Onde está escrito na Bíblia que não pode cortar o cabelo?
26 Não comereis coisa alguma com o sangue; não agourareis nem adivinhareis. 27 Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificarás a ponta da tua barba. 28 Pelos mortos não fareis incisões na vossa carne, nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.
1Coríntios 11:14-15 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) Pois a própria natureza ensina que o cabelo comprido é uma desonra para o homem, mas para a mulher o cabelo comprido é motivo de orgulho. O cabelo foi dado a ela para lhe servir de véu.
Nos deuses e heróis da Antiguidade, o cabelo também era símbolo de força e de poder, e por isso era longo e espesso, como o cabelo de Shiva. Quando cortado, era sinal de castração da força e da virilidade e, assim, Sansão ficou indefeso depois da traição de Dalila.
O cabelo tem significados simbólicos em várias religiões ao redor do mundo. Em algumas tradições cristãs, o cabelo é considerado um adorno natural dado por Deus e deve ser cuidado e preservado como tal. Especialmente entre os grupos mais conservadores, o cabelo é associado à modéstia e pureza e não deve ser cortado.
Entre as evangélicas, o costume é deixar os cabelos compridos, uma determinação entre as igrejas mais tradicionais que se baseiam no livro de I Coríntios 11:15, que diz o seguinte: “Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu”.
Cabe às mulheres muçulmanas ocultar os cabelos por meio do uso do hijab (véu); já as mulheres evangélicas que frequentam a CCB não devem cortar os cabelos e devem mantê-los cobertos por um véu durante a realização dos cultos e nos momentos de oração.
Em nenhum lugar da Bíblia. você vai ver escrito que pintar a unha é pecado. Porém a Bíblia dá uma recomendação pra mulher, lá em primeira Timóteo, no capítulo dois, verso nove, a Bíblia fala que a mulher, ela tem que se comportar com modéstia e com descrição.
Em primeiro lugar, devemos saber que não existe nenhum texto bíblico que proíba expressamente o uso de maquiagem, esmalte ou que a mulher faça um penteado em seu cabelo.
Afinal, o que a Bíblia diz sobre tatuagens? Um dos versículos muito usado é Levítico 19:28, onde diz: “Quando chorarem a morte de alguém, não se cortem, nem façam marcas no corpo. Eu Sou o Senhor”. Em uma rápida lida, se interpreta facilmente a palavra “corte”.
A Bíblia diz que homens de cabelos compridos são uma vergonha. (Coríntios 11:14) Por que Jesus é sempre retratado com cabelos compridos? Isso não é uma contradição nos ensinamentos e nas expectativas sociais de um homem durante o tempo de Jesus?
Na Bíblia, o cabelo é um símbolo poderoso, que representa: Força, poder e separação de Deus - O cabelo de Sansão é um exemplo de força física. Modéstia e submissão ao desígnio de Deus - Orientações bíblicas para o cabelo de homens e mulheres.
Apesar de ser um retrato já conhecido pela maior parte dos cerca de 2 bilhões de cristãos no mundo, essa é uma construção que pouco deve ter tido a ver com a realidade. O Jesus histórico, apontam especialistas, muito provavelmente era moreno, baixinho e mantinha os cabelos aparados, como os outros judeus de sua época.
Portanto, se a mulher não usa véu, é como se tivesse a sua cabeça rapada. Mas desde que é uma vergonha para a mulher cortar todo o seu cabelo, ou rapar sua cabeça, ela deve usar o véu. O homem não deve cobrir a cabeça, porque ele é a imagem de Deus e a glória de Deus.
Cabelos ruivos e avermelhados, só por sua cor, já transmitem arrojo, determinação e força. Vermelhos quentes comunicam um temperamento mais expansivo. Já os vermelhos frios tendem a ser mais sofisticados. Madeixas pretas, castanho escuro e médio transmitem sofisticação, segurança e credibilidade.
O cabelo crespo, expressa não apenas a beleza da criança negra, mas, sobretudo a verdade de que nosso Deus é “criativo”. E que sem diversidade não existe beleza. Todo olhar depreciativo, racista para com o “cabelo crespo”, é uma afronta direta ao Deus que nos criou segundo a sua “imagem e semelhança”.
Para os mais variados profissionais da área, mudar a cor de cabelo pode ser uma forma de auto expressão, aumento de autoestima e criatividade, dando aos clientes mais aventureiros a possibilidade de experimentarem looks diferentes e irreverentes.