Onde posso fazer uma reclamação?

Sendo assim, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de consumo. Encontre um órgão de defesa consumidor mais próximo de você.
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Qual é o melhor site para reclamações?

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.
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Como se deve fazer uma reclamação?

Iniciar o corpo do texto se apresentando e apresentando a situação que gerou a insatisfação. Dar seguimento, aprofundando os argumentos e detalhes que expressem o desconforto e indignação do autor. Concluir com um desfecho e uma solicitação de ajuda (opcional). Inserir uma despedida cordial.
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Que tipo de reclamação pode ser feita no Procon?

O QUE SE PODE RECLAMAR NO PROCON? Toda aquisição de produto ou contratação de serviço que se faz na condição de consumidor é uma relação de consumo. Assim, tendo problemas nesta aquisição ou prestação de serviços, você tem direito a reclamar e pode procurar uma unidade de Procon.
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Qual o telefone para fazer uma reclamação?

Atendimento Telefônico – 151 (disponível para a Capital)
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Patrulha do Consumidor: Cliente é enganada por vendedor ao fazer cartão de loja

Onde posso abrir uma reclamação?

Sendo assim, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de consumo. Encontre um órgão de defesa consumidor mais próximo de você.
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Como fazer uma reclamação pelo WhatsApp?

Para isso, abra o WhatsApp > Configurações > Ajuda > Fale conosco. Você também pode obter mais informações na nossa Central de ajuda. Descreva como você usa o WhatsApp e forneça todas as informações necessárias abaixo. Em seguida, toque ou clique em "Enviar pergunta" para entrar em contato conosco.
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Quais casos o Procon resolve?

Má qualidade, defeitos e falta de segurança de produtos (eletroeletrônicos, veículos, brinquedos e etc). Cobrança de taxa indevida ou dúvidas sobre cobrança de serviços. Propaganda e venda enganosa ou não cumprimento de uma oferta. Instruções de uso imprecisas e em desacordo com as normas vigentes.
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Quais casos posso acionar o Procon?

Saiba em quais casos acionar o Procon
  • Compra de produto que apresentou defeito. ...
  • Arrependimento da compra. ...
  • Quando o produto adquirido não possui nota fiscal, o fornecedor pode exigir o documento para troca da mercadoria. ...
  • Compra de carro que apresentou defeito. ...
  • Restrição de nome e crédito por contrair uma dívida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.diadema.sp.gov.br

O que acontece se eu fizer uma reclamação no Procon?

Além do poder de fiscalizar as empresas em suas atuações no mercado de consumo, o Procon possui o canal de reclamações dos consumidores, no qual, após denunciada alguma prática ilegal, o órgão passará a analisar o conteúdo denunciado, posteriormente, notificará as empresas envolvidas para que promova sua resposta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando é cabível a reclamação?

De acordo com a CF/88, será cabível a reclamação constitucional em DUAS hipóteses: Como forma de preservação da competência dos tribunais superiores; Garantia da autoridade de suas decisões.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a diferença entre denúncia e reclamação?

Por exemplo, quando o consumidor efetua uma compra pela internet e a loja não entrega o produto. Já a denúncia é um instrumento pelo qual o consumidor comunica o Procon sobre condutas que violam os direitos de vários consumidores, como por exemplo quando uma loja não precifica os produtos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em proconpaulistano.prefeitura.sp.gov.br

Qual é o prazo de reclamação?

O prazo para o consumidor reclamar do problema é de: • 30 dias para produto ou serviço não durável (por exemplo, alimentos, serviços de manicure, transporte público etc.). 90 dias para produto ou serviço durável (por exemplo, eletrodomésticos, móveis, serviço de ensino etc.).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Quais são as reclamações mais comuns do consumidor?

Entre as queixas mais comuns dos consumidores estão as relacionadas às seguintes questões: mau funcionamento do produto, atendimento insatisfatório, atraso na entrega, dificuldade para obter suporte e assim por diante. Ou seja, são vários os motivos que podem deixar seu público insatisfeito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em zendesk.com.br

Como fazer uma reclamação por escrito?

No processo de escrita, deve-se:
  1. Colocar data e local e, em seguida, o vocativo com o nome do destinatário.
  2. Iniciar o texto com a exposição dos fatos, isto é, explicar o que te levou a escrever a carta. ...
  3. Apresentar, em seguida, argumentos que reforcem sua insatisfação. ...
  4. Exigir um posicionamento no fechamento da texto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em preparaenem.com

Qual é o valor da multa do Procon?

Sendo assim, o valor atualizado da multa mínima nesta data é de R$ 797,46.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.pr.gov.br

O que acontece quando se faz uma reclamação no Procon?

O consumidor faz a reclamação; O fornecedor é notificado e responde; O consumidor avalia a resposta; Se o caso foi resolvido, a reclamação é baixada; Se o caso não foi resolvido, vira um processo administrativo; Como processo administrativo, o fornecedor é novamente notificado; O fornecedor responde pelo sistema ou é ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Quantos dias o Procon resolve um problema?

As consultas são respondidas em até 5 (cinco) dias úteis e as reclamações registradas em até 15 (quinze) dias, contados da data do recebimento da reclamação. Para orientações você também poderá acessar o Facebook, Twitter ou registrar a consulta no Atendimento Eletrônico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

O que precisa para dar entrada no Procon?

Para o Atendimento Pessoal é preciso apresentar o RG do consumidor ou do seu representante legal, além de cópia da documentação relacionada ao caso. A reclamação será registrada no nome que consta no contrato, na nota fiscal ou cupom fiscal. Porém, é possível indicar um procurador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

O que pode ser reclamado no Procon?

O que é
  • Má qualidade e falta de segurança de eletroeletrônicos, veículos, brinquedos e outros produtos.
  • Falta de peças para reposição.
  • Problemas em embalagens.
  • Instruções de uso imprecisas e em desacordo com as normas vigentes.
  • Problemas na compra de imóveis (loteamento, incorporações e construções)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.pr.gov.br

Quais são os 32 direitos do consumidor?

Atualizado:
  1. Compra fracionada. Ninguém é obrigado a levar um fardo inteiro de um produto quando só precisa de uma unidade. ...
  2. Perda da nota fiscal. ...
  3. Venda casada. ...
  4. Produto com preços diferentes. ...
  5. Cartão bloqueado. ...
  6. Queda de energia. ...
  7. Custeio de medicamentos. ...
  8. Comida no cinema.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em idec.org.br

O que posso reclamar no 156?

Serviços, limpezas e vistorias. Em caso de problemas com o abastecimento de água, com o serviço de esgoto ou falta de energia elétrica, você também pode contatar a ouvidoria.
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Tem WhatsApp do Procon?

Agora, as denúncias podem ser feitas por meio do Whatsapp do Procon ou pelo site (veja passo a passo mais abaixo).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Para que serve o número 156?

Central de atendimento 156

Atendimento telefônico 24h para solicitações, reclamações e dúvidas sobre diversos assuntos relacionados à cidade de São Paulo. Se você está na cidade de São Paulo, ligue 156.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sp156.prefeitura.sp.gov.br