Não existem minas de ródio. Ele é, na verdade, um subproduto de outras atividades da mineração. Na África do Sul, que concentra 80% da produção, é um subproduto da platina. Na Rússia, é um subproduto do níquel.
Elas estão concentradas no noroeste da Amazônia, na fronteira com a Colômbia, e em Goiás e Minas Gerais. A resistência à corrosão e às altas temperaturas do irídio é tão extrema que o material se tornou quase essencial na fabricação de motores de aeronaves, catalisadores de automóveis ou tubos de águas profundas.
À temperatura ambiente, o ródio encontra-se no estado sólido. Está situado no grupo 9 da Classificação Periódica dos Elementos. É um metal de transição, pouco abundante, do grupo da platina. É encontrado normalmente em minas de platina e é empregado como catalisador e em ligas de alta resistência com a platina.
Apesar de não existirem minas de explotação de Ródio, ele é obtido como subproduto da explotação de outros metais, como da platina e do níquel. O maior produtor mundial dele é a África do Sul, que concentra 80% de sua produção. Nesse país, ele é obtido de uma mina de platina pela empresa Impala Platinum Holdings.
Como o ródio é um subproduto da produção de platina, ele só é produzido quando as mineradoras veem lucro com a platina – o que pode acontecer por alguns anos até que o excedente diminua.
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Onde encontrar ródio?
África do Sul, Rússia e Zimbábue são os principais produtores de minério de ródio, sendo a África do Sul reconhecida como o principal produtor global, responsável por 80% da produção total. A obtenção deste elemento no país é realizada através da mineração de platina, conduzida pela Impala Platinum Holdings.
Não existem minas de ródio. Ele é, na verdade, um subproduto de outras atividades da mineração. Na África do Sul, que concentra 80% da produção, é um subproduto da platina. Na Rússia, é um subproduto do níquel.
Minas Gerais e Goiás também concentram abundância desses materiais. Segundo o relatório do serviço geológico norte-americano, o país detém 2% das reservas mundiais de terras-raras.
Há dez anos, o preço do ródio era de US$10.000 por onça (31,10 gramas), mas em 2009 caiu para US$1.000. Em agosto de 2016, o ródio atingiu seu menor preço US$639, em 2018 atingiu alta de US$2.300 por onça, em outubro de 2020 está mais de US$12,000 por onça.
O ródio é um metal precioso bastante raro e o aumento em seu valor está relacionado à grande procura no setor automobilístico, uma vez que é usado nos catalisadores de carros para diminuir a emissão de gases poluentes, deixando os veículos mais sustentáveis.
O grama do ouro custa atualmente cerca de 67 dólares, com 0,0013 partes por milhão de ocorrência na crosta terrestre. No caso do ródio, no entanto, o preço está cerca de 144 dólares e sua abundância é de 0,000037 partes por milhão, de acordo com a Royal Society of Chemistry.
O banho de prata é geralmente mais utilizado em peças de menor custo pois o metal prata possui um menor custo de aquisição e uma durabilidade ligeiramente inferior a do ródio.
Ele é extraído por poucos países. Entre eles, Rússia e África do Sul, a maior mineradora do metal. A produção, aliás, está em queda. Essa combinação de demanda em alta e oferta em baixa cria grande incerteza no mercado.
O ródio é um metal raro, branco prateado, que pertence à platina metais do grupo (PGMs), que também inclui platina, paládio, irídio, ósmio e rutênio. O ródio é conhecido por suas propriedades excepcionais, como pontos de fusão e ebulição elevados, excelente resistência à corrosão e notável atividade catalítica.
Afinal, esse título é de um desconhecido: o ródio. O metal precioso é um elemento químico metálico raro, de elevado valor econômico, sendo menos reativo e mais suave e lustroso do que os outros.
O banho de ródio confere um aspecto mais brilhante e luminoso à joia de prata, dando a aparência de uma peça de alta qualidade e valor. Além disso, o ródio é altamente resistente à corrosão e oxidação, o que ajuda a proteger a joia da ação do tempo, da umidade e de agentes externos que poderiam causar danos à prata.
Via de regra, os catalisadores monolíticos virgens usados na indústria automotiva, possuem em torno de 1,89 g/kg de platina, 0,29 g/kg de paládio, além de 0,10 g/kg de ródio; todos metais preciosos de altíssimo valor agregado.