Para encontrar o número do CRV, o condutor deve ter como referência o QR Code que aparece no documento digital. O número do CRV, encontra-se ao lado esquerdo do QR Code, na parte inferior do código.
Ele é composto por 5 números e fica localizado na parte inferior direita do documento, abaixo do campo destinado à assinatura do proprietário. Antes de comprar ou fazer a transferência de um veículo verifique se o código de segurança do CRV é válido e corresponde ao número que consta no sistema do DETRAN.
O CRV é o documento de propriedade do veículo, antigamente chamado de DUT (Documento Único de Transferência). Esse documento não é de porte obrigatório ao dirigir e deve ser guardado em local seguro para ser usado em eventual venda do veículo. Em destaque o código de segurança do CRV.
Há dois caminhos para se ter acesso ao CRV digital. O mais simples é por meio do aplicativo de celular Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados. Ao se vincular o número do Renavam do veículo, o aplicativo exibe o documento na tela do aparelho.
Como emitir CRV digital sem o código de segurança?
Para obter seu CRLV-e SEM o Código de Segurança do CRV no Portal DENATRAN você precisa ter uma conta cadastrada no GOV.BR e os selos de confiabilidade (nível de autenticação) verificado ou comprovado.
Pelo Detran, você precisa acessar o site do Detran, ir até a aba "Veículos", escolher "Licenciamento anual (CRLV-e)", fazer login, e seguir as instruções para baixar o documento. Já pelo Senatran, é só acessar o Portal de Serviços Denatran, fazer login, clicar em "Baixar CRLV", e seguir todos os passos indicados.
A principal diferença entre eles é que o CRLV é de porte obrigatório e deve ser renovado anualmente, já o CRV é o documento de transferência e só deve ser utilizado quando o veículo for vendido ou sofrer alguma alteração física, como a mudança de cor ou até mesmo motor, por exemplo.
Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados. Após o login, você deve localizar no canto superior esquerdo da página o bloco "Veículos" e ali clicar em "Validar CRV".
Altera as especificações do Certificado de Registro de Veículo - CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV, passando o número de série dos certificados de 10 (dez) para 12 (doze) dígitos.
Para tal, você deve acessar o site do DETRAN do seu respectivo estado. Em seguida, procurar pela área de consulta a veículos e, nela, digitar o número da placa do veículo e o RENAVAM. Na aba seguinte, é necessário inserir o seu CPF. Finalmente, as informações do veículo serão apresentadas.
CRV (Certificado de Registro de Veículos) - Esse documento é emitido no 1º emplacamento do veículo. Qualquer alteração de característica do veículo, como cor, substituição de molas convencionas por molas esportivas, devem ser informadas ao Detran para que sejam alteradas no CRV.
O que fazer quando o CR-V não tem código de segurança?
Se seu documento não possuir o Código de Segurança ou não estiver legível é necessário procurar o Detran responsável pela emissão do documento e informar a ausência do Código de Segurança no CRV (documento de transferência do veículo) (DUT) para que um novo documento seja emitido.
O CRV e o CLA agora serão integrados ao Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV-e) e o DUT se desvincula do CRV e se transforma na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e). Segundo o Contran, a medida vale para veículos registrados a partir desta segunda.
Para os veículos com emissão de CRV eletrônico a partir de 04/01/2021, o código de segurança começou a ser enviado por SMS, desta forma é de extrema importância o registro de um número de celular na hora de efetivar o emplacamento, transferência de propriedade ou outro processo que gere um novo CRV.
Posso circular com o veículo com a taxa paga? Não. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é de porte obrigatório.
Começa em 1º de julho o Licenciamento 2024 para renovação do CRLV em São Paulo. O documento expedido anualmente pelo Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) é obrigatório para a circulação de veículos. Os pagamentos valem para modelos novos e usados e devem ser feitos até dezembro, conforme o final da placa.
Onde encontrar o código de segurança do CR-V no documento digital?
O código de segurança do CRV, também conhecido como número do espelho do CRV, fica localizado no campo logo abaixo do número do documento, no canto superior direito. Normalmente, esse código é solicitado durante a emissão do CRLV digital.
Para saber o valor do licenciamento 2024 do seu veículo, basta acessar o site da Zapay e inserir o número da placa e o seu melhor email. Além disso, a plataforma da Zapay também oferece o serviço de consultas a outras pendências veiculares, como multas e IPVA do ano vigente ou atrasado.
O Certificado de Registro de Veículo é um documento de posse obrigatória, ou seja, todo proprietário de automóvel deve possuir o CRV. Sendo assim, em caso de perda ou extravio deste documento, o proprietário deve informar ao Detran do estado de registro do veículo para então solicitar a emissão da segunda via.
Este código fica presente no canto superior direito do Certificado de Registro do Veículo, tanto na versão física como na digital. É importante saber a diferença entre CRV e CRLV neste momento, pois algumas pessoas confundem o código presente no CRLV (esse código é o número de Renavam), com o código do CRV.