Mato Grosso: Cuiabá é a cidade mais afetada, com previsão de temperaturas de até 45ºC. A capital do estado enfrentará vários dias consecutivos de calor extremo, com máximas de 42ºC a 44ºC, o que pode provocar recordes históricos.
Um termômetro de rua em Minaçu, município na região norte de Goiás, registrou a temperatura em 47ºC na cidade. Segundo Elisabeth Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que as temperaturas registradas por sensores de rua podem ser alteradas por diversos fatores do local.
Em Guaratiba, na zona oeste, a sensação chegou a 50,6 graus por volta das 10h40. Nessa hora, a estação de meteorologia do bairro marcava 41,4°C. Dia após dia, o bairro tem registrado sensações térmicas extremas, incluindo o recorde de 58,5°C na última terça-feira.
A cidade de Valparaído, no noroeste paulista, a 465 km da capital, registrou 41 ºC. É a maior temperatura do ano em todo o estado, superando o recorde anterior de 40,6 ºC em Registro, em meados de fevereiro.
Aquecimento global: 4 afirmações sobre as mudanças climáticas que a ciência desmentiu
Qual foi a última vez que fez 40 graus em São Paulo?
A maior absoluta de todo o histórico do CGE permanece a do dia 27 de setembro 2004, na Freguesia do Ò, Zona Norte, quando os termômetros marcaram 40,4°C.
De acordo com o MetSul, a maior temperatura registrada oficialmente na história do Brasil foi de 44,8°C na cidade de Nova Maringá, no Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020. Na época, a marca superou o recorde de Bom Jesus, Piauí, onde foram registrados 44,7°C em 2005.
Até a próxima quinta-feira, 26 de setembro, Cuiabá poderá bater o recorde de calor para 2024 mais de uma vez. Dos 23 dias de setembro, Cuiabá igualou ou superou a marca dos 40°C em 16 dias.
Calor aumenta e Rio registra sensação recorde de 58,5°C de manhã O Rio de Janeiro registrou, às 9h15 desta terça-feira (14), a maior sensação térmica desde 2014, de 58,5 graus Celsius (°C). A medição foi feita pela estação do serviço municipal de meteorologia Alerta Rio em Guaratiba, na zona oeste da cidade.
A cidade do Rio de Janeiro registrou, neste sábado (18), 59,7ºC de sensação térmica às 8h10, na estação de Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense. O número é o maior da série histórica do sistema Alerta Rio, que iniciou as medições em 2014. A informação é do Centro de Operações Rio, da prefeitura da cidade.
No Rio de Janeiro, o sistema Alerta Rio informa que os termômetros na estação de Irajá registraram 42,5 graus. Até então, a maior temperatura do ano havia sido de 41,8 graus, registrada no dia 17 de fevereiro. Por curiosidade, há exatos dez anos o Rio também registrava a maior temperatura do ano, em 2013.
As temperaturas médias globais durante os três meses de verão (junho, julho e agosto) foram as mais altas já medidas, ultrapassando o recorde de 2023, anunciou nesta sexta-feira (6) o observatório europeu Copernicus.
Resultado do estabelecimento de um bloqueio atmosférico que, além de impedir a formação de chuvas, tem elevado substancialmente as temperaturas, configurando uma onda de calor muito atípica para essa época do ano.
Na terça-feira (18/07), a temperatura chegou a 50,5º graus Celsius em Al-Ahsa, província no leste da Árabia Saudita. Foi o nono país a encarar temperaturas acima de 50 graus em 2023 – o clube do calor escaldante inclui também Emirados Árabes, China, Estados Unidos, México, Kuwait, Oman, Irã e Iraque.
Qual a temperatura mais alta que já deu no Brasil?
Segundo o Instituto, o novo recorde histórico de calor superou a marca de 44°C registrado em 30 de outubro de 2020, quando o Brasil viveu uma das ondas de calor mais intensas já registradas no país. O primeiro registro de temperaturas acima de 42ºC foi em 2010 com 42,3ºC.
Qual foi a maior temperatura registrada no Brasil em 2024?
O recorde de temperatura máxima em 2024 deve ser quebrado nesta sexta-feira (6) em Brasília e Manaus. A capital federal registrou recorde de 32,8°C no dia 4 de setembro.
Tecnologia Científica. Eventos de calor extremo foram registrados em todo o mundo nos últimos meses. A temperatura atingiu 100 graus em uma cidade siberiana acima do Carculo Polar a rtico em junho.
Turfan, China: esta área fica a noroeste da província chinêsa de Xinjiang e já viu temperaturas acima de 50°C. Kebili, Tunísia: esta cidade tunisiana já registrou 55º C.
A temperatura mais alta registrada na Terra foi de 58º Celsius em El Azizia, no deserto da Líbia, em 13 de setembro de 1922. No entanto, em setembro de 2012, a Organização Meteorológica Mundial desqualificou o recorde, 90 anos depois de ele ter sido estabelecido.
Qual a maior temperatura que o corpo humano suporta?
Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.