A região da Campanha Gaúcha, conhecida como Paralelo 31, consolida-se como polo na produção de vinhos premiados e reconhecidos internacionalmente. No extremo Sul do País, a poucos quilômetros da fronteira com o Uruguai, no estado do Rio Grande do Sul, encontra-se a Campanha Gaúcha.
Mais: pode-se notar que a maior parte do país está no hemisfério Sul - ficam no hemisfério Norte apenas parte do Amazonas, de Roraima, do Amapá e do Pará. Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.
O Paralelo 22 S é o paralelo no 22° grau a sul do plano equatorial terrestre. Uma parte da fronteira Botswana-Namíbia e dois troços da fronteira Argentina-Bolívia são definidas por este paralelo.
A região da Campanha Gaúcha, conhecida como Paralelo 31, consolida-se como polo na produção de vinhos premiados e reconhecidos internacionalmente. No extremo Sul do País, a poucos quilômetros da fronteira com o Uruguai, no estado do Rio Grande do Sul, encontra-se a Campanha Gaúcha.
O Paralelo 30 N é o paralelo no 30° grau a norte do plano equatorial terrestre, a projeção desse paralelo numa circunferência é importante por dividir o raio em duas partes iguais.
Os principais paralelos são o Equador (0° latitude), dividindo a Terra em hemisférios Norte e Sul; o Trópico de Câncer (23,5°N) e o Trópico de Capricórnio (23,5°S), limitando as zonas tropicais; e os Círculos Polares Ártico (66,5°N) e Antártico (66,5°S), marcando as zonas polares.
O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.
O Brasil é cortado pela linha do equador no ponto em que se localizada o Macapá, capital do Estado do Amapá (Região Norte). Por isso ocorre nesta localização a influência do clima equatorial super-úmido.
O paralelo 0° é o Equador e em relação a este existem dois paralelos equidistantes de latitude, um ao norte batizado de Trópico de Câncer ("23° 26' 14"), e o outro ao sul que foi chamado de Trópico de Capricórnio (23° 26 ′ 12,9»), sendo os mencionados, os dois pontos ao norte e ao sul da superfície da Terra, ...
O Paralelo 31, elaborado a partir das uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot, é uma homenagem ao Novo Mundo. Uma referência direta à linha paralela à do Equador que aos 31° “corta” a Campanha Gaúcha, a Argentina, Chile, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.
Começando pelo Meridiano de Greenwich e tomando a direção leste, o paralelo 33° Norte passa pela: Argélia, Tunísia, Líbia, Israel, Síria, Jordânia, Iraque, Irão, Afeganistão Paquistão, Índia, China, Japão, Estados Unidos da América, Portugal e Marrocos.
Qual é o nome do paralelo que corta a região Sul do Brasil?
Trópico de Capricórnio é o nome do paralelo que corta a Região Sul do planeta, isto é, o Hemisfério Sul, sendo que ele passa inclusive pelo Brasil por estados como o Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
Os paralelos são linhas imaginárias horizontais que circundam o planeta. O principal é a linha do Equador, que divide a Terra em duas partes iguais chamadas hemisférios: o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul.
Salvador situa-se nos hemisférios austral e ocidental, no cruzamento do paralelo de 12 graus ao sul com meridiano de 38 graus a oeste. Mais precisamente, suas coordenadas geográficas são os 12° 58' 16'' de latitude sul os 38° 30' 39'' de longitude oeste.