Após uma temporada no Newell's Old Boys, voltou ao Boca Juniors, onde ficou até se aposentar aos 37 anos de idade em 1997. Ao todo, Maradona marcou 346 gols em sua carreira de 20 anos.
O Gimnasia foi, mesmo, a última casa de futebol de Diego Armando Maradona. Depois de dirigir times nos Emirados Árabes Unidos e no México, o ídolo nacional voltou ao seu país quase uma década depois de deixar a seleção Argentina na África do Sul 2010.
Paulo - Maradona anuncia o fim da carreira - 30/10/97. São Paulo, quinta, 30 de outubro de 1997. O principal ídolo da história do futebol argentino, Diego Armando Maradona, anuncia hoje, ao completar 37 anos de idade, o encerramento de sua carreira.
O Barcelona de Diego Maradona enfrentava o Athletic de Bilbao, na final da Copa Del Rey em 1984, que terminaria com a vitória do Bilbao e em uma batalha campal. Maradona enlouqueceu e ficou distribuindo socos, chutes e uma joelhada brutal, que lhe traria graves consequências.
Semelhanças e diferenças. Unzelte lembra que, na Copa de 1978, realizada na Argentina durante a ditadura militar, Maradona tinha 17 anos — a mesma idade de Pelé em 1958.
Naquele 25 de junho de 1994, há 30 anos, Maradona entrava pela última vez no gramado para defender a camisa da Argentina no maior palco do futebol: a Copa do Mundo. O craque testou positivo para o doping após vitória da Argentina por 2 a 1 diante da Nigéria, pelo segundo jogo da Copa nos Estados Unidos.
O eterno camisa 10 completaria 62 anos neste domingo, 30 de outubro: Diego Armando Maradona, jogador considerado por muitos, o melhor de todos os tempos.
Como um carimbo influenciou na criação do clube da Libertadores que revelou Maradona para o mundo? Campeão da CONMEBOL Libertadores em 1985, o Argentinos Juniors é conhecido mundialmente por ter revelado um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos: Diego Armando Maradona.
Quantos gols Maradona marcou? A carreira de Maradona foi muito mais do que os gols marcados e, até por isso, muitos não sabem ao certo quantos tentos o argentino marcou, mas foram 346 em 679 partidas, entre clubes e seleção, e a nas mais diversas competições.
'Ajax sul-americano' Cornejo, que morreu em 2008, não foi apenas o homem que "descobriu" Maradona. Vinculado ao clube Argentinos Juniors desde 1953, ele foi um dos responsáveis pela formação de uma das mais importantes academias de futebol da Argentina.
Diego Maradona, no entanto, não desperdiçou a sua penalidade. O único pênalti perdido pelo eterno camisa 10 da Argentina foi em 1990, diante da Iugoslávia.
Maradona tinha apenas 17 anos quando soube que não jogaria a Copa disputada na Argentina. Estreara com a camisa azul e branca mais de um ano antes, em 27 de fevereiro de 1977, contra a Hungria, na Bombonera. O "Pibe de Oro" tinha então 16 anos e 4 meses, e vestia a camisa 19.
Quem não poderá ver as duas antigas equipas jogar é Diego Maradona, que morreu em 2020, aos 60 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória, depois de uma operação a um coágulo no cérebro. A vida de "El Pibe" foi praguejada de doenças, uma das razões, precisamente, para a saída do Barcelona.
São poucos os torcedores que tiveram a honra de ver Diego Maradona com a camisa de seu time. Três times argentinos – Argentinos Juniors, Boca Juniors e Newell's Old Boys -, dois espanhóis – Barcelona e Sevilla – e o Napoli, da Itália.
Se Maradona conseguiu ir ao Napoli foi porque ele queria, mesmo que descobrisse mais tarde que a equipe havia lutado pela permanência na temporada que estava apenas terminando. "A postura de Maradona foi decisiva para chegar, ele estava tão determinado a fazê-lo quanto a deixar Barcelona" naquela época.
A camisa 10 de Pelé na Copa do Mundo de 1958, na Suécia, resposta correta que garantiu à pernambucana Jullie Dutra a conquista do prêmio de R$ 1 milhão no quadro “Quem quer ser um milionário” no programa Domingão com Huck, foi obra do acaso.
Foi em um amistoso realizado no dia 7 de setembro de 1972 entre Olaria e Caldense, em Poços de Caldas (MG). A partida foi marcada em comemoração ao aniversário da Veterana. O que não se sabia é que seria a última vez do “Anjo das Pernas Tortas” em campo. Em 1972, Garrincha estava com 38 anos e há dois sem jogar.
Seja lá qual for a versão correta, Pelé assumiu de vez a camisa 10, com apenas 17 anos, e fez história em 1958, mesmo chegando ao ano da Copa como reserva na seleção brasileira de Vicente Feola.
Sem dúvida, a partida mais lembrada da Copa do Mundo de 1986 é a da quarta de final contra a Inglaterra; nesse dia, Maradona marcou dois gols: um com a mão, apelidado de «La Mano de Dios» e o outro após uma jogada individual inesquecível, apelidada de «Gol do Século».
Maradona disse que se retirava da Argentina depois de perder a Copa do Mundo de 1990 para a Alemanha. Tinha apenas 29 anos. Voltou aos gramados em 1993, jogou duas partidas da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, e acabou expulso do Mundial por um doping positivo por uso de efedrina.