A transmissão da giárdia em gatos e cães pode ocorrer pela ingestão dos cistos do protozoário que foram liberados nas fezes de indivíduos infectados ou pela ingestão de água e alimentos que estejam contaminados (FARIA e CONTI, 2021).
A infecção ocorre por meio da ingestão das fezes de um animal infectado. Essas fezes podem estar na terra, diluídas na água de bebida ou misturadas em alimentos. Além disso, mesmo em superfícies aparentemente limpas, como pisos, pode haver cistos do protozoário que causam a infecção.
O tratamento da giárdia canina é feito com antiparasitário específico e, em casos de diarreia com sangue, pode ser necessário o uso de antibióticos. Também deve ser feita a higienização correta do ambiente onde o cachorro vive e dos acessórios que usa.
No entanto, como o período pré-patente de Giardia (tempo entre a ingestão de cistos e a eliminação de cistos novos nas fezes) pode ser tão curto quanto 4 dias no cão (4 a 12 dias, com média de 8 dias)2, recomenda-se fazer os exames para controle de tratamento nos primeiros dias após o seu término.
“A prevenção, por meio da vacinação, é uma forma eficaz e segura de proteger o animal da doença”, diz a médica-veterinária e Gerente de Produtos para Animais de Companhia da Zoetis, Fabiana Avelar.
Giárdia em cães: como tratar? | Dra. Michele Sandrault
Como limpar a casa para eliminar Giardia?
Uma das medidas de controle mais indicada na Giardíase Canina é a limpeza e a descontaminação do ambiente onde vivem os cães, utilizando preferencialmente produtos à base de amônia quaternária. Recomenda-se também o tratamento dos animais infectados.
O desinfetante bactericida, germicida e fungicida Vet+20 é formulado com tensoativo amônia quaternária, que elimina o Giardia lamblia do ambiente. Vet+20 é o único com 20% de concentração, excelente na desinfecção profunda e higienização da casa, a fórmula definitiva para segurança da sua família.
Como saber se o cachorro está melhorando da Giardia?
Como saber se o cachorro está com giárdia? A diarreia com odor característico é um dos principais indícios da giárdia em cães filhotes e adultos. No entanto, a única maneira de saber com certeza que se trata de giárdia é por meio de um exame parasitológico solicitado pelo veterinário.
Embora cerca de 80% dos cães infectados sejam assintomáticos ou tenham sinais leves, o problema pode ser grave. Para ter alguma pista da presença da giárdia em cães, é importante ficar atento aos seguintes sintomas: Diarreia. Fezes pastosas com odor fétido, eventualmente esverdeadas com sangue e/ou muco.
Os fármacos mais indicados são albendazol, fembendazol, febantel/pitantel/praziquantel, furazolidona, tinidazol, secnidazol, metronidazol e ronidazol. Apesar de classicamente utilizado, o metronidazol é recomendado para os casos de coinfecção por Clostridium spp., pois a sua eficácia para o controle de Giardia spp.
Considerada como uma das quatro vacinas anuais essenciais para pets, a vacina de giárdia deve ser aplicada com uma pausa de 21 a 30 dias entre a primeira e segunda dose. Depois disso, é necessário reforçar anualmente.
Complicações. Em crianças, a giardíase principalmente a crônica, mas também a assintomática pode promover má absorção de nutrientes, o que prejudica o crescimento, causa perda de peso, desnutrição, deficiência de ferro e zinco séricos, anemia, podendo ocorrer comprometimento cognitivo.
O exame sorologia de giárdia (Elisa) é realizado por intermédio de uma amostra de fezes do animal, seja cachorro ou gato. Muitas vezes, o veterinário também solicita outros testes que auxiliarão no diagnóstico.
O tempo de duração da giardíase em cachorro depende do tratamento e se houve alguma reinfecção durante este período. No geral, é uma doença que pode durar de 4 a 12 dias, sendo necessário realizar exames periódicos para o controle efetivo do tratamento nos dias que sucedem o término.
Os cistos são as formas do parasita liberadas pelas fezes dos pacientes infectados, podendo sobreviver por muito tempo no ambiente se houver umidade. A transmissão da Giárdia é fecal-oral, ou seja, ocorre pela ingestão dos cistos de Giardia que saem nas fezes de humanos ou outros mamíferos.
A vacina contra giardíase não é recomendada para todos os cães, pois não induz alta proteção além de ser uma doença que costuma respoder bem ao tratamento.
Segundo a professora de Química Thais Mota de Souza, o segredo é usar água, detergente neutro, álcool e vinagre branco para limpar o imóvel. Quem tem animal de estimação sabe que é importante cuidar do bichinho e ficar atento à saúde dele para que a relação continue saudável.
A giárdia em cães também pode se manifestar na forma que chamamos de trofozoíto, mas aqui ela é pouco resistente e sobrevive apenas 30 minutos no ambiente. O trofozoíto é a forma que o parasita assume depois que o cão ingere os cistos, ficando aderida à parede do aparelho digestivo.
O álcool de uso doméstico ou o álcool 70 também são ótimas opções para desinfecção do ambiente. Pode ser utilizado em vários tipos de piso, não gera reações alérgicas e não deixa resquícios no piso. Além de ter uma evaporação rápida e não deixar cheiros fortes – o que pode evitar reações respiratórias dos animais.
Se você está buscando tratar a giardíase, deve administrar a dose recomendada do Vermífugo Drontal Plus Cães até 10kg uma vez por dia, durante três dias seguidos.
A hortelã (Mentha suaveolens) é uma espécie de planta perene com flor, suas folhas possuem um forte aroma, pertencente à família Lamiaceae, ela demonstra eficácia no tratamento da giardíase que é uma infecção intestinal causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia.
Como tratar a giárdia canina? O tratamento se resume basicamente na administração de remédio para giárdia canina. Esse medicamento deve ser prescrito por um médico-veterinário, que vai analisar o quadro de saúde do pet e indicar o melhor tratamento para ele.