O livro de Colossenses faz parte do Novo testamento e foi escrito por volta de 60 DC. A cidade de Colossos ficava na província romana da Ásia, região que hoje faz parte da Turquia.
Colossos era uma cidade da Frígia, região da Ásia Menor (Atual Turquia). Encontrava-se na parte superior do vale do rio Lico, a uns 120 quilômetros de Éfeso.
1 LISTA DE ABREVIATURAS DOS LIVROS DA BIBLIA ANTIGO TESTAMENTO NOVO TESTAMENTO Genesis Gn Mateus Mt Êxodo Ex Marcos Mc Levitico Lv Lucas Lc Nm João Jo At Números Deuteronômio Dt Atos dos Apóstolos Josué Js Romanos Rm Juízes Jz 1Coríntios 1Co Rute Rt 2Coríntios 2Co 1Samuel 1Sm Gálatas Gl 2Samuel 2Sm Efésios Ef 1Reis 1Rs ...
Epístola aos Colossenses, Carta de Paulo aos Colossenses, ou abreviadamente Colossenses são alguns dos nomes pelos quais é conhecida a epístola atribuída ao apóstolo Paulo, redigida aos cristãos da Igreja situada em Colossas, uma cidade frígia da Ásia Menor, aproximadamente no ano 60 d.
Colossenses foi escrita por Paulo durante o período de sua prisão domiciliar em Roma (At 28.30), por volta de 61 A.D.,[1] ou seja, num tempo em que a igreja devia ter mais ou menos seis anos de existência.
A essência dos ensinamentos dele é de que somente Jesus Cristo poderia salvar e somente por meio dele os pecados são perdoados. Paulo incentiva os colossenses a continuarem fieis, construindo sua fé em alicerce seguro, com vigilância, não crendo em ensinamentos de qualquer pessoa.
Antes de Paulo escrever esta carta aos cristãos de Colossos, ele nunca havia visitado a cidade deles (Colossenses 2:1). Isso ajuda a explicar as saudações pessoais que ele incluiu no final da carta, uma prática que era geralmente reservada para as cartas às igrejas que ele não havia visitado (por exemplo, Romanos).
Jesus, dito o Justo, conhecido como "Jesus, chamado de Justo", (do grego Ιησούς χω λεγόμενος Ιουστος Iesous ho legomenos Ioustos), é um personagem citado por Paulo de Tarso em sua Epístola aos Colossenses 4:11. Geralmente, acredita-se que Paulo escreveu Colossenses na prisão em Roma, provavelmente durante o ano 50.
A cidade de Colossos ficava na província romana da Ásia, região que hoje faz parte da Turquia. A igreja dali não tinha sido fundada por Paulo, e, pelo que parece ele ainda não havia estado lá quando escreveu a Carta aos Colossenses.
Por volta de 60 d.C., houve um terremoto que destruiu Laodiceia. A proximidade geográfica das duas cidades é possível que também Colossas tenha sofrido estragos. Posteriormente foi reconstruída, atualmente praticamente desapareceu.
O que significa Colossenses e suas linhas de amor?
O refrão da canção fala sobre um 'fio que se rompeu', simbolizando a separação entre a humanidade e Deus devido ao pecado. A 'costura' desse fio pelo 'sangue santo' de Cristo representa a redenção e a restauração da relação entre Deus e os seres humanos, uma das crenças fundamentais do cristianismo.
Os estudiosos concordam que o autor do Evangelho de Lucas é o mesmo que escreveu o livro de Atos dos Apóstolos. A tradição diz que os dois livros foram escritos por Lucas companheiro de Paulo (nomeado em Colossenses 4:14 ).
Devemos cuidar para que a intenção do nosso coração seja agradar acima de tudo a Deus, pois se não for assim cometemos pecado. Há ainda o fato de que muitas vezes na intenção de agradar as pessoas, esperamos o reconhecimento e a recompensa e nos decepcionamos.
O propósito principal dessa epístola é a advertência contra os mestres imorais e as heresias da época, que colocavam em risco a fé dos cristãos. Há quem diga que Judas estaria escrevendo contra os mestres ateus que afirmavam que aos cristãos seria permitido fazer tudo o quanto desejassem, sem temer o castigo divino.
Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.
O Livro de Obadias, também chamado de Livro de Abdias na Bíblia católica, faz parte da Bíblia hebraica, da qual é o menor livro, com apenas um capítulo, vem depois do Livro de Amós e antes do Livro de Jonas.
É o maior livro de toda Bíblia e constitui-se de 150 (ou 151 segundo a Igreja Ortodoxa) cânticos e poemas proféticos, que são o coração do Antigo Testamento.