Local muito agradável, repleto de oliveiras, algumas milenares, situado no sopé do Monte das Oliveiras. Segundo a Bíblia foi neste local que Jesus ficou profundamente angustiado e o seu suor se tornou em grandes gotas de sangue.
Médico explica o que é a hematidrose – distúrbio vivido por Jesus antes de sua morte; Paixão de Cristo é recordada pela Igreja nesta Sexta-Feira Santa, 7. “Entrando em agonia, Jesus orava com mais insistência. Seu suor tornou-se como gotas de sangue que caíam no chão” (Lc 22, 44).
O Jardim do Getsêmani foi o lugar da agonia de Jesus. Ali havia uma prensa de azeite, onde as azeitonas eram amassadas, para se extrair o óleo que servia de combustível para as lamparinas. Foi nesse jardim, no sopé do monte das Oliveiras, que Jesus se entristeceu, orou, chorou e sangrou.
Contudo, o que o Senhor Jesus pede é que “sejamos diferentes”. Inclusive, foi para isso que o Senhor Jesus escolheu o povo de Israel, explica a apresentadora. “Para que fosse um povo separado, diferente, que não se igualasse a esse mundo. Mas, eles não faziam isso, por isso Jesus chorou”.
Onde JESUS CHOROU? Como foi a AGONIA de Jesus no GETSÊMANI, no Monte das Oliveiras?
Porque Jesus chorou na entrada triunfal em Jerusalém?
Mas quando, em entrada triunfal, logo após avistar a cidade como um todo, Jesus chora sobre Jerusalém. Esse detalhe é recordado somente por São Lucas. Vendo a cidade de Jerusalém, chorou sobre ela, dizendo que Jerusalém mata os profetas porque não reconhece quando é visitada.
No horto das Oliveiras, perante a proximidade da Paixão, que se desencadeará com a traição de Judas, o Senhor sente a necessidade de rezar: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou orar. Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a sentir pavor e angústia. Jesus, então, lhes disse: “Sinto uma tristeza mortal!
O que causou a grande tristeza de Jesus Cristo no Getsêmani?
Ele estava sofrendo por todos os nossos pecados para sermos perdoados, se nos arrependermos. Jesus acordou Pedro, Tiago e João e disse-lhes que Ele seria traído e morto. Disse também que pessoas iníquas estavam vindo para levá-Lo.
Ele chorou pelas vidas que seriam perdidas. A terceira vez. e a mais comovente, foi no jardim do Getsêmani. Ele estava angustiado com a crucificação iminente.
No Jardim do Getsêmani, Jesus Cristo passou por um sofrimento incompreensível como parte de Sua Expiação. Esta é a primeira de uma lição em duas partes sobre o sofrimento do Salvador no Getsêmani e seu significado doutrinário.
Jesus chorou por saber que o amor venceu a morte e, sobretudo, chorou por ver os amigos impotentes diante da morte. Nesse sentido, alguns confir- mam o amor de Jesus por Lázaro e outros asseguram que ele estava morto: “Não podia este, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que ele não morresse?” (11,37; cf.
Ao contrário do que muitos pensam, Jesus não se agitou e se perturbou por causa de Lázaro, pois Ele sabia que poderia ressuscitá-lo. Mas Jesus chorou por causa do desespero que aquelas pessoas estavam vivendo, por causa da incredulidade. Não criam que Jesus poderia ressuscitar Lázaro.
Local muito agradável, repleto de oliveiras, algumas milenares, situado no sopé do Monte das Oliveiras. Segundo a Bíblia foi neste local que Jesus ficou profundamente angustiado e o seu suor se tornou em grandes gotas de sangue.
A expressão transmite as ideias de “queixar”, “lamentar” e “reclamar” sem necessidade. Segundo o folclorista Câmara Cascudo, a expressão tem origem na frase portuguesa “chorar lágrimas de sangue”.
A palavra getsêmani significa “prensa de azeite”, ou seja, local de esmagamento para conseguir o suco da fruta. Era um jardim situado no monte das Oliveiras em Jerusalém hoje conhecida como Israel.
35 Jesus chorou. 36 Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava! 37 E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse? 38 Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, foi ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela.
“Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar” (Lc 19, 41). Depois de ter lido e meditado pessoalmente o evangelho da quinta-feira da 33º semana do tempo comum, veio-me a seguinte inquietação: olhando nossa cidade, nosso Estado e nosso País, o que nos faz chorar, como Jesus ao ver Jerusalém?
Momento crucial na vida de Jesus. Ele se afasta para orar, pede por companhia e pede que os discípulos orem com ele. Os discípulos dormiram enquanto Jesus orava e lutava com as dores daquele momento.
Onde na Bíblia está escrito que Jesus chorou no Getsêmani?
Marcos 14:32-52 NTLH. Jesus e os discípulos foram a um lugar chamado Getsêmani. E Jesus lhes disse: — Sentem-se aqui, enquanto eu vou orar. Então Jesus foi, levando consigo Pedro, Tiago e João.
Cheio de uma grande aflição, Jesus orava com mais força ainda. O seu suor era como gotas de sangue caindo no chão.] Depois de orar, ele se levantou, voltou para o lugar onde os discípulos estavam e os encontrou dormindo, pois a tristeza deles era muito grande. E disse: — Por que vocês estão dormindo?
Qual foi a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras?
Cheio de angústia, pôs-Se a orar mais instantemente, e o suor tornou-se-Lhe como grossas gotas de sangue, que caiam na terra. Depois de ter orado, levantou-Se e foi ter com os discípulos, encontrando-os a dormir, devido à tristeza.
O próprio Jesus fala sobre o “cálice” como uma metáfora para o sofrimento que Ele vai enfrentar quando receber a punição pelos nossos pecados (veja Mt 20, 22-23). À medida que ele está se aproximando de efetivamente beber do cálice do Seu sofrimento, Jesus está sentindo todo o peso que isso significa para Ele.