O território onde hoje está o Iraque já abrigou uma das civilizações mais importantes da história. Na Antiguidade, ficava ali o Império Babilônico, famoso pela criação do Código de Hamurabi.
Segundo relata o Cilindro de Ciro, na origem da queda da Babilónia esteve uma ordem dada pelo deus Marduk ao imperador persa no sentido de conquis- tar a cidade. O deus tutelar da Babilónia pretendia punir o rei Nabónido pelo seu desrespeito pelo culto.
O Cativeiro da Babilônia foi o período na história do antigo povo hebreu caracterizado pelo exílio de parte da população judaica na Babilônia. Ocorreu entre os anos 586 a.C. e 538 a.C., marcando um período de aproximadamente 50 anos, e teve repercussões profundas na cultura, na religião e na identidade do povo hebreu.
Qual é o nome da cidade do Apocalipse que seria destruída?
2 E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e guarida de todo espírito imundo, e guarida de toda ave imunda e detestável.
BABILÔNIA: A história e a queda da rica cidade da Bíblia
Qual era o Deus do povo da Babilônia?
Religião Babilônica - História da Religião Babilônica
Existia uma grande quantidade de reis divinos, à frente dos quais estava Marduk. Importantes eram também Samas, o deus Sol e da justiça, que está representado no Código de Hamurabi; e Ishtar, a deusa do amor e da guerra.
Jeremias 51:1-25 NTLH. O SENHOR Deus diz: — Eu farei com que venha um vento destruidor contra a Babilônia e o seu povo. Mandarei estrangeiros para destruírem o país como o vento que joga longe a palha. Quando chegar esse dia de destruição, eles atacarão de todos os lados e deixarão a terra deserta.
Após a morte de Nabucodonosor, o Segundo Império Babilônico entrou em decadência por falta de administração, levando a conflitos internos. No ano de 539 a.C., os babilônios acabaram conquistados e submetidos, pelo rei Ciro II, ao Império Persa.
Todos os acadêmicos que acreditam na historicidade de Gênesis são unânimes em dizer que a Torre de Babel ficaria em algum lugar da Mesopotâmia, muito provavelmente na região em que se fundaria a cidade de Babilônia. Essa região, entre o Rio Tigre e Eufrates, seria hoje território do Iraque.
A expansão dos impérios Assírio e Babilónio causou a dominação de Israel e, depois, de Judá. O Reino de Israel foi destruído pelos Assírios (722 AC) e o seu povo foi levado ao exílio e ao esquecimento.
Saddam sempre foi fascinado pelas ruínas da Babilônia. Ele ordenou uma ambiciosa reconstrução dos muros da cidade, o que custou milhões de dólares em pleno auge da Guerra Irã-Iraque.
A região onde hoje se encontra o Iraque também era conhecida como Mesopotâmia, palavra que vem do grego "meso" (entre) e "potamos" (rio), podendo, portanto, traduzir-se por "entre rios". O nome foi dado pelo fato de a região estar situada entre os rios Tigre e Eufrates.
Hoje a cidade da Babilônia está em ruínas, mas seus vestígios arqueológicos ainda podem ser vistos na planície de inundação entre os rios Tigre e Eufrates. O sítio arqueológico da Babilônia, que inclui as ruínas dos antigos templos, palácios e fortificações da cidade, foi designado como Patrimônio Mundial da UNESCO.
O Primeiro Império Babilônico foi criado por Hammurabi na baixa Mesopotâmia. Hammurabi liderou a Babilônia, controlando o maior Império de Ur. Era a dinastia dos amoreus, que terminou no século XVI, quando a região foi invadida pelos hititas. O rei Hamurabi (em pé) recebe do deus Shamash o código.
Qual é o nome da cidade que seria destruída no Apocalipse?
1 E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória. 2 E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e coito de todo espírito imundo, e coito de toda ave imunda e odiável.
Quando o rei persa aqueménida Ciro II atacou Babilónia em 539 a.C., com uma ofensiva de surpresa contra a Porta de Enlil, no noroeste da cidade, os combates foram breves e cidade caiu nas suas mãos juntamente com todo o império.
O território onde hoje está o Iraque já abrigou uma das civilizações mais importantes da história. Na Antiguidade, ficava ali o Império Babilônico, famoso pela criação do Código de Hamurabi.
O nome “Babilônia” origina-se de “Babel”. Lembramo-nos da história da torre de Babel da Bíblia. O princípio da torre de Babel é o da tentativa de edificar algo na terra para atingir o céu. E quando os homens construíram essa torre, eles usaram tijolos.
“O exílio representou o trágico fim da independência nacional com a queda da dinastia davídica no reino de Judá. O exílio não só abriu um novo capítulo na história da formação da Bíblia, como também na história do povo judeu após a volta do exílio” (Scardelai).
A resposta a essa pergunta, porém, é simples: Ninguém criou Deus. Deus existe sem uma causa. Ele sempre existiu e não há como Ele não existir. Só faz sentido a gente perguntar quem criou o universo e as coisas que existem dentro dele.
Jeremias diz que “A Babilônia era um copo de ouro nas mãos do SENHOR, o qual embriagava a toda a terra; do seu vinho beberam as nações; por isso, enlouqueceram” (Jr 51.7).