No Brasil, a maior reserva dessas substâncias está na região de Seis Lagos, no noroeste do Amazonas. Minas Gerais e Goiás também concentram abundância desses materiais.
Elas estão concentradas no noroeste da Amazônia, na fronteira com a Colômbia, e em Goiás e Minas Gerais. A resistência à corrosão e às altas temperaturas do irídio é tão extrema que o material se tornou quase essencial na fabricação de motores de aeronaves, catalisadores de automóveis ou tubos de águas profundas.
Não existem minas de ródio. Ele é, na verdade, um subproduto de outras atividades da mineração. Na África do Sul, que concentra 80% da produção, é um subproduto da platina. Na Rússia, é um subproduto do níquel.
África do Sul, Rússia e Zimbábue são os principais produtores de minério de ródio, sendo a África do Sul reconhecida como o principal produtor global, responsável por 80% da produção total. A obtenção deste elemento no país é realizada através da mineração de platina, conduzida pela Impala Platinum Holdings.
Ele é extraído por poucos países. Entre eles, Rússia e África do Sul, a maior mineradora do metal. A produção, aliás, está em queda. Essa combinação de demanda em alta e oferta em baixa cria grande incerteza no mercado.
Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%.
Apesar de não existirem minas de explotação de Ródio, ele é obtido como subproduto da explotação de outros metais, como da platina e do níquel. O maior produtor mundial dele é a África do Sul, que concentra 80% de sua produção. Nesse país, ele é obtido de uma mina de platina pela empresa Impala Platinum Holdings.
Como o ródio é um subproduto da produção de platina, ele só é produzido quando as mineradoras veem lucro com a platina – o que pode acontecer por alguns anos até que o excedente diminua.
Minas Gerais e Goiás também concentram abundância desses materiais. Segundo o relatório do serviço geológico norte-americano, o país detém 2% das reservas mundiais de terras-raras.
O ródio é um metal raro, muito semelhante a outros metais como platina ou paládio, tendo baixa reatividade, característica dos metais preciosos. Como o metal é muito raro na natureza e ao mesmo tempo tem uma ampla aplicação, é um dos metais mais caros de todos os tempos.
O Brasil não produz os metais do grupo da platina, mas importa e exporta em variadas formas. Essa surpreendente tendência díspar entre importação e exportação representa o desenvolvimento do país, o qual depende de importação de platina e demanda incentivos na busca pelos minerais do grupo da platina.
O ródio é um metal raro, branco prateado, que pertence à platina metais do grupo (PGMs), que também inclui platina, paládio, irídio, ósmio e rutênio. O ródio é conhecido por suas propriedades excepcionais, como pontos de fusão e ebulição elevados, excelente resistência à corrosão e notável atividade catalítica.
Em cada catalisador é usado cerca de 1,89 g de platina, 0,29 g de paládio e 0,10 g de ródio, mas o valor se torna interessante aos bandidos, especialmente porque esses metais têm uso em diversas aplicações da indústria e por isso são visados.
Atualmente, cerca de 16 toneladas de ródio são extraídas por ano, e estima-se que existam apenas 3 mil toneladas de reserva. Sua produção ocorre principalmente na Rússia e na África do Sul e acontece como um subproduto da refinação de outros minérios, não existindo minas do metal.
Na joalheria e no segmento das semijoias o ródio é conhecido pelo seu brilho intenso. O metal tem uma cor prateada bastante semelhante a da prata, porém com uma intensidade de brilho ainda maior. Por isso, ele é amplamente utilizado para banhar joias e semijoias.
Geralmente, peças usadas com frequência tem a duração do banho por cerca de 24 meses. Agora, com uso não frequente o banho vai durar muito mais tempo, podendo chegar a até 10 anos. A vida útil depende da qualidade do banho e da espessura da camada de ródio: camadas mais grossas possuem maior a durabilidade.
O ródio branco é um metal considerado precioso, ele pertence a família da platina que confere as peças aquele bela tonalidade prateada tão buscada pelas mulheres.