Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano, chamado Levi, sentado na coletoria. Ele lhe disse: ― Siga‑me. Levi se levantou, deixou tudo e o seguiu. Então, Levi ofereceu a Jesus um grande banquete na sua casa.
Depois disso Jesus saiu e viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus lhe disse: — Venha comigo. Levi se levantou, deixou tudo e seguiu Jesus.
Evangelho: Lc 5,27-32 Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos. Disse-lhe: “Segue-me”. Deixando tudo, levantou-se e seguiu-o. Levi preparou-lhe um grande banquete na sua casa.
São Mateus era conhecido como Levi, um pecador, um cobrador de impostos. Abandonou sua profissão e seus pecados para se tornar um dos Doze Apóstolos. Para mostrar sua mudança de vida, deixou para trás o nome recebido de seus pais para se tornar Mateus.
Ele queria uma nova vida que só Jesus poderia oferecer. Ele era tão especial para Jesus, que além de ter sido chamado para ser seu discípulo, posteriormente foi escolhido para ser apóstolo (Lucas 6:15). Foi uma pena Judas Iscariotes não ter aproveitado essa oportunidade.
Jesus e Levi, o publicano - LUCAS 5:27-32 | Pregação/Culto | Pr. João Paulo Quintela
Qual era a função de Levi na Bíblia?
A tribo de Levi tinha a responsabilidade pelas atividades sacerdotais, e os levitas eram os únicos sacerdotes com permissão de tocar e carregar a Arca da Aliança.
É bem provável que este nome lhe tenha sido dado depois da sua conversão, para mostrar que a Salvação é um presente que o ser humano recebe de Deus, sem merecer. Afinal, quem poderia imaginar um publicano entrando no Céu e, ainda por cima, tornando-se um dos mais importantes apóstolos de Jesus?
Até o século IV da era cristã, houve uma grande perseguição do império romano contra aqueles que se diziam a favor de Jesus ou professavam a fé n'Ele. O nome de batismo de Mateus era Levi, tornou-se Mateus depois que aceitou o chamado de Jesus e se tornou apóstolo.
Levi, arrecadador de impostos, recebe o chamado que mudará completamente seu estado e vida, ser seguidor de Jesus. Sua generosidade foi tanta que não só respondeu, mas preparou um banquete, e em seu estado e realidade foi primeiro amado.
' Ele se levantou e seguiu Jesus” (Mt 9,9). Isso é bem significativo, pois Mateus seguiu Jesus não porque não tinha o que fazer, como se fosse um desocupado. Por virtude da graça, ele pôde ver em Jesus um valor tão imenso, que justificava deixar todas as outras coisas importantes em segundo plano.
Então, Levi ofereceu a Jesus um grande banquete na sua casa. Uma grande multidão de publicanos e outras pessoas comiam com eles. Contudo, os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção reclamaram aos discípulos de Jesus: ― Por que vocês comem e bebem com publicanos e pecadores?
São Mateus era pecador, um cobrador de impostos, deixou tudo e seguiu Jesus, tornando-se um dos Doze Apóstolos. Os evangelistas Lucas e Marcos também o chamam de Levi, o nome dado pelo seus pais – ele mudou o nome como uma forma, típica da época, de indicar a mudança de vida.
Levi desempenhou um papel crucial na história bíblica como parte da tribo de Levi. Sua descendência serviu como sacerdotes e levitas, transmitindo os ensinamentos de Deus e mantendo viva a adoração a Ele.
Levi quer dizer “retirado”. Ele foi retirado de sua banca de cobrador de impostos e colocado entre os apóstolos, acrescentado à comunidade dos evangelistas e incorporado ao catálogo dos mártires.
Jesus chama Levi (Mateus), um desprezado cobrador de impostos, para segui-lo. Levi O segue. Mais tarde, Jesus se reclina à mesa na casa de Levi com outros cobradores de impostos e pecadores quando alguns fariseus perguntam aos discípulos de Jesus por que seu mestre se associava a pessoas tão vis.
Na Bíblia, Levi é o terceiro filho de Jacó e Lia, e seu nome está relacionado à palavra hebraica "lavah", que significa "unir" ou "associar". A tribo de Levi desempenhou um papel significativo nas atividades sacerdotais e no serviço religioso no contexto bíblico.
Tendo já chamado os quatro primeiros discípulos, Jesus agora encontra o coletor de impostos Levi. Por sua função, ele era um marginalizado pela sociedade religiosa judaica.
O próprio texto do Evangelho de Mateus indica que ele trabalhava como coletor de impostos, mas Jesus o encontra e o chama em seu expediente de trabalho. “Saindo dali, Jesus viu um homem, chamado Mateus, sentado à banca de impostos e disse-lhe: 'Segue-me!'
Jesus saiu outra vez e foi para o lago da Galileia. Muita gente ia procurá-lo, e ele ensinava a todos. Enquanto estava caminhando, Jesus viu Levi, filho de Alfeu, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Então disse a Levi: — Venha comigo.
20 setembro, 2021. Mateus, também chamado de Levi é filho de Alfeu conforme se narra nos Evangelhos de Marcos e Lucas, era um coletor de impostos do povo hebreu, nos tempos da dominação romana, ao ouvir o chamado de Jesus, largou tudo e o seguiu. “siga-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus.
Os publicanos, ou publicani, que em grego tinham o nome de telonai, eram pessoas contratadas pelo Estado Romano para recolherem os impostos, sendo os contratos celebrados de cinco em cinco anos.