Os parceiros estão localizados em estados como Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte.
Até 2026, a Shein espera que 85% das vendas no Brasil sejam compostas por produtos produzidos localmente. O plano inclui investimento de R$ 750 milhões no país.
Em 2008, o empresário Chris Xu desistiu de um empreendimento de vestidos de noiva e adquiriu o domínio sheinside.com (ou “ela por dentro”, em tradução livre).
Shein vai fabricar roupas no Brasil a partir de julho | BandNews TV
Qual a diferença entre Shein e Shein Brasil?
O que é Shein Brasil? A Shein é uma plataforma de e-commerce que vende produtos internacionais no Brasil. Diferente do AliExpress e da Wish, ela possui confecção própria, com linhas de roupa e produtos como a Shein Curve e Shein Vestido.
A Shein não vale US$ 90 bilhões porque ela vende roupas on-line. Vale pelo fato de ter reinventado uma indústria, encontrando uma nova forma de produzir no mercado de varejo de vestuário.
A marca chinesa foi fundada em 2008 pelo empreendedor Chris Xu, mas foi só nos últimos anos que passou a ser reconhecida por vender roupas bonitas, com preços baixos e na moda.
O Brasil já representa um dos cinco maiores mercados da Shein no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, Arábia Saudita, França e Inglaterra. "A Shein faz negócios com 165 países e o Brasil é um dos três onde a empresa mais cresce", informou Marcelo Claure à reportagem.
Por que a Shein escolheu o sertão do RN para produzir roupas no Brasil?
Para rebater as acusações de evasão fiscal e de contrabando digital, e de quebra amenizar a pressão de concorrentes por uma regulamentação do governo federal, a companhia resolveu investir no "made in Brazil", com a promessa de gerar milhares de empregos.
A Shein assinou os primeiros contratos de locação com a GLP, no Brasil, em 2022. Com o novo contrato, de aproximadamente 135 mil m², no mesmo condomínio classe AAA – o GLP Guarulhos II – a SHEIN ocupará o maior galpão já construído pela empresa no País.
As 336 fábricas parceiras estão localizadas em 12 Estados: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte.
Ao contrário da produção em massa tradicional na indústria da moda, a Shein utiliza um modelo de fabricação sob demanda, o que significa que eles produzem roupas somente quando um pedido é feito, reduzindo assim os custos relacionados ao excesso de estoque.
Como a Shein não tem armazém físico, elas podem comprar as roupas mais baratas. Para compensar, Shein fornece informações precisas sobre suas roupas (materiais, acabamentos, guia de tamanhos…) e em muitos países oferece devoluções gratuitas. Assim, você pode comprar confortavelmente em sua casa sem preocupações.
Na investigação, a rede de televisão descobriu que, frequentemente, os colaboradores trabalham até 18h por dia e costuram, em média, 500 peças de roupa diariamente. Não vi denúncia de trabalho infantil, então o "(principalmente infantil)" na pergunta provavelmente é mentira.
CEO da Shein desponta na interlocução entre o varejo e o governo. Bastaram nove meses no setor para Marcelo Claure, vice-presidente global e CEO da chinesa Shein no Brasil, se tornar um dos mais influentes interlocutores entre o varejo e o governo.
O primeiro teste com a produção nacional começou em setembro de 2022. Na época, a operação era composta por apenas 13 parceiros fornecedores e três pessoas da própria Shein direcionadas para a divisão de produção local. Atualmente são cinco categorias de produtos, 336 fábricas e mais de 80 funcionários internos.
Como acima de US$ 50 há imposto de importação, o consumidor paga US$ 30,60 a mais de imposto de importação (60% da compra), totalizando US$ 81,60. O ICMS só é cobrado depois do imposto de importação e a conta é feita "por dentro", ou seja, o imposto entra no cálculo do próprio ICMS que será cobrado.
O Suno Notícias explica! Segundo um relatório do Itaú BBA, apenas a Shein já domina 27% do e-commerce de roupas e calçados no Brasil e 5% de todo o varejo de vestuário no País. Em 2022, a empresa vendeu quase R$ 8 bilhões no Brasil e quadruplicou de tamanho.
Comprar na Shein já é um hábito comum para diversos brasileiros. A loja virtual comercializa itens de moda — como roupas, calçados e acessórios — e tem como diferencial os baixos preços em comparação ao restante do mercado de vestuário.
Shein (estilizada como SHEIN, pronúncia: /ʃiː. ɪn/) é uma varejista chinesa de fast fashion online. Foi fundada em 2008 por Chris Xu em Nanquim, na China. A empresa é conhecida por seu vestuário com preços acessíveis.
"Temos visto grande sucesso no Brasil desde nosso lançamento em 2020 e, com a crescente demanda dos consumidores, vimos a oportunidade de localizar mais a nossa cadeia de fornecimento para beneficiar os consumidores, as pequenas empresas e a economia em geral", afirma Marcelo Claure, Chairman da Shein para a América ...