Em 2019, cerca de 99% dos iPhones eram fabricados na China. Estima-se que, no ano passado, 13% dos iPhones do mundo foram montados na Índia, e cerca de três quartos deles foram fabricados em Tamil Nadu. Até o próximo ano, o volume produzido na Índia deverá dobrar.
A cidade de Zhengzhou, no centro da China, lar da maior fábrica de iPhones do mundo, suspendeu o lockdown de cinco dias por causa da Covid-19, em uma medida que os analistas consideraram um alívio muito necessário para a Apple e sua principal fornecedora, a Foxconn.
Mas há outros motivos para grandes companhias como a Apple preferirem fabricar seus produtos em outro lugar que não o território americano, como mostra reportagem publicada pelo New York Times. Um deles é o fato de a maioria dos fornecedores da empresa de Steve Jobs estar localizada na China.
A OBSCURA Fábrica De IPHONE Na China (IMAGENS REAIS)
Tem fábrica da Apple no Brasil?
A Apple está expandindo seu portfólio de produtos montados no Brasil: unidades mais recentes do iPhone 11 são feitas na fábrica da Foxconn em Jundiaí (SP) e vêm com a inscrição “indústria brasileira” na parte de trás. A Anatel confirmou que o novo iPhone SE também será montado no país.
iPhone 14: Apple começa a fabricar celular no Brasil
A Apple tem 48 fábricas de dispositivos nos EUA, sendo que mais de 30 estão situadas na Califórnia. Entretanto, esse número é apenas uma fração da produção global, considerando que a maior parte está concentrada na China.
A maioria dos produtos da Apple é montado na China, sendo ela também um dos seus principais mercados — e vice e versa, já que a marca contribui significativamente para a economia do país.
O INPI deferiu o processo em novembro de 2007, mesmo ano em que a Apple lançou seu primeiro iPhone. Por fim, o instituto concedeu o registro à Gradiente em janeiro de 2008. Em novembro, a Apple começou a comercializar o iPhone no Brasil.
Logos. De acordo com Steve Jobs, o nome da empresa foi inspirado por sua visita a uma fazenda de maçãs, enquanto ele estava em uma dieta frutarianista. Jobs pensava que o nome "Apple" era "divertido, animado e não intimidante".
Os aparelhos Apple originais também mostram o IMEI na parte de trás da caixa do celular, na bandeja do cartão SIM e nas configurações. Outro fator importante de como saber se iPhone é original, é verificar o número de série. Com ele, você pode identificar se aquele aparelho está na garantia pelo site oficial da Apple.
A expansão do processo de fabricação ao Brasil não é algo inédito para a Apple: o iPhone 13 e o iPhone 14 também já foram montados no país. Da mesma forma, os indícios de que a montagem foi transferida para o país foram encontrados por acaso, como em adesivos encontrados na caixa de celulares recém-adquiridos.
Porém, apenas o modelo base do iPhone 15, com 6,1 polegadas, estaria sendo montado no país. Os demais dispositivos da linha, como o iPhone 15 Plus, o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max, continuam sendo importados.
Qual a diferença entre o iPhone brasileiro e o americano?
Enquanto na versão americana o smartphone tenha suporte exclusivo para e-SIM, em outros países, como é o caso do Brasil, os iPhones ainda devem contar com porta para chip físico. Na tecnologia e-SIM o chip é integrado ao hardware do aparelho e permite que a operadora ative a linha do usuário à distância.
A JD.Com e a Suning estão vendendo atualmente o modelo básico do iPhone 14 Pro por 7.199 iuans (1.062 dólares), mostraram verificações no aplicativo JD.com e do site da Suning. O valor é 800 iuans mais barato que o preço padrão no site oficial da Apple na China.
Segundo a fabricante do iPhone, medida segue orientação de investidores e um pedido do próprio Tim Cook para ajustar seu salário. O CEO da Apple, Tim Cook, terá um corte de mais de 40% em sua remuneração, passando a ganhar US$ 49 milhões em 2023.
Primeiramente seu estilo era uma maçã com ... Qual é o salário do dono da Apple? O salário do CEO da Apple, Tim Cook, aumentou 28% no ano passado na comparação com o ano anterior. Em 2019, Cook recebeu US$ 11,5 milhões, considerando bônus, benefícios e compensações. ...
Se Larry Page e Sergey Brin eram uma resposta óbvia, o mesmo pode ser dito de Tim Cook. O atual CEO da Apple utiliza o sistema operacional iOS e é dono dos modelos de iPhone mais recentes de sua empresa.
Um dos fatores-chave é a carga tributária. O Brasil aplica impostos pesados sobre a importação de produtos eletrônicos, o que aumenta substancialmente o custo dos iPhones, que são geralmente fabricados na Ásia.
Mas há outros motivos para grandes companhias como a Apple preferirem fabricar seus produtos em outro lugar que não o território americano, como mostra reportagem publicada pelo New York Times. Um deles é o fato de a maioria dos fornecedores da empresa de Steve Jobs estar localizada na China.