Como guardar a creatina? Guarde a creatina em um local fresco e seco, longe da umidade e da luz direta do sol. A umidade pode causar aglomeração do pó, o que dificulta a medição e o uso adequado. Certifique-se de fechar bem a embalagem após o uso e de mantê-la longe do alcance de crianças, e de animais.
Se armazenado corretamente, o pó de creatina monohidratada fica estável por anos. Armazenamento adequado significa que ele precisa ser mantido em um ambiente seco e fresco.
Após aberto manter a tampa fechada. Após aberto consumir em até 120 dias. Por possuir características higroscópicas o produto pode empedrar/empelotar sem que isso altere sua qualidade e uso.
Mantenha o suplemento em sua embalagem original, fechada, em lugar seco, em temperatura ambiente, ao abrigo da luz e do calor excessivo. O sol e a umidade podem alterar o suplemento, mesmo dentro do prazo de validade.
Posso tomar creatina ou outros suplementos vencidos?
Porque tomar creatina com água gelada?
Água morna ou chá facilita o processo de dissolução. A creatina monohidratada dissolve-se um pouco mais lentamente em água fria ou outras bebidas frias, mas não é menos eficaz. Uma vez tomada, sua biodisponibilidade é maior que 95 por cento.
A creatina pode ser tomada em qualquer horário do dia, antes ou após os treinos. No entanto, para ser melhor absorvida, a creatina deve ser ingerida de preferência com um alimento ou suplemento fonte de proteínas, como frango, ovo ou whey protein, e carboidratos, como banana, aveia, uva ou maltodextrina, por exemplo.
Ela pode ser diluída em água ou em outra bebida de sua preferência. Pode também ser consumida junto com uma refeição. Existem estudos que mostram que, ao consumir creatina com alimentos fontes de carboidratos - como um suco de frutas, por exemplo - pode ajudar no seu acúmulo dos músculos.
Pode tomar creatina junto com whey ao mesmo tempo?
A combinação de whey e creatina pode ser consumida tanto antes quanto depois do treino. O que muda é o efeito causado pelo suplemento. Quando consumidos antes do treino, a creatina aumenta os níveis de energia, força e resistência na hora dos exercícios, aliada ao whey protein, que favorece o ganho de massa muscular.
“É importante observar se houve mudanças no cheiro (odor), na textura, na coloração e no sabor. Caso um dos parâmetros esteja diferente, descontinue o uso, uma vez que são sinais de contaminação por micro-organismos. Esses casos podem, sim, trazer efeitos colaterais e danos à saúde”, alerta a especialista.
A solidificação não altera suas propriedades químicas ou sua capacidade de ser absorvida pelo corpo. Portanto, se você se deparar com creatina empedrada, não há motivo para preocupação quanto à perda de benefícios. Para evitar o empedramento, o ideal é armazenar a creatina em um ambiente fresco, seco e bem fechado.
Sim, você pode! Apesar das preocupações, estudos sugerem que a combinação de cafeína e creatina não apenas é segura, mas também pode potencializar os efeitos de aumento de força e potência. Então, se você ama seu café e não quer abrir mão da sua dose de creatina, saiba que pode continuar com ambos sem preocupações.
A creatina consumida é armazenada no músculo esquelético e é utilizada durante a prática do exercício físico. É importante esclarecer que a ingestão da substância não tem ação imediata.
Os efeitos colaterais da creatina são náuseas, diarreia, cãibras e desidratação. Contudo, isso varia de acordo com o organismo. Além disso, existe a possibilidade de uma possível sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.
Guarde a creatina em um local fresco e seco, longe da umidade e da luz direta do sol. A umidade pode causar aglomeração do pó, o que dificulta a medição e o uso adequado. Certifique-se de fechar bem a embalagem após o uso e de mantê-la longe do alcance de crianças, e de animais.
Proteínas em pó, como o whey, são alimentos de baixa umidade, o que significa que são menos propensos ao crescimento de bactérias. Portanto, se você deixou seu pote de whey longe da umidade e luz solar, ele pode ser consumido após sua data de validade na maioria das vezes.
Bater o whey protein no liquidificador não altera em nada a estrutura da proteína, e não há nenhum problema em preparar deste modo. Dessa forma, pode usar uma colher, uma coqueteleira ou um liquidificador para fazer a sua mistura.
A cafeína, que também pode estar presente na dieta em outros alimentos, como o próprio cafezinho, pode interferir nos efeitos da creatina se não for bem prescrita.
Quem toma creatina tem que tomar quantos litros de água? A creatina não demanda que a pessoa faça ingestão de uma quantidade anormal de água. Ela deve continuar consumindo o normal recomendado, que é mínimo de 35ml de água por cada quilo. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg deve tomar cerca de 2,45 litros de água por dia.
Dá pra tomar creatina em qualquer horário do dia. Mas o nutriente chega mais rápido no cérebro e nos músculos quando vem acompanhado de algum carboidrato, como batata-doce ou arroz, ou de uma proteína, como carne ou queijo vegetal. Por isso, vale a pena fazer uma refeição leve antes ou junto do nutriente.
A suplementação de creatina e a falta de sono afetam a energia do nosso corpo, o funcionamento do cérebro e a forma como pensamos. Isso sugere que a creatina pode ajudar a combater os efeitos negativos da falta de sono.
Diferentemente de outras substâncias que têm ação imediata, a creatina leva aproximadamente três semanas para surtir efeito, isso se ingerida diariamente de forma correta. É esperado esse prazo para que haja o estoque da substância no organismo.