Plural: abaixo-assinados. Na reunião com representantes do setor produtivo, Anibal Diniz vai receber abaixo-assinado, que já conta com 10 mil assinaturas, favorável ao horário atual.
O in usado em citações e referências bibliográficas é de origem latina. É classificado morfologicamente como uma preposição, com função sintáctica de "circunstância de lugar", significando: «em, dentro de, entre, no meio de, sobre».
Aonde: Ao contrário do advérbio onde, que indica permanência, o advérbio aonde indicará ideia de movimento, lugar para o qual se vai, destino/direção. Se você ficar em dúvida, observe se o verbo com o qual o advérbio onde se relaciona exige a preposição a.
Aonde possui lógica semelhante à da palavra onde: mesmas funções e ideia de lugar. Porém, sua diferença está no fato de apresentar noção de movimento. Aonde não apresenta ideia de permanência, mas de movimento, transporte.
Para deixar mais clara e objetiva a diferença entre o uso de “onde” e “aonde”, apresento mais exemplos: “Aonde você vai?” Neste caso há o sentido de destino, expresso pelo verbo ir. “Onde você mora?” Nesta frase o significado expressa a ideia de local fixo, moradia, justificando o uso do advérbio onde.