Domingo - O profeta falho Jonas nasceu em Gate-Hefer (expressão hebraica que significa “lagar na poça d'água”), uma cidade em Zebulom, no norte de Israel, que ficava a apenas alguns quilômetros de Nazaré.
Nínive ficava a 800 km de Israel. Jope era cidade portuária distante 94 km de Gate-Hefer. Jonas levou cerca de três a dias para chegar lá, tempo suficiente para ele mudar de ideia.
Gate dos Filisteus foi uma cidade importante na região da Filístia, mencionada várias vezes na Bíblia hebraica. De acordo com a narrativa bíblica, Sansão, um dos juízes de Israel, destruiu o templo de Dagom em Gate e matou muitos filisteus. A cidade também foi conquistada pelo rei Davi durante seu reinado.
A antiga cidade de Gate é hoje Tel Zafit e está localizada a 50km de Jerusalém, sendo o local onde viviam os principais inimigos de Israel. Os filisteus eram muito avançados em tecnologia, se comparados aos hebreus.
Podemos afirmar, então, que Jonas é do tempo de Jeroboão II, que veio a reinar em Israel do ano 793 a 753 a.C. Mais do que isso, sabendo em que momento da história ele se situa, também sabemos que ele foi contemporâneo dos profetas Oseias e Amós.
Nínive (Ninawa) era um grande amontoado de vários vilarejos ao longo do Rio Tigre. Atualmente, onde ficava, existe a cidade moderna de Mossul, no estado de Ninawa do Iraque.
Portanto, Jonas não queria ir para Nínive porque acreditava que eles mereciam sofrer a punição divina, e não ser alvos da misericórdia. Ele estava em conflito com a natureza compassiva e perdoadora de Deus, temendo que a graça divina pudesse absolver até mesmo os mais cruéis.
O povo inimigo desapareceu há mais de 2.600 anos. Por isso, a ciência tinha dúvidas sobre a existência dos filisteus, mas descobertas recentes dos arqueólogos trouxeram respostas importantes.
A Assíria corresponde em parte ao que hoje é a Síria e o Iraque. A Fenícia está no Líbano. Judeia e Samaria são Israel e Palestina. O Egito é o Egito, óbvio.
“Palestina” vem de “Filístia” – terra dos filisteus, um povo que se estabeleceu por volta de 1100 a.C. na costa leste do Mediterrâneo, onde hoje fica o litoral de Israel e a Faixa de Gaza. Quem batizou foram historiadores da Grécia Antiga. “Israel” é um nome que vem da Bíblia.
Gate-Hefer ou Gath-hepher (hebraico: גַּת הַחֵֽפֶר) era uma cidade fronteiriça no antigo Israel. Era o lar do profeta Jonas. A etimologia do nome é literalmente "prensa de vinho da escavação" e é mencionada duas vezes na Bíblia Sagrada, em Josué 19:13 e em 2 Reis 14:25.
Preso em uma tempestade, ele ordena que a tripulação do navio o jogue ao mar, e após isto, ele acaba sendo engolido por um peixe gigante. Três dias depois, Jonas concorda em ir a Nínive, e então o peixe o vomita na praia.
Társis é uma cidade ou local, mencionado no Antigo Testamento, mas cuja localização não foi determinada, indo desde um porto no Oceano Índico até Cartago ou um porto fenício na Espanha.
Este complexo se refere à pessoa que tem medo das mudanças, do sucesso, de ser diferente e, por isso, de ser rejeitado; prefere renunciar à originalidade e viver isolado, conformado com seu destino, dizendo que o dinheiro atrai a inveja e a infelicidade e o melhor a fazer é deixar as coisas como estão.
Capital do reino da Assíria, na margem esquerda do rio Tigre, na antiga Mesopotâmia, Nínive, cujo nome significava "bela", encontra-se próxima da atual cidade de Mossul, no norte do Iraque.
Os caldeus são povos da antiguidade, de origem árabe, que ocupavam regiões ao sul da Mesopotâmia, chamadas Caldeia, atualmente, são áreas atualmente localizadas a Síria, Iraque e Turquia.
Excerto: O acádio (lišānum akkadītum), também conhecido como acadiano ou assiro-babilônio era uma língua semítica (parte da família afro-asiática) falada na antiga Mesopotâmia, particularmente pelos assírios e babilônios.
Quem são os descendentes dos filisteus nos dias de hoje?
A identidade dos atuais palestinos tem ligação, tendo em vista o nome usado e a localização geográfica, com os povos da época bíblica chamados de filisteus, da região reconhecida biblicamente como Filístia. Filisteus significa errantes, e ou forasteiros.
A história de Gaza é extremamente longa. Era uma base egípcia, uma cidade real para os filisteus e o local onde morreu o herói hebreu Sansão. Apesar de ser um território pequeno, com 40 quilômetros de comprimento e 11 quilômetros de largura, é um dos lugares mais disputados da história.
Canaã é a antiga denominação da região correspondente à área atual de Israel (incluindo as Colinas do Golã), territórios palestinos (Cisjordânia e Faixa de Gaza), de parte da Jordânia (uma faixa na margem oriental do Rio Jordão), do Líbano e de parte do litoral sul da Síria (Números 34:1-15 e Deuteronômio 3:8).
Ir a Nínive significava se deslocar oitocentos quilômetros para o nordeste através do deserto. Társis ficava a mais de três mil quilômetros para o oeste, numa direção totalmente oposta.
2 – Por que Jonas se recusou a pregar?: Para entender a razão porque Jonas tentou fugir do compromisso de pregar a Nínive, é preciso saber que o povo dessa cidade era guerreiro, extremamente cruel, violento e avassalador. Os ninivitas, portanto, representavam uma séria ameaça e um tremendo perigo para Israel.
Nínive era a capital do grande império da Assíria, nação inimiga mortal do povo de Israel. Era um centro de crime e impiedade. Naum 3.1 diz que Nínive era cidade ensanguentada, toda cheia de mentiras. Ir a Nínive significava se deslocar oitocentos quilômetros para o nordeste através do deserto.