Todos os cristãos devem servir uns aos outros (1 Pedro 4:10). A palavra "diácono" é empregada num sentido específico em 1 Timóteo 3:8, onde Paulo começa a lista de qualificações de alguns servos especiais escolhidos na igreja.
O diácono deve ter somente uma esposa e ser capaz de governar bem os seus filhos e toda a sua família. Pois os diáconos que fazem um bom trabalho conquistam o respeito dos irmãos na fé e são capazes de falar com coragem sobre a sua fé em Cristo Jesus.
Onde está escrito que o diácono tem que ser cheio do Espírito Santo?
Que é requerido que os diáconos manifestem a graça de Deus é claro a partir do que a Escritura nos diz sobre os primeiros diáconos. Eles deveriam ser homens “de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria” (Atos 6:3).
DEVERES DO DIÁCONO, O SIGNIFICA DIÁCONO? | Wellinton Jesus
Quem foi o primeiro diácono na Bíblia?
E o primeiro homem que foi escolhido pelos apóstolos para ser diácono foi Santo Estevão, “homem cheio de fé e do Espírito Santo” 2. A princípio, as funções do diácono giravam em torno do serviço aos necessitados, mas Estevão também tinha o dom da palavra e foi escolhido por Deus para ser canal de milagres e graças.
O papel do Diácono na Igreja é ser sinal de Cristo-Servo, animador da “diaconia” da Igreja, da vocação ao serviço de cada comunidade e de cada cristão.
Em síntese: São Paulo e antigos documentos da Igreja referem-se a diaconisas. Eram mulheres de conduta irrepreensível chamadas a participar dos serviços que a Igreja prestava a pessoas do sexo feminino, principalmente por ocasião do Batismo (ministrado por imersão).
Os diáconos são líderes clérigos que são chamados por Deus, autorizados pela igreja, e ordenados por um bispo para um ministério de vida a Palavra, Serviço, Compaixão e Justiça (¶329). Os diáconos exemplificam o discipulado cristão por serem uma ponte entre a igreja e o mundo.
O que fizerem, façam-no de todo o coração como se estivessem a servir o Senhor e não os homens. Lembrem-se de que a recompensa vem do Senhor que vos fará ter parte na sua herança. É a Cristo, o verdadeiro Senhor, que estão a servir.
O que Paulo quis dizer quando disse que “o bispo [deve ser] irrepreensível”? O bispo é escolhido pelo Senhor e deve ser um homem de alto caráter moral e dignidade. No entanto, todos os bispos são imperfeitos e, às vezes, cometem erros durante seu serviço.
O diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem. Os outros dois graus são o presbiterato e o episcopado. Assim, diáconos, presbíteros e bispos compõem a hierarquia da Igreja. Para os diáconos, as mãos lhes são impostas para o serviçoe não para o sacerdócio.
O termo “diácono” vem do grego antigo, διάκονος, encontrado cerca de 30 vezes no Novo Testamento, e quer dizer “ministro”, “ajudante”. Palavras semelhantes são diakonia (ministério ou diaconato) e diako- neo (servir ou ministrar).
O diaconato é uma das funções eclesiásticas mais prestigiadas e difundida nas igrejas evangélicas, seja qual for à linha teológica ou a forma de liturgia adotadas. A nomenclatura varia – em algumas denominações eles são chamados de obreiros ou oficiais — assim como as atribuições e dimensões de poder.
Por que o diaconato é tanto um ofício quanto um ministério?
De acordo com os textos bíblicos podemos observar que o diaconato é tanto um ofício quanto um ministério. Um ofício porque sua função é claramente limitada: suprir as necessidades dos santos; daí pode-se afirmar que o ofício básico do diácono é a assistência da igreja na sua estrutura interna e na parte social.
1. [ História religiosa ] Indivíduo encarregado da distribuição dos fundos comuns aos fiéis cristãos, na Igreja cristã primitiva. 2. [ Religião ] Clérigo que tem a primeira das ordens sacras, inferior a sacerdote, e que desempenha funções como pregar, baptizar ou dar a comunhão.
Segundo a Bíblia, o primeiro diácono mencionado é Estêvão, escolhido juntamente com outros seis homens para servir nas necessidades diárias da comunidade cristã em Jerusalém (Atos 6:1-6).
Eu recomendo a vocês a nossa irmã Febe, que é diaconisa da igreja de Cencreia. Recebam essa irmã em nome do Senhor, como deve fazer o povo de Deus. Deem a ela toda a ajuda que precisar, pois ela tem ajudado muita gente e a mim também.
Os diáconos também possuem uma função crucial na vida e saúde da igreja local, mas a sua função é diferente daquela dos presbíteros. O papel bíblico dos diáconos é cuidar das necessidades físicas e logísticas da igreja, de modo que os presbíteros possam se concentrar no seu chamado primário.
O termo "diácono" tem origem na palavra grega "diakonos", que significa "servo" ou "aquele que serve". O papel do diácono é desempenhar funções de apoio e assistência dentro da igreja, auxiliando os líderes e contribuindo para o bom funcionamento das atividades pastorais.
Os diáconos ajudam o bispo a cuidar das necessidades temporais da Igreja. Isso poderia incluir coletar as ofertas de jejum, ajudar a cuidar dos necessitados e ajudar a cuidar da capela e seus jardins.