A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose. Deve-se aplicar a loção do pescoço para baixo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, regiões interdigitais, periumbilical, genital e áreas sob as unhas. Faz-se a remoção do produto, no banho, 8 a 14 horas após a aplicação.
Deixa-se atuar durante 8 a 12 horas (em crianças preferencialmente 8 horas, pode-se aplicar a noite antes de dormir e retirar o produto com um banho na manhã seguinte). Dose de reforço: Deve-se repetir uma semana após a primeira aplicação, para eliminação definitiva de possíveis ácaros restantes da primeira aplicação.
O sol poe ressecar um pouco sua pele assim como pode ter reações adversas a protetores solares na primeira semana de doença e tratamento. Sugiro que se exponha ao sol com moderação e proteção adequada de filtros solares, após 1 semana.
É comum surgir coceira após o tratamento, mas caso persista por mais de 14 dias, é recomendado consultar o médico. O uso da permetrina 5% loção cremosa para bebês com mais de 2 meses, só deve ser feito com orientação do pediatra.
Este medicamento pode causar algumas reações indesejáveis, tais como: formigamento, eczema, inchaço, vermelhidão, coceira, queimação, irritação, desconforto e dor na pele. Informe ao seu médico, cirurgião- dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
Para o tratamento da escabiose (sarna) a permetrina loção 5 % faz efeito logo após a primeira aplicação. Porém a literatura recomenda uma segunda aplicação em 7 a 14 dias para complementação terapêutica e aumento da eficácia.
O produto deve ser aplicado na pele limpa, seca e fria. Se o paciente tiver tomado um banho quente antes do tratamento, deve-se aguardar que a pele se resfrie antes de aplicar o produto.
Deixar agir por 10 minutos e enxaguar com água morna. Não lavar o cabelo pelas próximas 24 a 48 horas após a aplicação do produto. O mesmo tratamento deve ser repetido no 9° dia. A permetrina pode ser utilizada a partir dos 2 meses de idade e seu uso é seguro na gestação.
Deve-se aplicar em todo o corpo por 24 horas, por 3 noites consecutivas. O banho deve ser realizado imediatamente antes da próxima aplicação, repetindo as 3 aplicações após uma semana [1].
Após um tratamento correto, ela costuma se curar (claro que o ambiente deve ser também cuidado para evitar reinfecção). Cerca de 15 dias após a cura, a coceira deve melhorar. A melhora dos sintomas é normalmente um sinal de cura. Após o tratamento correto, as lesões na pele e a coceira evoluem diminuindo cada dia mais.
As manifestações clínicas da escabiose são decorrentes da ação direta do ácaro, quando este se movimenta nos túneis, causando enorme desconforto e coceira, principalmente à noite, nos dedos e palma das mãos, punhos, auréolas (mamilos), coxas e genitais, mas podendo ser generalizado.
Ivermectina tópica: a loção tópica de ivermectina a 1% em propilenoglicol na dose de 400 mcg/kg é relatada como segura e tão eficaz quanto a ivermectina oral para o tratamento da escabiose em estudos preliminares. Deve ser usada em todo o corpo e repetida a aplicação após uma semana.
Elas se parecem de olho, mas não têm nada a ver. Visto que a sarna provoca comichões e pode assemelhar-se por certos aspectos ao eczema (vermelhidões e bolhas, lesões de coceira), às vezes ela pode ser inicialmente confundida com um eczema. É melhor não as confundir, pois a sarna é benigna, mas contagiosa.
A doença é altamente contagiosa e transmitida por meio do contato direto prolongado com a pessoa infectada, roupas ou objetos contaminados. Vale ressaltar que animais como gato e cachorro não transmitem a sarna humana. A fecundação do ácaro que provoca a lesão ocorre na superfície da pele.
A permetrina é um ativo contra uma grande faixa de parasitas, incluindo piolho, carrapato, pulga, ácaros e outros artrópodes. Ele atua na membrana da célula nervosa do parasita, desregulando-a o que ocasiona descoordenação e a paralisia que leva à morte do parasita.
A permetrina a 5% é indicada para o tratamento de infestações por Sarcoptes scabiei (escabiose). qualquer piretróide sintético ou à piretrina, ou a qualquer componente da fórmula.
A escabiose causa lesões com intenso prurido, representada por pápulas eritematosas e túneis nos espaços interdigitais, antebraços, genitais e na região da cintura. O diagnóstico baseia-se no exame dos raspados. O tratamento é feito com escabicidas tópicos ou, às vezes, ivermectina oral.
Sim, pode acontecer com alguns pacientes com escabiose na primeira aplicação. Porém, se o prurido intenso continuar nas outras aplicações o diagnóstico pode precisar ser revisto. Neste caso, você deve voltar em consulta com o seu dermatologista.
Mesmo após o tratamento bem-sucedido matar os ácaros, a coceira e as pústulas podem persistir por até três semanas devido a uma reação alérgica contínua aos corpos do ácaro, que permanecem na pele durante algum tempo.