Segundo essa análise, os franceses tomam em média um duche por dia, o que contraria o mapa de higiene na Europa, em que França aparecia como um país em que menos de 65% da população tomava banho diariamente. Os "últimos da lista" são a China, a Turquia, a Alemanha, o Reino Unido e o Japão.
Os brasileiros são os campeões mundiais em frequência de banhos, de acordo com uma pesquisa recente da World Population Review – uma organização independente que fornece dados demográficos e populacionais globais atualizados.
Estudo sobre hábitos higiênicos conclui: somos os mais cheirosos. Veja neste gráfico. Entre os países pesquisados, Japão, Inglaterra e China estão na rabeira. O Brasil ganha de lavada.
Em outros países, porém, o hábito é menos recorrente. Embora seja difícil comparar pesquisas, segundo o Kantar World Panel de 2018, em países como Alemanha, China e Estados Unidos se toma banho de cinco a seis vezes por semana e a frequência pode diminuir durante o inverno.
Muitos tomam até dois banhos por dia no inverno rigoroso, com temperaturas negativas. Entretanto, é verdade que parte ainda não é tão adepta ao banho diário.
Você está contribuindo para uma estatística que coloca o nosso país no topo do ranking dos países mais cheirosos do mundo. De acordo com um estudo realizado pelo instituto de pesquisa Euromonitor, o povo brasileiro é um dos que mais tomam banho em todo o mundo.
Agora está comprovado: os brasileiros tomam mais banho e escovam os dentes com frequência maior do que cidadãos de outros países. Quem diz isso é uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
6. Japão. No Japão, a média é de seis banhos por semana, com um uso maior da banheira para a atividade. Uma curiosidade é que os japoneses usam muito as fontes de águas termais para se banhar, por acreditarem em seus benefícios para a saúde, principalmente para a pele e a circulação.
Falando em higiene, o hábito de tomar banho todos os dias também é uma herança indígena. Os próprios europeus estranharam esse costume, pois, em outros países, principalmente os da Europa, não é comum tomar banhos diariamente. O hábito de se depilar, cortar e lavar os cabelos também foi herdado dos povos originários.
Atualmente, pesquisas indicam que 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia. Os dados são do Painel de Uso de Cuidados Pessoais da Kantar, que foi divulgado em 2022. Outro estudo, publicado em 2021, mostrou que o brasileiro toma mais banhos que cidadãos de outros países.
Pois, saiba que uma em cada 29 pessoas na França toma apenas um banho por semana, de acordo com uma nova pesquisa. Por outro lado, 11,5% dos homens e mulheres do país afirmaram tomar banhos vários vezes ao dia. As informações são do Daily Mail.
O pior caso nesse sentido é a Índia, que possui o maior problema sanitário do mundo, aproximadamente 750 milhões de pessoas não têm acesso a banheiro e rede de esgoto.
Na líder Islândia, um dos países mais verdes do mundo, a concentração média de partículas de poeira em suspensão é de 9 microgramas por metro cúbico (mg/m³), menos da metade do considerado seguro pela OMS, de até 20 mg/m3.
Rússia: Devido ao clima frio e seco em algumas regiões da Rússia, muitas pessoas optam por tomar banho com menos frequência, geralmente uma ou duas vezes por semana.
A Speedo apresentou esta terça-feira um fato de banho que cobre o corpo todo, o Speedo fastskin fsii, e é considerado pela marca o fato de banho mais rápido do mundo. Este fato sucede ao fastskin, que já foi utilizado por alguns atletas durante os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.
Um estudo do Instituto de Opinião e Marketing da França - o Ifop - mostra que 25% dos franceses não tomam banho todos os dias. As práticas de higiene avaliadas não se limitam ao banho, mas também à lavagem diária das mãos. Segundo este relatório, menos de 30% as limpam depois de usar transportes coletivos.
O brasileiro toma até três banhos por dia. Franceses, norte-americanos e espanhóis tomam apenas um. No Reino Unido e na Turquia, só metade da população tem esse hábito diário.
Nos Estados Unidos, a rotina de higiene pessoal pode variar bastante de pessoa para pessoa, assim como em qualquer outro lugar do mundo. No entanto, há algumas diferenças culturais que podem contribuir para a percepção de que os americanos não gostam de tomar banho.
Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.
A Islândia com certeza, está em primeiro lugar. Nesse território está contida a sociedade mais consciente e engajada quando o assunto é saúde e ecologia. É um país coberto com uma vegetação abundante e uma natureza espetacular. O ar foi considerado o mais puro do mundo.