Podemos encontrar os textos publicitários circulando em diversos suportes de comunicação, como os midiáticos (televisão, internet e rádio) e jornalísticos (jornais, revistas), e espalhados pelas vias urbanas (outdoors, pontos de ônibus, postes de iluminação pública etc.).
O anúncio publicitário é um gênero textual que pertence ao domínio da linguagem publicitária, frequentemente encontrado em jornais, revistas, internet, televisão, rádio, em placas nas ruas e em estabelecimentos comerciais.
Há registros de anúncios em papiros egípcios na Antiguidade, divulgando a venda de determinado produto ou serviço. Diversas sociedades também faziam uso da pintura de anúncios em paredes ou pedras. Mas, é claro, não havia uma teoria por trás desses anúncios, uma metodologia ou estudos mais aprofundados.
Um texto publicitário nada mais é do que uma comunicação com o objetivo de fazer o anúncio de alguma coisa. Podem ser as ofertas de um e-commerce ou as datas para vacinação em uma cidade.
Podemos encontrar os textos publicitários circulando em diversos suportes de comunicação, como os midiáticos (televisão, internet e rádio) e jornalísticos (jornais, revistas), e espalhados pelas vias urbanas (outdoors, pontos de ônibus, postes de iluminação pública etc.).
Quais são as principais características de um anúncio publicitário?
O anúncio publicitário se caracteriza e se estrutura baseado no conteúdo que deseja expressar, ou seja, a depender da mensagem decidida, elabora-se uma forma textual, com hibridismo de linguagem, capaz de chamar a atenção e convencer os consumidores a adquirirem o produto/serviço.
Para que serve um texto publicitário? O texto publicitário tem um objetivo claro: fazer com que o público-alvo de uma marca conheça determinado produto ou serviço, sinta vontade de adquirir essa oferta e, de fato, realize a compra.
Ela faz parte das nossas vidas. Está nas ruas, nos shoppings, dentro das nossas casas, no jornal, na revista, no celular, na internet. Para onde você olhar, ela está lá. Estamos falando da publicidade, tão presente no nosso dia a dia!
Para isso, o publicitário pode trabalhar em equipe com outros profissionais, como redatores, designers, fotógrafos e produtores de vídeo, para desenvolver peças publicitárias, como anúncios em revistas, jornais, outdoors, peças publicitárias para televisão ou internet, entre outras.
Texto publicitário é um gênero textual que tem como objetivo persuadir o público a consumir um produto ou serviço. Ele é produzido a partir da função conativa ou apelativa da linguagem. Desse modo, utiliza uma linguagem sedutora para despertar no consumidor o desejo de adquirir o que está sendo oferecido.
A estrutura básica do texto publicitário engloba cinco componentes essenciais: imagem, título, texto, assinatura e slogan. Cada um desempenha um papel fundamental na atração da atenção e no despertar do interesse do público-alvo.
Todo texto publicitário tem como objetivo promover algo – seja uma mensagem, um conceito, um produto ou um serviço. A ideia deste tipo de produção é vender. Portanto, outra característica presente em textos publicitários é o caráter promocional.
Seja pela necessidade ou desejo, o texto publicitário é um dos fios condutores entre a sua marca e as pessoas que serão alcançadas por ela. É, também, por meio dele que o seu posicionamento será construído – como sua marca se posiciona não diz respeito algum a ela, mas sim a quem ela tem como alvo.
Qual o tipo de linguagem utilizada no texto publicitário?
A linguagem da publicidade usa ambiguidades, omite, exagera, brinca, usa metáforas e expressões de duplo sentido. Pode também conquistar usando a musicalidade, o ritmo e recursos sonoros, como rimas e assonâncias. O uso dos recursos da língua é essencial para a publicidade atingir seus objetivos.
O anúncio publicitário é um gênero textual que busca convencer o leitor a aderir à mensagem ou à ideia exposta nele. Geralmente tem fins comerciais. Usa a função conativa ou apelativa da linguagem e os verbos no modo imperativo. Sua linguagem costuma ser simples e informal.