“Ó Paí Ó!” é uma aglutinação fonológica muito utilizada na Bahia, principalmente em bairros de Salvador, com o intuito de abreviar uma expressão próxima ou similar a “Olha pra isso, olha!”.
Comumente, o termo assume um cunho religioso, proveniente da igreja cristã e da judaica, sendo um dos epítetos de Deus. Também é a primeira pessoa da Santíssima Trindade e é usado para se referir a padres, a partir da origem da palavra. 'Pai' também é uma forma de chamar o cacique de uma tribo indígena.
“Ó Paí Ó!” é uma aglutinação fonológica muito utilizada na Bahia, principalmente em bairros de Salvador, com o intuito de abreviar uma expressão próxima ou similar a “Olha pra isso, olha!”.
O PAI TA ON - A NOVA GÍRIA DA INTERNET, O QUE SIGNIFICA E COMO SURGIU
O que é a sigla pai?
A cateterização arterial constitui o modo mais preciso de monitorização da pressão arterial, conhecida como pressão arterial invasiva (PAI), que consiste na introdução de um catéter em uma artéria por punção percutânea direta ou através de dissecção.
Iá / Babá: significado das palavras iá do iorubá significa mãe, babá significa pai. Ialorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.
“Há muitos outros apelidos carinhosos que os casais podem escolher, então a dica é optar por qualquer outro e evitar os apelidos de 'pai' ou 'mãe', pois isso pode implicar na perda do espaço erótico dentro do casamento”.
Nós somos filhos no Filho, Jesus. Isso é algo muito profundo porque, enquanto as outras religiões podem chamar a Deus de Pai por metáfora; nós podemos chamar a Deus de Pai pela graça. Jesus chama a Deus de Pai por natureza, nós chamamos a Deus de Pai porque recebemos a graça de sermos filhos.
Mano é usado tradicionalmente para se relacionar á aqueles que são irmãos consanguíneos, porém em São Paulo usa-se para chamar qualquer pessoa desde o irmão até o estranho.
O papel do pai teve origem no próprio Deus, nosso Pai Celestial, e é um papel e chamado divinos. Tornar-se pai, padrasto, avô ou pai adotivo é uma oportunidade de se tornar semelhante a Deus, de amar e cuidar dos filhos como Deus nos ama e Se importa conosco.
Aba ou Ábba (אבא) é um vocábulo que significa pai em várias das línguas semíticas. Pode também ser transcrito como "Ab" ou "Aba". É utilizado corriqueiramente na língua aramaica para referir-se carinhosamente ao genitor, mas adquiriu um significado sagrado para algumas religiões.
Por isso, para a Umbanda, uma religião genuinamente brasileira, Jesus é o equivalente a Oxalá, o criador. A figura de Jesus, em termos históricos, por mais que sua santidade seja dependente de cada fé que cada um tiver, possui uma relevância histórica muito grande.
Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.
Na favela do Iraque, na Brasilândia (zona norte), "pai" é o novo "mano". E se você quiser dar uma volta com um amigo deve chamá-lo para "dar um peão". Bruno Ribeiro, de 19 anos, morador do bairro, explica as novas expressões. Segundo ele, a expressão "pai" já é usada no lugar de "mano" há uns dois anos.
A expressão significa, segundo o Dicionário Informal, “outra pessoa, não eu”, mas baianos afirmam nas redes sociais que ela é usada para se defender de frases de duplo sentido. Quando alguém termina uma frase e ela soa parecida com uma rima que possa "atacar" a masculinidade de alguém, o baiano diz: "Lá ele!".
Através da monitoração da pressão arterial invasiva (PAI), obtemos a pressão arterial média (PAM), é um dos parâmetros mais importantes para a avaliação do estado hemodinâmico do paciente crítico. A PAM normal é de 70 a 105 mmHg. Já nos casos menos graves, pode ser monitorizada de forma intermitente e não invasiva.
O Nome do pai é a condição que torna possível aos outros significantes representarem o sujeito. Um passo decisivo na construção do conceito de Nome do pai será dado no Seminário 4 (LACAN, 1956-57/1995. A relação de objeto (1956-1957). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
Na psicologia fala que o pai representa as leis, regras sociais, limites, ou seja, apresenta para o filho o real da vida, em que a cada fase do seu desenvolvimento ele terá que lidar para construir o seu processo de autonomia e maturidade.