Países com TikTok restrito para funcionários do governo O âmbito dos bloqueios varia grandemente. Nos Estados Unidos e Canadá, desde o início de 2023 os funcionários públicos federais não podem tê-lo em seus aparelhos de trabalho. A medida vale também para a maioria dos governos estaduais americanos.
Mas a Índia não foi o único país a adotar esta medida — em novembro de 2023, o Nepal também anunciou a decisão de banir o TikTok, e o Paquistão implementou uma série de proibições temporárias desde 2020.
O TikTok foi banido definitivamente na Índia em 2021, quando os usuários do país (mais de 150 milhões) eram o maior mercado do app no mundo. A causa do banimento foi conflitos diplomáticos entre a Índia e a China.
Seu argumento era de que a China poderia se aproveitar do poder de alcance da plataforma, que é propriedade da chinesa ByteDance, para obter dados dos usuários americanos, colocando a segurança do país em risco.
O motivo da pressão sobre o Tiktok, segundo congressistas, é o risco de que a China espione dados dos usuários americanos do app, algo que não foi comprovado. A desconfiança foi encampada ainda no governo Trump, que chegou a proibir o aplicativo de operar nos EUA, em 2020, mas a ordem foi derrubada na Justiça.
Zhang Yiming nasceu na província de Fujian, na China, e cresceu na cidade de Longyan. O empresário estudou engenharia de software na Universidade Nankai e se formou em 2005. Começou sua carreira como engenheiro no site de busca de turismo Kuxun.com.
O Brasil fica atrás da Indonésia, 123,8 milhões de usuários e dos Estados Unidos com 140 milhões. A rede social de vídeos está na mira dos Estados Unidos, que força a plataforma romper vínculo com a sua controladora chinesa.
O Kwai, mais conhecido na China como Kuaishou, é um aplicativo chinês de criação e compartilhamento de vídeos curtos e tendências. A marca surgiu em 2011 como uma plataforma de compartilhamento de GIFs e, em 2012, passou a ser um aplicativo de vídeos.
A função básica do TikTok é que os usuários possam filmar vídeos de si mesmos dublando, dançando ou atuando. Geralmente, os vídeos têm, em média, 15 segundos de duração — podendo chegar até três minutos — e podem ser editados e personalizados com uma variedade de ferramentas.
Por que o presidente dos Estados Unidos queria proibir o uso do TikTok?
1. Quem quer banir o TikTok nos EUA e por quê? Entre no canal! Legisladores de ambos os principais partidos dos EUA pressionaram por uma lei que proíba o TikTok, a menos que a ByteDance concorde em vender o aplicativo para uma empresa não chinesa.
Entre esses países estiveram Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Holanda e Noruega. Na Dinamarca, a proibição só se aplica aos funcionários do Ministério da Defesa; na Letônia, aos do Ministério do Exterior. Desde setembro o app está excluído dos celulares oficiais no Parlamento Europeu.
A ideia de banir a plataforma vem desde o governo de Donald Trump, que dizia que a ByteDance, dona do TikTok, representava um risco para a segurança do país porque a China poderia se aproveitar do poder da empresa para obter dados de usuários americanos.
Os aplicativos recreativos não apresentam níveis suficientes de segurança cibernética e proteção de dados para serem implantados em equipamentos de administração. Esses pedidos podem, portanto, constituir um risco para a proteção de dados dessas administrações e seus funcionários públicos.
Uso excessivo do TikTok pode ter impacto negativo na saúde mental de adolescentes, diz pesquisa. Um estudo publicado pelo Centro de Combate ao Ódio Digital mostrou que o uso excessivo do aplicativo TikTok pode ter um impacto negativo para saúde mental de crianças e adolescentes.