A ferrovia Qinghai-Tibet estende-se por quase 2 mil quilômetros. Ela atravessa o planalto tibetano, de Xining – a capital da província de Qinghai, na China central – até Lhasa, no Tibet.
O percurso clássico da Transiberiana vai de Moscou, na estação Yaroslav até Vladivostok. Cidades separadas por 9.288km. Mas a rota ficou ainda mais interessante quando se juntou a Ferrovia Transmongol e a Transmanchuriana, para ter como destino Pequim e uma imponente atração, a Grande Muralha da China.
Onde fica o trecho ferroviário mais longo do mundo?
Com 9289 km de extensão, a Transiberiana é a maior ferrovia do mundo, ligando Mongólia, China e o mar do Japão até a Sibéria, no extremo oriente da Rússia. O trajeto atravessa 12 regiões e 87 cidades russas.
A maior parte das ferrovias brasileiras encontra-se na região Sudeste. Essas estruturas foram construídas, em sua maioria, durante o período da produção de café nessa região, o principal cerne da economia nacional ao final do século XIX e início do século XX.
A Transnordestina é a maior obra ferroviária linear em execução no Brasil. Com 1.753 km de extensão em linha principal, a ferrovia de classe mundial passa por 81 municípios, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção aos portos do Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco.
Rota Moscou-Vladivostok, que não precisa que o passageiro saia do território russo, sendo esta denominada a rota principal; Rota Moscou-Pequim, que liga China e Rússia com uma rota que também passa pela Mongólia.
O maior trem de carga do mundo, que sai das minas da Vale, na EFC, é uma proeza de engenharia composta por nada menos que 330 vagões. Estendendo-se por incríveis 3.500 metros, o trem é uma sinfonia de metal e força, capaz de transportar mais de 36 mil toneladas de minério de ferro em uma única jornada.
Sistema conhecido como hyperloop prevê túnel de 150 km de extensão e levitação eletromagnética. A China deu início aos estudos relacionados à criação da primeira linha ferroviária hyperloop do país. O trem de alta velocidade deve conectar as cidades de Xangai e Hangzhou em um túnel a vácuo de 150 km de extensão.
1 As oito maiores redes ferroviárias mundiais são: Estados Unidos, com 194.136 km; Rússia, com 85.266 km; China, com 66.989 km; Índia, com 65.808 km; Canadá, com 52.131 km; Alemanha, com 33.426 km; Austrália, com 33.343 km; e França, com 30.013 km (UIC, 2014). 2 TKU = tonelada.
Inaugurado em 2016 após 17 anos de construção, o Gotthard Base Tunnel tornou-se uma ligação ferroviária vital entre o norte e o sul da Europa, bem como um destino para os entusiastas ferroviários que desejam atravessar o mais longo e –a quase 2,4 quilômetros abaixo da superfície– o mais profundo túnel do mundo.
O trajeto, que fica entre o Maranhão e o Pará, tem quase 900 km. O Repórter Mirante deste sábado (5) embarcou na viagem de trem mais longa do Brasil. O trajeto, que fica entre o Maranhão e o Pará, tem quase 900 km.
Na província de Salta, norte da Argentina, o Trem das Nuvens é uma das principais atrações turísticas. A 4.200 metros de altitude, argentinos e estrangeiros fazem uma travessia ferroviária de duas horas, com momentos de grandes emoções.
Em termos de desenvolvimento ferroviário, a China está inquestionavelmente à frente. Em apenas uma década, o gigante asiático construiu quase 40 mil km de estradas de alta velocidade, mais do que o resto do mundo somado, e quer chegar aos 70 mil km até 2035.
A primeira locomotiva a vapor (imagem do post), que é essencialmente uma máquina a vapor usada para impulsionar um veículo sobre os trilhos, foi construída em 1804 por Richard Trevithick para a Penydarrem Iron Works em Wales (Gales).
Em 2006, após uma crise financeira, a Brasil Ferrovias foi adquirida pela ALL, que passou a controlar, além da Malha Sul, também as Malhas Paulista, Oeste e Norte, totalizando 11 738 quilômetros e sendo a maior operadora ferroviária do país.
1. Ferrovia Norte-Sul. Entre as ferrovias mais importantes do Brasil está a grandiosa Ferrovia Norte-Sul, projetada em bitola larga para ligar as cinco regiões do Ppaís, funcionando também como a “espinha dorsal” do sistema ferroviário brasileiro.
Qual é a região brasileira que tem menos ferrovia?
O Centro-Oeste é a região com a menor extensão de trilhos de ferrovias ociosos, enquanto o Norte não apresenta trechos sem viabilidade econômica, segundo a agência reguladora.