Onésimo se escondeu em Roma e, enquanto estava ali, conheceu Paulo. Através da influência do apóstolo, Onésimo se converteu em discípulo de Jesus Cristo. Paulo, que, naquela época, estava preso, escreveu ao seu amigo Filemom para lhe falar sobre a conversão de Onésimo.
Tendo prestado maus serviços ao amo, a quem subtraíra uma certa quantia de dinheiro e receando castigo, fugiu para Roma, onde se encontrou com São Paulo, que ali se achava preso no cárcere.
Ele estava trabalhando na casa de Filemom e provavelmente havia furtado alguma coisa de seu senhor – conforme referência do versículo 18 – e então havia fugido para Roma. Por alguma circunstância, ele foi preso e conheceu Paulo na prisão, convertendo-se a Cristo.
Quem era Onésimo? Onésimo foi um escravo de Filemon, que após roubar e fugir do seu dono, encontrou Jesus através da vida do Apóstolo Paulo que o amou como um ser humano e não como um escravo. O amor de Paulo para com Onésimo, era um amor de pai para filho.
Onésimo era escravo de Filemon, mas fugiu, indo para Roma ajudar Paulo e também se converteu a Cristo na convivência com o apóstolo. Paulo manteve Onésimo consigo até que sua conduta demonstrasse a sinceridade de sua conversão.
Mas isso de chamar de filho e de irmão caríssimo a escravo fugitivo é só mesmo no cristianismo. Onésimo foi grande testemunha da ressurreição de Cristo. Foi conduzido a Roma e apedrejado até a morte, depois de ter sido bispo de Éfeso.
Onésimo se escondeu em Roma e, enquanto estava ali, conheceu Paulo. Através da influência do apóstolo, Onésimo se converteu em discípulo de Jesus Cristo. Paulo, que, naquela época, estava preso, escreveu ao seu amigo Filemom para lhe falar sobre a conversão de Onésimo.
Onesíforo, nome que significa "dando lucro", foi um dos primeiros cristãos, citado no Novo Testamento em II Timóteo (2 Timóteo 1:16–18 e 2 Timóteo 4:19).
A epístola a Filemom contém conselhos pessoais do Apóstolo Paulo relacionados à situação de Onésimo, escravo de Filemom. Ao estudar essa epístola, você pode aprender que, quando as pessoas se unem à Igreja de Jesus Cristo, elas se tornam irmãos e irmãs no evangelho (ver Filemom 1:16).
Qual foi o pedido do apóstolo Paulo e qual era a relação entre Filemon Onésimo e Paulo?
Ele conta a Filemom que Onésimo, seu servo que havia fugido, convertera-se ao evangelho. Paulo pede que Filemom aceite Onésimo de volta, mas como irmão no Senhor. Paulo se oferece para reembolsar Filemom de qualquer prejuízo financeiro que Onésimo tenha causado.
Filémon era um cristão associado com a igreja ou congregação em Colossas, a quem São Paulo Apóstolo escreveu uma carta particular e que hoje faz parte do cânon do Novo Testamento. É venerado como santo e mártir pela Igreja Católica, Igreja Ortodoxa e pelo luteranismo, juntamente com sua esposa Santa Ápia.
Filemon era um importante e rico cidadão que viveu na Frígia, hoje Turquia, localizada na Ásia Menor. Ele, sua esposa e seu filho foram tocados por Deus após uma pregação de São Paulo e se converteram, tendo sido batizados pelo Apóstolo de Cristo.
(Note-se o troca-dilho com o significado do nome “Onésimo” = “util”). Como homem do seu tempo, Paulo respeita as praxes e convenções sociais: “nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento” (v. 14).
Quando e Onde Ele Foi Escrito? Paulo provavelmente escreveu Filipenses em algum momento entre 60 e 62 d.C., enquanto estava preso em Roma (ver Filipenses 1:7, 13, 16; ver também Atos 28:16–31; Guia para Estudo das Escrituras, “Filipenses, Epístolas aos”, scriptures.LDS.org).
Epafras foi um pregador cristão que espalhou o evangelho a seus concidadãos colossenses. Quando Paulo era um prisioneiro em Roma, Epafras veio se encontrar com ele para contar ao apóstolo sobre um estranho ensinamento que ameaçava a segurança da igreja de Colossas.
Na carta, Paulo fala de Onésimo, escravo de Filemon que havia fugido por causa de um roubo. O fato de Onésimo ter um nome, significa que ele era um escravo de confiança. Escravos não tinham nome e eram marcados a ferro com numero ou com marca do seu dono.
Onde Paulo estava quando escreveu o livro de Filemom?
A Carta a Filêmon foi escrita pelo apóstolo Paulo durante uma das prisões que sofreu devido à pregação do evangelho. Os estudiosos modernos consideram três proposições para o local e ocasião da escrita das Epístolas da prisão: Éfeso, Cesareia e Roma (HALE, 1983).
A carta de Paulo a Filemom é digna de ser examinada sob a ótica da Palavra da Reconciliação. Assim como temos responsabilidade de apregoar aos homens a reconciliação com Deus, também devemos promover reconciliação entre os próprios homens.
Onesíforo era membro da igreja de Éfeso. Sua cidade era a capital da Ásia Menor, centro de idolatria e ocultismo. Éfeso hospedava o templo de Diana, uma das sete maravilhas do mundo antigo, um palácio de mármore, oito vezes maior que o Parthenon de Atenas. Esse homem converteu-se a Cristo com toda a sua família.
“Que o Senhor difunda sua misericórdia sobre a família de Onesíforo, pois ele me reconfortou muitas vezes e não se envergonhou das minhas cadeias. Pelo contrário, desde que chegou a Roma, procurou-me com solicitude e me encontrou.
Pedro, de nacionalidade galileia, o primeiro pontífice dos cristãos, tendo inicialmente fundado a Igreja de Antioquia, se dirige a Roma, onde, pregando o Evangelho, continua vinte e cinco anos Bispo da mesma cidade.
A conversão de Paulo pode ser datada entre os anos de 31 e 36 pela referência que ele fez em uma de suas epístolas. De acordo com os "Atos dos Apóstolos", sua conversão (metanoia) ocorreu na "estrada para Damasco", onde ele afirmou ter tido uma visão de Jesus ressuscitado que o deixou temporariamente cego.
A igreja dos tessalonicenses surgiu como fruto do trabalho missionário do apóstolo Paulo em companhia de Silas e Timóteo por ocasião de sua segunda viagem missionária (At 15.36-18.23). A permanência de Paulo e seus companheiros em Tessalônica foi curta devido a perseguição dos judeus (At 17.1-10).
Nasceu na cidade de Tarso da Cilícia (atual Turquia) entre os anos 5 e 10 d.C. Ele mesmo se apresenta como “membro da estirpe de Israel, da tribo de Benjamin, judeu filho de judeus e segundo a Lei, fariseu” (Fil 3,5).