A Futura Estação Velha Campinas da Linha 06 Laranja do Metrô deverá ser localizada entre a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, Rua Salvo Veloso e Rua Agostinho Angola. Ela será construída após a futura Estação Morro Grande, que ficará localizada próximo ao CEU Jardim Paulistano.
A primeira parada é a Estação Morro Grande, que está localizada a 2,1km da Estação Brasilândia, atual terminal em construção do ramal. Entre estas duas estações existirão pelo menos três estruturas. A partir da estação Brasilândia está em construção o VSE Domingos Vega (550 m).
"Hoje temos a previsão de entregar a obra parcialmente, no segundo semestre de 2026, com o trecho de Brasilândia a Perdizes. E a operação completa entre setembro e outubro de 2027", diz André de Angelo, diretor para o Brasil da Acciona.
A Linha 6-Laranja deverá ligar Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, à Estação São Joaquim (da Linha 1-Azul), no centro da capital paulista. Seu trajeto terá 15,3 km de extensão e transportará 633 mil passageiros por dia.
O empreendimento avançou com o encontro dos túneis da futura Estação Brasilândia e do Pátio Morro Grande, trecho que liga a linha de transporte à principal base de operação e controle do ramal metroviário. “Mais uma etapa importante que vai garantir a chegada até o final de 2026 na estação Perdizes.
VÍDEO INÉDITO DO TRAÇADO DAS ESTAÇÕES MORRO GRANDE E VELHA CAMPINAS LINHA -6 LARANJA.
Vai ter Metrô em Campinas?
O trem que vai ligar a capital a Campinas será o mais rápido do Brasil, com velocidade de até 140 km/h. A viagem terá duração de 64 minutos, com 15 trens no serviço expresso e tarifa no valor médio de R$ 50. Já o TIM irá operar com sete trens em um percurso de 44 km, com previsão de deslocamento de 33 minutos.
Entre esses projetos, o Terminal de Ônibus de Vila Mariana se destaca. A Estação Sé foi inaugurada em 1978 e fornece a ligação entre as linhas 1–Azul e 3–Vermelha do Metrô. Esta é a maior estação de toda a rede, sendo capaz de servir cem mil passageiros por hora.
No final de agosto de 2023, o tatuzão norte da Linha 6-Laranja de metrô chegava na futura estação João Paulo I, e seis meses depois a tuneladora chegou na futura estação Itaberaba-Vila Penteado. De acordo com publicação da Linha Uni nas redes sociais, a futura estação já está com 44,88% das obras concluídas.
A futura estação Perdizes estará na confluência entre a Av. Sumaré e as ruas Apinajés e Apiacás. A estação garantirá ainda mais mobilidade à região e facilitará o acesso ao Parque da Água Branca, Estádio Allianz Parque e também aos Shoppings Bourbon e West Plaza.
O primeiro metrô do Brasil completa 50 anos neste sábado (14). No dia 14 de setembro de 1974, o trem do Metrô de São Paulo fez sua primeira viagem em um trecho de 7 km da então Linha Norte-Sul, atual Linha 1-Azul, percorrendo sete estações entre Jabaquara e Vila Mariana.
Com o maior metrô do mundo em seus mais de 831 km de extensão, Xangai garantiu uma aprovação de 91%, dos usuários que responderam a pesquisa. A rede da cidade perde apenas para Nova York em número de estações.
Com um sistema moderno e eficaz, a Linha 1-Azul desempenha um papel fundamental na mobilidade urbana de São Paulo, contribuindo para a integração e o desenvolvimento da cidade.
No mundo, a estação de metrô mais profunda é a Arsenalna que está localizada em Kiev, na Ucrânia, a 105,5m de profundidade. Considerada uma das maiores obras de infraestrutura e mobilidade da América Latina, a Linha 6-Laranja é construída pelo grupo espanhol Acciona e será operada pela Linha Uni por 19 anos.
Hoje denominada como Estação Cultura “Prefeito Antônio da Costa Santos”, é palco de espetáculos de música, dança, teatro, feiras literárias, gastronômicas, entre outros eventos. A variada programação integra o calendário cultural da cidade ao longo de todo o ano, com maior intensidade nos finais de semana."
A forma mais barata de ir de Campinas para São Paulo é de ônibus que custa $5 - $13 e dura 1h 30m. Qual a maneira mais rápida de ir de Campinas para São Paulo? A forma mais rápida de ir de Campinas para São Paulo é de táxi que custa $60 - $80 e dura 1h 14m.
Em setembro de 2016, o consórcio responsável pela construção da linha anunciou a suspensão das obras por tempo indeterminado, devido à falta de verbas por problemas de financiamento a longo prazo, o que poderá causar novos atrasos na previsão de entrega.
“Atualmente, o tatuzão está em Anália Franco, nos preparativos para retomar a escavação em direção à Estação Santa Clara, parando antes no Poço Cestari.