Gravura do Templo de Salomão por Francois Vatable. O Templo de Jerusalém situava-se no cume do Monte Moriá (também chamado Monte do Templo), no leste de Jerusalém. De acordo com a Torá (a Bíblia hebraica), o Primeiro Templo foi construído no local onde Abraão (Avraham) havia oferecido Isaque como sacrifício.
O Templo de Salomão é uma réplica do Templo de Salomão, citado na Bíblia e a sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus, construída no distrito do Belém, em São Paulo, Brasil, embora seja amplamente divulgado que localiza-se no distrito do Brás, devido ao fato de estar próximo à sua divisa.
Séculos mais tarde, na época de Jesus, o rei Herodes, o Grande, querendo agradar aos judeus, remodelou o templo, que foi destruído pelo general Tito em 70 d.C, pelos romanos, no seguimento da Grande Revolta Judaica. Hoje o que resta, erguido, do Templo é o Muro das Lamentações, usado pelos judeus como lugar de oração.
Monte Moriá também é a designação dada a uma colina rochosa onde o rei Salomão construiu o templo para Deus. Foi o seu pai, o rei David, que adquiriu o terreno do jebuseu Araúna para erigir ali um altar.
O Templo de Salomão | Primeiro Templo de Jerusalém: da construção à destruição
Quantas vezes o Templo de Salomão foi destruído?
Foi destruído pela força militar do império romano, sob o comando do general Tito Flávio, nos anos 70 do século I, e outra vez no ano de 135 da era cristã.
Salomão fora desencaminhado pelos ardis de mulheres idólatras e sua rebeldia contribuíra para o aumento da iniquidade em Israel. O templo logo perdeu sua santidade, e Jeová retirou Sua presença protetora do local que deixou de ser sagrado.
O que existe hoje no lugar do Templo de Jerusalém?
Depois do Domo da Rocha, o monumento mais importante que ver no Monte do Templo é a Mesquita Al-Aqsa, construída no século VIII sob as ruínas do Primeiro Templo de Jerusalém. O seu nome significa "a mesquita distante" e é a maior da Cidade Santa, com capacidade para 5000 fiéis.
Posteriormente, Nabucodonosor, rei da Babilônia, acabou de espoliar o templo e destruiu o edifício com fogo (ver 2 Crônicas 36:18–19; ver também 2 Reis 24:13; 25:9).
Qual o valor do Templo de Salomão nos dias de hoje?
Atualmente, é um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil, chegando a receber cerca de 400 mil fiéis por mês. É também um dos maiores espaços religiosos do país e teve o custo de construção avaliado em R$ 680 milhões. O local foi inaugurado em 31 de julho de 2014 e tem a capacidade de receber até 10 mil pessoas.
De acordo com o relato bíblico, Salomão tinha 700 esposas e 300 concubinas. Foram descritas como princesas estrangeiras, incluindo a filha do Faraó e mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas.
Além de se tornar a maior igreja do Brasil, com seus 100 000 metros quadrados de área construída, o Templo de Salomão, da Universal, é o novo endereço do criador da entidade: Edir Macedo. Ele e sua mulher, Ester, ocupam há um mês e meio a cobertura do prédio.
Nos últimos anos da vida de Salomão, ele desobedeceu aos mandamentos do Senhor casando-se com muitas mulheres fora do convênio. Algumas das esposas de Salomão o incentivaram a adorar ídolos e afastar seu coração do Senhor. Depois da morte de Salomão, seu filho Roboão decidiu aumentar as imposições ao povo.
Atualmente, o santuário islâmico conhecido como Domo do Rocha ou Cúpula da Rocha fica no alto do monte Moriá, Cúpula da Rocha ou Domo da Rocha são nomes atribuídos à Mesquita de Omar, situada no monte do Templo, na Cidade Velha de Jerusalém.
JERUSALÉM - O Muro das Lamentações, de onde uma pedra de cem quilos se soltou nesta segunda-feira , é um dos lugares mais sagrados de Israel. A parede, formada por pedras de calcário, é o que restou do chamado Segundo Templo de Jerusalém, na capital judaica, no lugar do original Templo de Salomão.
Durante este período, o rei selêucida Antíoco V Epifânio (175-164) obrigou os judeus a abandonarem as suas tradições, ocupando a cidade e profanando o templo que foi pilhado e dedicado a Zeus, em 167.
Segundo uma tradição judaica, Abraão era o guardião da Torá inteira, incluindo até mesmo os acréscimos rabínicos, antes mesmo de ser revelada por Deus. O Islão também considera a existência e a relevância de Abraão (com o nome de Ibrahim) como sendo o ancestral dos Árabes, através de Ishmael.
Os muçulmanos acreditam que Maomé foi miraculosamente transportado em uma noite de Meca para o Monte do Templo em Jerusalém, aonde ele ascendeu ao Paraíso para encontrar os profetas anteriores do Islão.
Capital: Israel declarou Jerusalém como sua capital em 1950 (muitas embaixadas internacionais estão em Tel Aviv) Grupos étnicos: Judeus 74,4%, Árabes 20,9%, outros 4,7% (2018) Religião: Judeus 74,3%, Muçulmanos 17,8%, Cristãos 1,9%, Drusos 1,6%, outros 4,4% (2018)
Em 586 a. C. o templo foi destruído pelos Babilónios, que dele roubaram muitos objetos preciosos. Pouco se sabe da segunda fase do referido templo, que começou a ser erguido após o regresso dos Judeus do exílio, com a condição de serem devolvidos a Jerusalém os despojos de ouro e prata saqueados por Nabucodonosor.
A estrutura imponente do templo, com 126 metros de comprimento e 104 metros de largura, desperta a curiosidade dos moradores e visitantes do Brás, bairro conhecido pelo comércio popular de roupas.
Quantas vezes o Templo de Salomão foi reconstruído?
Pelas narrativas bíblicas, o primeiro Templo foi construído no monte Moriá pelo rei Salomão, tendo sido destruído pelos babilônios no ano 586 a.C., enquanto o segundo Templo foi construído depois do exílio na Babilônia, a partir de 539 a.C., durando até sua destruição pelos romanos no ano 70 d.C.