Segundo At 16,1-3, Paulo encontrou Timóteo em Listra, em sua segunda estadia na cidade. Timóteo já fazia parte da igreja local, sendo filho de mãe judia crente e de pai grego.
(Ver I Timóteo 1:19–20.) Paulo então chamou Timóteo para zelar pela Igreja e ajudar a restaurar a fé dos santos de Éfeso. Ele escreveu essa epístola a Timóteo da Macedônia, para incentivá-lo e fortalecê-lo em seu chamado.
Paulo referiu-se a Timóteo como seu “verdadeiro filho na fé” (1 Timóteo 1:2). O pai de Timóteo era um gentio grego, mas sua mãe e sua avó eram mulheres judias justas que o ensinaram e o ajudaram a aprender as escrituras (ver Atos 16:1; 2 Timóteo 1:5; 3:15).
Quando São Paulo passou por aqueles lugares, no início da sua segunda visita missionária, escolheu Timóteo como companheiro de viagem, por que “ele era muito estimado pelos irmãos de Listra e Icônio” (At 16,2), mas o fez circuncidar “por causa dos Judeus que viviam naquela região” (At 16,3).
No final dessa carta, Paulo pediu que Timóteo e Marcos o visitassem e levassem algumas coisas que ele tinha deixado quando partira (ver 2 Timóteo 4:9–13).
Segundo At 16,1-3, Paulo encontrou Timóteo em Listra, em sua segunda estadia na cidade. Timóteo já fazia parte da igreja local, sendo filho de mãe judia crente e de pai grego.
Próximo de seu martírio, Paulo deseja rever Timóteo e o exorta a manter-se perseverante, mesmo que para isso seja necessário sofrer por causa do Evangelho. ... mostra a visão do apóstolo sobre sua trajetória de vida cristã.
Timóteo (em grego: Τιμόθεος - Timótheos, que significa "honrando a Deus" ou "honrado por Deus") foi um bispo cristão do século I que morreu por volta do ano 80 d.C. O Novo Testamento indica que Timóteo esteve com Paulo de Tarso, seu mentor, durante as viagens missionárias que empreendeu.
Timóteo recebeu um dom espiritual pela imposição das mãos do apóstolo Paulo (veja Atos 8:18), e precisa usá-lo sem medo e de acordo com o poder, amor e moderação de Deus (1:6-7).
Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram. A partir daí, Timóteo decidiu que o seguiria e nunca mais se afastou do santo apóstolo.
Paulo escreveu a Timóteo pouco antes de sua morte por decapitação, em Roma, para que seu amigo íntimo e discípulo viesse visitá-lo, trazendo livros e uma capa antes do inverno.
Como Timóteo se tornou tão importante para a igreja?
Conta-nos a tradição que, no ano de 95, o santo havia sido atingido por pagãos resistentes à Boa Nova do Senhor e, por isso, martirizado. São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo. Viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus que é paz.
No texto em análise, Paulo aconselha Timóteo a não seguir bebendo somente água; mas a tomar também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades [astheneia]. Astheneia é traduzida na bíblia como doença ou como fraqueza física em geral.
Este nome é formado pela combinação de duas palavras gregas: "time", que significa "honrar", e "theos", que significa "Deus". Portanto, Timóteo traduz-se como "aquele que honra a Deus" ou "honra a Deus".
Quantos anos tinha Timóteo Quando Paulo escreveu a carta?
A tradição diz que Timóteo tinha cerca de dezesseis anos quando ele e sua mãe se converteram ao cristianismo. Presumivelmente, isso ocorreu durante a visita do apóstolo Paulo à casa deles em Listra.
Qual foi a última carta que Paulo escreveu antes de morrer?
Cronologicamente, 2 Timóteo parece ser a última carta no Novo Testamento (ver 2 Timóteo 4:6). Essa carta contém algumas reflexões de Paulo sobre as bênçãos e as dificuldades de servir como “pregador, apóstolo e mestre dos gentios” (2 Timóteo 1:11).
Quem escreveu esse livro? O Apóstolo Paulo é o autor da Epístola aos Romanos (ver Romanos 1:1). Ao escrever essa epístola, Paulo usou a ajuda de um escrevente, Tércio, que escreveu sua própria saudação aos santos romanos quase no final da epístola (ver Romanos 16:22).
No texto bíblico que está em destaque acima, o apóstolo Paulo escreve para Timóteo no intuito de cuidar de um jovem levantado para ser um líder na igreja, e faz questão de dizer que percebe nele uma fé especial. Uma fé que Paulo classifica como “sem fingimento”.
Onde Timóteo estava quando recebeu a carta de Paulo?
Timóteo estava em Éfeso na época desta carta (2Tm 1.18; 4.19) e, a caminho de Roma, ele passaria por Trôade (2Tm 4.13) e pela Macedônia. Priscila e Áquila (2Tm 4.19) provavelmente saíram de Roma (Rm 16.3) para Éfeso após o incêndio de Roma e o início da perseguição.
Timóteo aprendeu com Paulo a chorar diante de Deus pela vida dos irmãos. É sobre isso que Paulo se refere quando exorta os líderes da igreja: “Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um” (At 20.31).
Porque Paulo mandou Timóteo tomar um pouco de vinho?
Paulo orientou Timóteo a tomar um pouco de vinho por causa de seu estômago e de suas frequentes enfermidades, porém se tratava de suco de uva não fermentado. Ele não aconselharia Timóteo a usar o que o Senhor havia proibido” (Signs of the Times, 6 de setembro de 1899, 2º parágrafo).