Como surgiu o poliestireno?
Antes da origem do EPS Isopor®: A descoberta do poliestirenoO estireno, descoberto por Eduard Simon, em 1839 é uma resina proveniente da árvore-do-âmbar. Com o passar do tempo, Eduard percebeu que a resina engrossava e presumiu que isso acontecia devido a um processo de oxidação.
Quem fabrica EPS?
O Isopor® é a marca registrada da Knauf; o produto em si recebe o nome de EPS (Expanded Polistyrene), ou poliestireno expandido, e vem da família dos plásticos. O EPS Isopor® é 98% composto de ar, e tem como base o petróleo, que corresponde a apenas 2% do produto final.O que é a EPS?
A sigla EPS vem do nome em inglês, Expanded Polystyrene, que em português é traduzido como poliestireno expandido. O material surgiu originalmente em 1949, na Alemanha, e chegou ao Brasil apenas em 1960. A partir de 1988, o material se tornou conhecido no Brasil como Isopor®, o nome do EPS da Knauf.Como é fabricado o EPS?
Como funciona o processo de fabricação do EPS Isopor®? O EPS é fabricado a partir e pequenos grânulos à base de petróleo, compondo a família dos plásticos recicláveis. No entanto, 98% do material é composto de ar e apenas 2% de poliestireno.COMO É FEITO O EPS ISOPOR #Boravê 🔵Manual do Mundo
Qual é a matéria-prima do EPS?
A base do EPS Isopor® é o petróleo, que forma 2% do produto final, os outros 98% são composto de ar, portanto, a quantidade de matéria-prima é mínima e permite que o material seja 100% reciclado.Qual é a origem do isopor?
Em termos químicos, esse material tem origem do petróleo e é resultado de uma reação química que provoca a junção de diversas moléculas do monômero (unidades básicas dos polímeros) de estireno, processo que recebe o nome de polimerização do monômero de estireno.Onde é usado o EPS?
O poliestireno expandido (EPS) conquistou o seu espaço na construção civil, marcando presença em obras de geotecnia, preenchimento de lajes, no interior de painéis monolíticos, nas juntas de dilatação e como elemento de decoração e acabamento.Para que é usado EPS?
Placa de EPS Isopor® para evitar mofo e umidadeO poliestireno expandido, além de não absorver água, também apresenta a propriedade de isolamento térmico. Justamente por isso é tão aceito e utilizado na construção civil.
Quais as vantagens do EPS?
Entenda as principais vantagens do EPS para o seu negócioAlém disso, o EPS é um material resistente a impactos e compressão, o que garante a integridade dos produtos durante o transporte. O EPS é capaz de absorver choques e impactos, minimizando o risco de danos aos produtos e garantindo sua qualidade.
Qual a vida útil do EPS?
8 – EPS tem longa vida útil? A durabilidade do material é indeterminada, mas poderá ser a mesma da edificação. A razão está na sua composição: poliestireno expandido e ar fazem do EPS um material inerte e atóxico. Nele não se desenvolvem microrganismos ou pequenos insetos, como ocorre com a madeira, por exemplo.Quais as desvantagens do EPS?
Em relação às desvantagens TESSARI (2006) elaborou um gráfico que aponta as principais desvantagens do EPS, respectivamente: Baixa aderência, preço acessível quando comparado com outros materiais que ele substitui, baixa resistência (quebra de blocos), fixação junto à estrutura, falta de interação entre fabricante e ...Qual a diferença de isopor e EPS?
EPS é a sigla internacional do Poliestireno Expandido. No Brasil, é mais conhecido pela marca "Isopor". É um produto sintético proveniente do petróleo e deriva da natureza, tal como o aço. Só 0,1% do consumo total de petróleo é utilizado para a fabricação de EPS.Quem produz poliestireno no Brasil?
O EPS mais conhecido no Brasil é o da marca comercial da Basf-Isopor®. As principais aplicações do EPS são na proteção de embalagens e no isolamento térmico.Qual a matéria-prima do poliestireno?
Matérias-primas e fabricaçãoO monômero para a produção do poliestireno é o estireno, que quimicamente é um hidrocarboneto aromático insaturado de fórmula C6H5C2H3. É também chamado de fenilacetileno ou vinilbenzeno. O estireno é um líquido, com ponto de ebulição 145°C e ponto de solidificação -30,6°C.