Usos da luz negra Esse tipo de luz é muito usado pela perícia para a análise de cenas de crime, pois alguns fluidos fisiológicos, tais como sêmen, saliva e urina, bem como fragmentos de ossos e dentes, fosforescem na presença da luz negra.
Por exemplo, ela chama bastante a atenção até mesmo pra unhas e dentes, que são mais branquinhos. Por isso, esse tipo de luz fica incrível em decorações de festas e eventos, tanto pra crianças como pra adolescentes e adultos.
Existem diversos usos para a luz negra. Tecidos como ossos e unhas, além de suor e saliva, contêm compostos fosforescentes que emitem uma pequena quantidade de luz visível quando são expostos aos raios UV. É por isso que o uso da luz negra é tão comum em investigações criminais.
As melhores roupas para festa neon simples são as que são feitas com tecidos fluorescentes. Essas cores são semelhantes as dos marca textos. As roupas brancas também são popularmente muito usadas por serem naturalmente fluorescentes, ou seja, naturalmente brilham com o efeito da luz negra, assim como os dentes rsrs.
A luz negra (ou blacklight) é uma iluminação versátil e multifuncional, que pode ser utilizada em armadilhas luminosas para captura de insetos, serigrafias, análises de testes, inspeções criminais e até na decoração de festas e eventos.
Esse tipo de luz é muito usado pela perícia para a análise de cenas de crime, pois alguns fluidos fisiológicos, tais como sêmen, saliva e urina, bem como fragmentos de ossos e dentes, fosforescem na presença da luz negra.
Como se sabe, nossa única proteção na atmosfera contra os raios ultravioleta está sendo destruída dia a dia pelo homem e sua evolução. Por isso, a exposição à radiação ultravioleta sem meios adequados de proteção pode ser danosa à pele e à saúde.
Outra pesquisa feita pelo mesmo grupo de cientistas com pessoas mais jovens mostrou que a exposição à luz ambiente moderada durante uma noite de sono pode prejudicar a regulação cardiovascular e a glicose, além de aumentar os fatores de risco para doenças cardíacas, diabetes e síndrome metabólica.
O que é a luz negra? É uma radiação ultravioleta, ou UV. Ela está no final do espectro de luz e, por isso, não a enxergamos. Ela foi inventada pelo norte-americano Philo Farnsworth, com o propósito inicial de melhorar a visão noturna e também para identificação de documentos e dinheiro falsificados.
Feita exatamente igual a uma lâmpada fluorescente comum, só que sem a camada de fósforo e com vidro escuro, a lâmpada Luz Negra não é prejudicial. Sendo de baixa potência esse tipo de lâmpada não se torna um perigo para a pele ou para os olhos e pode ser vista sem proteção.
“Com a luz negra, esse fenômeno de fosforescência muda de lugar: quando estamos num ambiente escuro, as roupas claras fazem o papel do fósforo e reemitem a luz que recebem, dando a impressão de que estão brilhando”, diz o físico Mikiya Muramatsu, da USP.
- A luz ultravioleta é o comprimento de onda mais curto de todas as cores e, embora não seja visível ao olho humano, é muito visível e atrativo para a maioria dos insetos.
O Reagente Fluorescente UV Suryha é um produto capaz de encontrar vazamentos em sistemas de refrigeração. Conta com fórmula especial que reage na presença de luz negra (UV), sendo ideal para uso em conjunto com a Lanterna UV Led Suryha. É compatível com a maioria dos gases do mercado.
Escorpiões brilham no escuro quando expostos a luz ultravioleta (UV). Não importa que, à luz do dia, os animais sejam amarelos, translúcidos ou pretos. Sob luz negra, eles brilham com uma tonalidade fluorescente.
Qual a melhor lâmpada de luz negra para festa? Recomendo a lâmpada LED luz negra da Taschibra. Ela possui uma potência de 7W, equivalente a uma lâmpada fluorescente de 25W, o que resulta em uma economia de energia de 85%.
A exposição à luz durante a noite, especialmente à luz azul intensa emitida por eletrônicos como celular e televisão, pode interromper esse ritmo e dificultar o adormecer, inclusive por prejudicar a produção de melatonina. Os mesmos efeitos são causados quando a luz permanece ligada no cômodo durante a noite.
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.
09 de Junho de 2003 (Bibliomed). Os raios ultravioletas (UV) – emitidos principalmente pela luz solar, mas também pelas lâmpadas de mercúrio, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas dicróicas, “luz negra”, lasers, telas de vídeos e solda elétrica – são nocivos aos olhos e podem causar danos a curto e longo prazo.
Qualquer tipo de luminosidade, som ou movimento pode interferir na qualidade do sono, mas dormir com uma luz de intensidade baixa de forma indireta, ou seja, sem iluminar totalmente o quarto e nem estar próxima ao rosto, não causa prejuízo fisiológico ao organismo.