O local paradisíaco é resultado de uma cadeia de montanhas submersas que se formaram por meio das atividades vulcânicas no País, há mais de 10 milhões de anos. No entanto, o vulcão mais antigo do Brasil está localizado na região amazônica, entre os rios Tapajós e Jamanxim, e teria sofrido com a ação do intemperismo.
Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.
A maioria dos vulcões ocorre em áreas montanhosas que acompanham as bordas das placas tectônicas. Muitos deles encontram-se submersos. Quando estão distantes da superfície, muitas vezes, as erupções nem são percebidas.
Em quais regiões do Brasil já houveram no passado atividades vulcânicas?
Alguns estudos geológicos apontam que no fim dessa era ocorreram no país grandes manifestações vulcânicas na região que hoje compreende os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de Uruguai, Paraguai e Argentina, formando a maior bacia basáltica do mundo.
Especialistas, no entanto, negam o risco de atividade vulcânica na região. Segundo a geóloga Marcela Lobato, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), o vulcão "não está adormecido, ele não vai acordar. Ele já existiu há muitos anos.
Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.
Foi possível observar que a região amazônica possui três eventos vulcânicos importantes: um mais antigo, há cerca de 2 bilhões de anos; outro de idade aproximada há 1,88 bilhão, e o mais recente, com idade próxima de 1,78 bilhão de anos.
Poços de Caldas é conhecida nacionalmente por se encontrar na cratera de um vulcão que, para delírio dos mais afoitos, pode entrar em erupção a qualquer momento. Mas isso não passa de lenda. Segundo o engenheiro de minas, Resk Frayha, ex-prefeito de Poços, a cidade se encontra em uma região de origem vulcânica.
Os vulcões surgem quando as chamadas placas tectônicas - que fazem parte da crosta terrestre - se chocam movimentando o material presente sobre elas e deixando aberturas para camadas mais profundas do planeta. Por essas aberturas pode sair o magma presente entre a crosta e a manta - camada média da Terra.
Os países que possuem maior número de vulcões ativos são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (incluindo o Havaí) e Rússia. Esses países estão no Círculo de Fogo do Pacífico, área em que ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo.
Na Terra, os vulcões tendem formar-se junto das margens das placas tectónicas. Existem exce(p)ções quando os vulcões ocorrem em zonas chamadas de hot spots (pontos quentes), que são locais aonde o manto superior atinge altas temperaturas.
Diversos historiadores e pesquisadores afirmam que o pico do Cabugi, o único vulcão extinto no Brasil que conserva sua forma original, foi o ponto no qual os primeiros portugueses que chegaram ao país avistaram em 1500, um fato que por séculos é atribuído ao Monte Pascoal, na Bahia.
Há uma área no mundo conhecida como Círculo de Fogo, pois é onde se tem a maior ocorrência de vulcões do planeta. Essa área é localizada entre a Ásia e a parte oeste da América, no oceano Pacífico. Os países com o maior número de vulcões ativos no mundo são: Chile, Japão e Indonésia.
Quanto tempo o vulcão de Nova Iguaçu está dormindo?
A hipótese foi rapidamente descartada por geólogos, que afirmam não haver mais possibilidade de erupção no local, já sem atividade magmática há milhões de anos. "O vulcão de Nova Iguaçu, ele não está adormecido, ele não vai acordar. Ele já existiu há muitos anos.
O famoso arquipélago Fernando de Noronha,na costa de Pernambuco, é outro exemplo. O local paradisíaco é resultado de uma cadeia de montanhas submersas que se formaram por meio das atividades vulcânicas no País, há mais de 10 milhões de anos.
Embora o Brasil não tenha vulcões ativos no momento, sua história geológica indica que houve atividade vulcânica no passado. Por exemplo, as regiões sul e sudeste do Brasil apresentam formações rochosas vulcânicas antigas, como as da Serra do Mar e da Serra da Mantiqueira.
A formação vulcânica da Ilha da Trin- dade foi concluída após a quarta e última erupção, denominada Vulcão do Paredão (devido às ingrimes e colossais escarpas so- breviventes do vulcão original) que se loca- liza no ápice sudeste da Ilha, visto da trilha, nas imediações do Parcel das Tartarugas.
Qual a cidade que foi construída em cima de um vulcão?
A cidade de Pompeia ficava localizada aos pés do Monte Vesúvio, nas proximidades da atual cidade de Nápoles, em uma região da Itália conhecida como Campânia. Os historiadores apontam que a região de Pompeia começou a ser habitada por volta da Idade do Bronze (entre 3.000 e 1.200 a.C.).
A cidade de Caldas Novas fica em Goiás e é conhecida como o maior balneário hidrotermal do mundo, com águas que variam de 40º a 60º C. Muitos pensam que o aquecimento é por causa de vulcão extinto, mas não há notícia científica de ter existido vulcão nessa região.
O Monte Ibu, na Indonésia, entrou em erupção nesta 2ª feira (27. mai. 2024), segundo a agência de vulcanologia do país, PVMBG. O vulcão, localizado na remota ilha de Halmahera, expeliu “espessas” colunas de cinzas vulcânicas a 6 km de altura.
Está situado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e domina toda a Baía Sul. Cercado de lendas, estima-se que tenha sido um vulcão a 590 milhões de anos atrás. O Cambirela é bastante procurado por praticantes de trilhas que desejam subir ao topo em busca da aventura e da vista única do cume da montanha.