O Calabouço sempre será do lado do mapa oposto ao Deserto Subterrâneo e da Selva. Igualmente, o Calabouço sempre será encontrado do lado do mapa que o Bioma de neve está.
A Chave Dourada é um item consumível, podendo abrir somente um Baú de Ouro por chave. Pode ser obtida das seguintes formas: Encontrada em um Baú normal no Calabouço. Matando uma Geleia do Calabouço (100% de chance).
Eles ficam parados em suas respectivas casas à noite e durante eventos. NPCs têm vida limitada e podem levar dano, e finalmente morrer de inimigos, armadilhas, lava, ou se afogando na água; apesar que eles não possam ser atacados diretamente por jogadores (fora de acessórios especiais de Boneco de Vodu ou Ovos Podres).
O Dungeon Guardian é muito forte, levando 1 dano de qualquer ataque, mas ainda é possível derrotar ele. Já foi derrotado várias vezes com o uso de uma Megashark, Gravitation Potion e muitas Crystal bullets.
O Subterrâneo Consagrado pode ser encontrado diretamente abaixo de um bioma Sagrado que foi gerado naturalmente. O Sagrado não existe em mundos recém-gerados. Ele é gerado junto do bioma do Subterrâneo Consagrado quando a Parede de Carne é derrotada pela primeira vez e quando o mundo for convertido para o Modo Difícil.
Os raros Mímicos Consagrados, Corrompidos e de Carmim também podem ser invocados manualmente pelos jogadores usando uma Chave da Luz ou Chave da Noite (vá até a seção Mímicos de Bioma abaixo).
Guardiões-mestre agora drop uma esponjas úmidas em mortes pelo jogador, em vez de esponjas secas. A queda comum de peixe cru do guardião-mestre agora cai como peixe assado, se morto enquanto estiver em fogo.
O Cultista Lunático é um chefe comparávelmente pequeno com 32 000 / 40 000 / 76 500 de vida. Ele é invocado ao matar os quatro cultistas, os quais residem na entrada do Calabouço depois que o Golem foi derrotado.
Os NPCs Ciborgue, Mecânica, Papai Noel e Cobrador de Impostos agora gostam de viver no Bioma de Neve, enquanto o Comerciante de Armas, a Enfermeira, a Estilista e o Taberneiro não gostam.
A Muramasa é uma espada azul brilhante, encontrada em baús escondidos na Dungeon. Ao contrário da maioria das armas você pode manter pressionado o botão esquerdo do mouse, que ela vai continuar atacando.
O item "Alma da Noite" não é soltado por nenhuma entidade. A Alma da Noite ("Soul of Night" em inglês) é um tipo de material de criação do Modo Difícil soltado pela maioria dos inimigos mortos na Corrupção Subterrânea ou Subterrâneo Carmim (na camada das Cavernas), com uma chance de 1/5 (20%) / 9/25 (36%) .
A Muramasa tem 1/7 (14.29%) de chance de ser obtida nos Baús de Ouro Bloqueados encontrados no Calabouço, assim como tem 1/7 (14.29%) de chance de ser obtida nos Cofres Dourados. A Muramasa é um dos principais ingredientes na criação da Lâmina da Noite.
O Guardião não pode disparar mais rápido que um jogador com um arco pode, então um jogador habilidoso será capaz de atirar no Guardião, e depois esconder-se para quebrar bloqueio do feixe, repetindo isso até que o Guardião seja morto.
O Calabouço era um bandejão perto do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, onde se alimentavam universitários e secundaristas. Embora a refeição custasse centavos, o lugar não agradava. Com frequência, havia protestos contra o galpão, caquético, e contra a comida, intragável.
Então, tomaram Jeremias e o lançaram no calabouço de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; e desceram Jeremias com cordas; mas, no calabouço, não havia água, senão lama; e atolou-se Jeremias na lama.
Mothron é um poderoso Inimigo voador que aparece durante o evento Eclipse Solar e passa por Blocos. Ele só pode aparecer após: Os Mech Bosses foram derrotados, Plantera foi derrotado.