Para que isso aconteça, as juntas ficam localizadas no cubo das rodas dianteiras, onde se conectam às extremidades do eixo de transmissão. Nos veículos com tração traseira, as juntas homocinéticas estão presentes nas 4 rodas.
O que pode acontecer se a junta homocinética estiver ruim?
Se o carro continuar a rodar com a junta danificada, ela sofrerá desgaste ainda maior e, em algum momento, irá falhar. O efeito mais fácil de identificar que a homocinética está ruim é um estalo que acontece quando se gira as rodas. O barulho aumenta quando o veículo é acelerado.
Ela fica localizada embaixo do carro, perto das rodas e protegida por uma coifa. Ela é um elemento que de segurança para o carro. Se tiver alguma falha ou uma quebra nessa junta, a energia produzida pelo motor não será mais transmitida para as rodas, o que provocará uma parada total do veículo.
Conheça as causas que levam ao desgaste e quebra da junta homocinética deslizante. Coifa, cortada, deformação empenamento do semieixo e alteração da suspensão podem provocar a quebra prematura de peças que complementam a junta.
O serviço de troca da homocinética geralmente é feito em uma oficina especializada e pode levar algumas horas. O preço da mão de obra pode variar entre R$ 150 e R$ 400, dependendo da região e da complexidade do serviço.
Confira tudo sobre a junta homocinética do veículo
É perigoso andar com a homocinética estalando?
É perigoso andar com a junta homocinética estalando? Pode ser perigoso andar com uma junta homocinética estalando porque ela pode romper causando além da parada do veículo danos em componentes do sistema de suspensão e direção do veículo.
Uma junta homocinética danificada pode levar à soltura completa da peça, resultando em perda de controle e risco de acidente. A junta homocinética é vital para a capacidade do carro de manobrar, especialmente durante curvas mais acentuadas.
Por se tratar de uma peça mecânica, que faz uso de diversos rolamentos para se movimentar, qualquer poeira ou detrito que adentrar no sistema pode ocasionar ruídos – os conhecidos estalos – ou desgate – este que leva a folgas, exigindo a troca da peça.
Pode soar como um clique alto, estalo ou clunks conforme o dano piora. Uma junta homocinética defeituosa também causa vibração sentida no volante e no assoalho do carro. Uma junta homocinética desgastada também emite sons de estalo ao colocar o veículo em marcha-ré.
Não existe um tempo específico para a troca da junta homocinética, pois isso depende de diversos fatores, como o tipo de veículo, as condições de condução e a frequência de uso.
Esse é o semieixo responsável pela tração do carro, onde há duas juntas homocinéticas. Se não houvesse a junta homocinética, o veículo não se movimentaria com as rodas viradas. Essa peça também é conhecida como juntas CV, além de ser responsável por fazer a ligação entre o semieixo do carro e o cubo das rodas.
Apresentando sinais de desgaste acentuado, caso não seja substituída, a junta homocinética pode se romper e o resultado pode ser a perda de tração, travamento ou mesmo danificar peças importantes do carro como: semi-eixos, câmbio, rodas e suspensão.
As juntas homocinéticas internas ligam os eixos de transmissão à transmissão. As juntas homocinéticas são necessárias para transferir o torque da transmissão para as rodas motrizes a uma velocidade constante. Sempre acomodando o movimento para cima e para baixo da suspensão.
As juntas homocinéticas são responsáveis pela transmissão da força do motor para as rodas. A vida útil das juntas homocinéticas é longa. Geralmente 50 mil km revisao-50-000-km rodados.
Ela tem a função de transmitir o torque do motor às rodas. O excesso de carga no carro, aqueles trancos nas arrancadas e desalinhamento nas rodas provocam o desgaste prematuro da junta homocinética. Se ela quebrar, o automóvel simplesmente não anda. Não se esqueça de consultar sempre o seu mecânico :)
Estalo. Outro ruído que pode ocorrer ao virar o volante é o estalo. Esse barulho pode indicar desgaste nas peças do sistema de direção, como as buchas e os terminais de direção. Quando essas peças estão desgastadas, há uma folga que causa o estalo ao movimentar o volante.
As principais causas de quebra do componente são: - Carro rebaixado altera o ângulo do semieixo e provoca a quebra da homocinética deslizante, aplicada no lado câmbio.
A falta de lubrificação nas peças móveis do sistema de direção pode causar um atrito excessivo, resultando em rangidos ao movimentar o volante. Verificar e adicionar lubrificação adequada pode resolver esse problema.
Se o veículo vibrar ou trepidar durante as acelerações, ele pode estar com a homocinética deslizante travada ou com a junta fixa gasta ou danificada. Se a vibração ou trepidação acontecer em velocidades constantes ou com o uso do freio-motor, possivelmente o defeito está na homocinética fixa.
O que fazer se a coifa da homocinética rasgar? Pare o carro imediatamente: Se você notar qualquer sinal de que a coifa da homocinética pode estar danificada, pare o carro em um local seguro e não o use mais.
O sintoma mais comum de uma CV com problemas é o som de batidas do automóvel ao girar. Isso pode ser devido às articulações não serem lubrificadas ou estarem apenas desgastadas. Quanto mais alto for o ruído, mais próximo está do desgaste total.
Já a troca pode variar entre 40 e 50 mil km, porém, essa vida útil pode ser menor se houver alguma ocorrência com a coifa protetora. A coifa protege a junta de males externos, como poeira e água.