Os movimentos sociais surgem nas primeiras civilizações, principalmente nas pólis gregas, em que o debate público era feito para decidir os próximos passos da população residente no local. O surgimento da esfera política, portanto, passa por uma necessidade de organizar a sociedade em que se vive para o bem público.
Talvez o mais antigo movimento de massas que nós podemos destacar como um princípio de movimento social tenha sido a Queda da Bastilha, que marcou a Revolução Francesa em 1789 e foi responsável pela queda da monarquia absolutista francesa.
Em termos mundiais, alguns sociólogos e historiadores consideram que a união do Terceiro Estado Francês durante a Revolução de 1789, tenha sido o mais antigo movimento social da história.
Podemos dividir em movimentos sociais tradicionais, aqueles formados no século XIX, e novos movimentos sociais, aqueles que surgem ao longo do século XX: MOVIMENTOS SOCIAIS TRADICIONAIS: – surgem no contexto da Revolução Industrial.
Alain Touraine (Hermanville-sur-Mer, 3 de agosto de 1925 – Paris, 9 de junho de 2023) foi um sociólogo francês conhecido por sua obra dedicada à sociologia do trabalho e dos movimentos sociais. Tornou-se conhecido por ter sido o pai da expressão "sociedade pós-industrial".
Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais.
Podemos citar como alguns exemplos de movimentos o da causa operária, o movimento negro (contra racismo e segregação racial), o movimento estudantil, o movimento de trabalhadores do campo, movimento feminista, movimentos ambientalistas, da luta contra a homofobia, separatistas, movimentos marxistas, socialista, ...
Movimentos sociais surgem em resposta a insatisfações ou demandas de grupos específicos dentro da sociedade e podem ser organizados de maneira formal ou espontânea, com estruturas hierárquicas ou descentralizadas.
Segundo Carvalho, “os movimentos sociais são importantes para a articulação de demandas e de reivindicações por mudanças a partir das experiências daqueles que os compõem”. Ainda segundo a docente, “contribuem à construção social mais sensível à realidade das pessoas, que se inserem e se realizam” nesses coletivos.
A revolução de 1930 é considerada por muitos historiadores o movimento mais importante da história do brasil. Neste período a sociedade brasileira viveu importantes mudanças, acelerou-se o processo de urbanização e a burguesia começou a participar mais efetivamente da vida política nacional.
Como os movimentos sociais funcionam? Os movimentos sociais consistem em ações coletivas, ou seja, são organizados por um conjunto de pessoas que busca unir vários indivíduos para ter mais volume para a sua voz. Afinal, a força plural consegue fazer uma reivindicação mais ampla.
Já os novos movimentos sociais incluem movimentos ambientalistas, movimentos LGBTQ+, movimentos indígenas, movimentos antirracistas, entre outros. Esses movimentos surgiram a partir das transformações sociais, políticas e econômicas das últimas décadas.
Os movimentos sociais são grupos de indivíduos que defendem, demandam e/ou lutam por uma causa social e política. É uma forma da população se organizar, expressar os seus desejos e exigir os seus direitos.
Os movimentos sociais podem ser organizados a ponto de possuírem sedes e representações em várias cidades ou mesmo mais espontâneos, surgindo de passeatas e manifestações sociais, que, em um primeiro momento, constituem uma forma simbólica de comunicação da população com o Estado.
Como podemos definir o conceito de movimento social?
Resposta: Os movimentos sociais são formados por grupos de indivíduos que defendem, demandam e/ou lutam por uma causa social e política. É uma forma da população se organizar, expressar os seus desejos e exigir os seus direitos.
O que aconteceu com os movimentos sociais a partir de 1990?
A partir de 1990 ocorreu o surgimento de outras formas de organização popular, mais institucionalizadas – como os Fóruns Nacionais de Luta pela Moradia, pela Reforma Urbana, o Fórum Nacional de Participação Popular etc.
Quais os três movimentos que marcaram a história do Brasil?
Diretas Já, Caras Pintadas e as Jornadas de Junho foram movimentos conjunturais, pois existiram em um curto espaço de tempo. Os três movimentos protestaram contra ações governamentais de cada período.
Qual a diferença entre os movimentos sociais tradicionais e os novos?
Nos movimentos sociais tradicionais os protagonistas principais eram os trabalhadores pobres e assalariados. Os novos movimentos sociais incorporam tanto segmentos da classe média quanto pessoas à margem do mercado de trabalho e da sociedade.